05/05/2017 – Semana dedicada a UE

O Colégio Miguel de Cervantes celebra a semana da União Europeia
De 8 a 12 de maio, palestras e atividades celebram a democracia e a cooperação entre as nações

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 5 de maio de 2017.

Os alunos do Colégio Miguel de Cervantes trabalharão a história e as culturas comuns da Europa, estudando tanto suas instituições como as conexões entre o passado e o presente da UE, assim como os princípios que regem sua constituição.

Em 9 de maio, “Día de Europa”, se celebra a paz e a unidade do continente.

O que é a UE?
*A origem da UE se encontra no período posterior a Segunda Guerra Mundial. Seus primeiros passos consistiram em impulsionar a cooperação econômica com a ideia de que, à medida que aumentasse a interdependência econômica entre os países, diminuiriam as possibilidades de conflito.

O que começou como uma união meramente econômica evoluiu até converter-se em uma organização ativa em todos as frentes políticas, desde do clima até o meio ambiente e desde a saúde até as relações exteriores e a segurança, passando pela justiça e imigração. A mudança do nome de Comunidad Económica Europea (CEE) para Unión Europea (UE), em 1993, foi o reflexo dessa transformação.

A UE se fundamenta no Estado de Direito: todas as suas atividades se baseiam nos tratados, acordados voluntaria e democraticamente pelos 28 países membros.
Ademais, a UE é regida pelo princípio de democracia representativa: os cidadãos estão diretamente representados no Parlamento Europeu, enquanto os Estados membros possuem sua representação no Conselho Europeu e no Conselho da UE.

*Texto extraído de Información básica sobre la Unión Europea de la página oficial 
http://europa.eu/european-union/about-eu/eu-in-brief_es
http://europa.eu/european-union/
05/05/2017 12:24