Colégio Miguel de Cervantes
Facebook
Matrículas Cursos Oferecidos Manual Seminário de dificuldades Assista a uma aula Links Sugeridos
:: Principal > Cursos de Espanhol > Manual
Manual de Informações Gerais
Manual de Informações Gerais
Cursos de Espanhol como Língua Estrangeira:
Semi-intensivos, Intensivos e Especiais
1º Semestre – 2º Bimestre
2012

POR QUE ESTUDAR ESPANHOL?

Porque atualmente é a língua materna de mais de 420 milhões de pessoas.

Porque cada vez mais pessoas utilizam o espanhol como meio de comunicação nos negócios, nos estudos, no turismo, nas ciências, na literatura e na tecnologia.

Porque é a língua oficial de 21 países no mundo, e um grande número de cidadãos de outros países também a conservam como língua materna. É o caso, por exemplo, dos EUA, onde 19 milhões de pessoas falam espanhol.

Porque também é a língua oficial de trabalho nas organizações internacionais mais importantes como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a CEE (Comunidade Econômica Européia).

Porque em 7 países com os quais o Brasil faz fronteira se fala espanhol.

Porque sabendo português e espanhol, podemos nos comunicar com 10% da população mundial.

Não são motivos suficientes para você começar a estudar espanhol?

   NOSSAS VANTAGENS EXCLUSIVAS  

1. Ao terminar os 8 estágios (total de 408 horas), você será capaz de comunicar-se oralmente com fluência e espontaneidade, conforme cada situação, e expressar-se por escrito com domínio geral das estruturas e recursos estilísticos, utilizando a linguagem com flexibilidade e eficácia para fins sociais e profissionais.

2. As aulas estão baseadas no método “enfoque por tareas” (o que há de mais moderno no ensino de línguas estrangeiras), que procura fornecer a você os conhecimentos necessários para desenvolver-se em situações cotidianas reais.

3.
Todas as salas de aula dispõem de lousas digitais interativas ligadas on-line à internet e projeção multimídia, proporcionando o ambiente mais moderno e eficaz para a aprendizagem.

4.
Você aprenderá o espanhol da Espanha e do Mundo, com aulas ministradas por professores de várias nacionalidades, evitando que conheça apenas uma variante do espanhol.

5.
O Cervantes é especializado só em espanhol, é o único colégio espanhol de São Paulo.

6.
Também oferecemos cursos específicos, garantindo seu aperfeiçoamento conforme sua profissão ou interesse.

7.
Oferecemos apoio e reforço via Internet e toda a infra-estrutura do Colégio Miguel de Cervantes: biblioteca, sala de informática, etc.

8. O
ferecemos horários compatíveis com seu trabalho ou estudo. As aulas são oferecidas de segunda a quinta-feira no período noturno ou aos sábados, no período matutino.

9.
E também disponibilizamos nosso estacionamento, grátis e protegido, com um grande número de vagas.

    ESTRUTURA DO CURSO   

O Curso de Língua Espanhola está estruturado da seguinte maneira:

NÍVEL BÁSICO
Básico 1 - 51 horas
Básico 2 - 51 horas

NÍVEL INTERMEDIÁRIO
Intermediário 1- 51 horas
Intermediário 2 - 51 horas

NÍVEL AVANÇADO
Avançado 1 - 51 horas
Avançado 2 - 51 horas

NÍVEL SUPERIOR
Superior 1 – 51 horas
Superior 2 – 51 horas.

Cada estágio de 51 horas corresponde a um período semestral (Curso semi-intensivo - 3 horas/semana) ou a um período bimestral (Curso intensivo - 6 horas/semana). Todos os cursos de aperfeiçoamento e especiais são semi-intensivos, ou seja, semestrais.

Os alunos novos, que já tenham conhecimento de espanhol, poderão fazer uma prova de ingresso.

    CONHECIMENTO DO ESPANHOL POR NÍVEIS   

MODELO DE REFERÊNCIA

O modelo de referência para descrever o conhecimento que os alunos terão ao concluir cada nível de nosso curso segue o “Marco común europeo de referencia para as lenguas”, editado pelo Conselho de Europa (http://www.cvc.cervantes.es/obref/marco/indice.htm). Este marco é o resultado de mais de dez anos de pesquisa por parte de especialistas em lingüística aplicada e da pedagogia, procedentes dos 41 Estados membros do Conselho de Europa.

O método adotado no curso está planejado para que o aluno atinja os níveis de referência do Marco, com o seguinte paralelismo:

Nível do curso Nível do Marco
Básico – inclui dois estágios: Básico 1 e 2 A2 – Usuário básico
Intermediário – inclui dois estágios: Intermédio 1 e 2 B1 – Primeiro estágio do usuário independente
Avançado – inclui dois estágios: Avançado 1 e 2 B2 – Segundo e último estágio do usuário independente
Superior – inclui dois estágios: Superior 1 e 2 C1 – Domínio operativo eficaz


É bom salientar que o Marco apresenta seis níveis de referência, sendo o último o C2, ou Mestre.

