Palestra com Tiago Tamborini
Em 6 de maio, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu o psicólogo na reunião de pais do Ensino Fundamental II

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 8 de maio de 2017.

A diretora-gerente do Colégio Miguel de Cervantes, Lourdes Ballesteros, deu as boas-vindas a todos os presentes e apresentou a mesa composta pela diretora pedagógica, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, pelo coordenador do departamento de atividades extraescolares, Antonio Abello Rovai, e pelo psicólogo Tiago Tamborini, que ministrou a palestra “O Jovem do Século XXI: decifrando uma nova geração”.

A diretora Amélia também agradeceu a presença de todos e destacou a importância para o Colégio de proporcionar aos pais uma formação continuada para o estreitamento da parceria escola-família. Para ela, essa parceria é fortalecida por meio de um processo de construção que se baseia na convivência e no diálogo.

O psicólogo iniciou a palestra falando sobre a responsabilidade que família e a escola têm nas características e personalidade dos adolescentes. Durante a palestra, Thiago levantou questões práticas sobre os exemplos paternos, elucidando que tipo de imagem sobre a vida adulta estimula diretamente o desejo do adolescente de não crescer. Ele abordou diversos temas do cotidiano que preocupam os pais, como consumo, uso da tecnologia, interação e relacionamento, sexualidade precoce e maturidade tardia.

Para o psicólogo, uma das questões que mais geram a apatia nos jovens é a falta do estímulo para a conquista de objetivos, relacionada ao excesso de facilidades que as famílias deixam à disposição dos filhos. “Devemos ter cuidado, pois estamos estabelecendo uma relação com os jovens em que damos tanto e ele ganha tanto que a conquista para de fazer sentido”. Para o psicólogo, é importante que o adolescente sinta falta de algumas coisas para que, por meio do desejo, busque um movimento que o leve à realização. “Se eu não permito que meu filho sinta falta de alguma coisa, não permito que ele realize algo. Ou seja, na tentativa de fazê-lo feliz eu estou entristecendo a vida dele”, explica Thiago. 

Ao final da palestra, os pais puderam esclarecer dúvidas e, em seguida, seguiram para a reunião com os tutores de seus filhos.

Tiago Tamborini é psicólogo e orientador de carreira, pós-graduado em Psicologia Educacional e em Atendimento de Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo USP. Além disso, atua como professor universitário nas áreas de Psicologia e Pedagogia, sócio-fundador da www.up2ucarreira.com.br, coordenador da cadeira de Projeto de Vida do Colégio Guilherme Dumont Villares e orientador de carreira há 13 anos, formado pelo método OPEE.