NÍVEL BÁSICO
Após concluir os dois estágios do nível Básico o aluno é capaz de comunicar-se em situações simples e habituais que requerem um intercâmbio direto de informações sobre atividades e temas quotidianos. Sabe utilizar uma série de expressões e frases para descrever de forma simples sua família e outras pessoas, suas condições de vida, sua origem educativa e seu trabalho atual ou o último que teve. É capaz de escrever notas e mensagens breves e simples sobre essas necessidades. Pode escrever cartas pessoais simples, como agradecendo algo a alguém. Compreende frases e o vocabulário mais habitual sobre temas de interesse pessoal (informação pessoal e familiar básica, compras, lugar de residência, emprego). É capaz de ler textos muito breves e simples. Sabe encontrar informação específica em escritos simples e quotidianos como anúncios publicitários, folhetos, cardápios e horários e compreende cartas breves e simples.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO
Após concluir os dois estágios de nível Intermediário o aluno é capaz de comunicar-se adequadamente em quase todas as situações que podem ocorrer quando viaja onde se fala o espanhol. Pode participar espontaneamente numa conversação que trate de temas quotidianos de interesse pessoal o que sejam relevantes para a vida diária (por exemplo, família, hobbies, trabalho, viagens e acontecimentos atuais). Sabe encadear frases de maneira simples com a finalidade de descrever experiências e acontecimentos, seus sonhos, esperanças e desejos. Pode explicar e justificar brevemente suas opiniões e projetos. Sabe narrar uma história ou relato, o enredo de um livro ou filme e pode descrever suas reações. Compreende as idéias principais quando o discurso é claro e normal e se abordam temas quotidianos que acontecem no lugar de trabalho, na escola, durante o lazer, etc. Compreende a idéia principal de muitos programas de rádio ou televisão que tratam de temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando a articulação é relativamente lenta e clara.

NÍVEL AVANÇADO
Após concluir os dois estágios do nível Avançado o aluno pode participar numa conversação com certa fluência e espontaneidade, o que permite a comunicação normal com falantes nativos. Pode participar ativamente de debates desenvolvidos em situações quotidianas, explicando e defendendo seus pontos de vista. É capaz de apresentar descrições claras e detalhadas de uma ampla gama de temas associados à sua especialidade. Sabe explicar um ponto de vista sobre um tema expondo as vantagens e os inconvenientes de várias opções. É capaz de escrever textos claros e detalhados sobre uma ampla gama de temas relacionados com seus interesses. Pode escrever redações ou relatórios transmitindo informação e propondo motivos que apóiem ou se oponham a um ponto de vista concreto. Sabe escrever cartas que destacam a importância que dá a determinados fatos e experiências. Compreende discursos e palestras extensas e inclusive segue linhas argumentativas complexas sempre que o tema seja relativamente conhecido. Compreende quase todas as notícias da televisão e os programas sobre temas atuais. Compreende a maioria dos filmes nos que se fala um espanhol padrão. É capaz de ler artigos e relatórios sobre problemas contemporâneos nos quais os autores adotam pontos de vista concretos. Compreende a prosa literária contemporânea.

NÍVEL SUPERIOR
Após concluir os dois estágios do nível Superior o aluno é capaz de expressar-se com fluência e espontaneidade sem ter que procurar de forma muito evidente as expressões adequadas. Utiliza a linguagem com flexibilidade e eficácia para fins sociais e profissionais. Formula idéias e opiniões com precisão e encadeia habilmente sua participação no diálogo com os outros interlocutores. Apresenta descrições claras e detalhadas sobre temas complexos que incluem outros temas, desenvolvendo idéias concretas e terminando com uma conclusão adequada. É capaz de expressar-se em textos claros e bem estruturados expondo pontos de vista com certa extensão. Pode escrever sobre temas complexos em cartas, redações ou relatórios ressaltando o que considera que são aspectos importantes. Seleciona um estilo apropriado para os leitores aos que vão dirigidos seus escritos. Compreende discursos extensos inclusive quando não estão articulados com claridade e quando as relações estão só implícitas e não são assinaladas explicitamente. Compreende sem muito esforço os programas de televisão e os filmes. Compreende textos longos e complexos de caráter literário e baseados em fatos, apreciando diferentes estilos. Compreende artigos especializados e instruções técnicas longas, embora não se relacionem com sua especialidade.


    CORPO DOCENTE   

O corpo docente do Centro está constituído por professores nativos de diversos países hispânicos e por professores brasileiros, todos especialistas no ensino do espanhol como língua estrangeira.

    GRUPOS E HORÁRIOS   

A disponibilidade de horários para cada semestre/bimestre é comunicada no período de matrícula. Também pode ser consultada na página de Internet: www.cmc.com.br/cele.

Os cursos são ministrados de segunda a quinta-feira, no período noturno, de 19 às 22 h, ou aos sábados, das 9 às 12 h.

Qualquer mudança em relação aos cursos poderá ser feita pela Direção.

    PROVAS DE NíVEL/APRESENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DE AULA   

Se você já tem conhecimento do idioma, poderá fazer uma prova de ingresso para uma correta classificação de nível. Essas provas são realizadas durante os períodos de matrículas. Consulte nossa página para saber qual é a mais próxima.

    PRAZOS DE MATRÍCULA   

O prazo de matrícula para as turmas dos cursos intensivos com início em maio será:

PARA OS ALUNOS QUE JÁ ESTÃO CURSANDO:
Na secretaria geral
De 16 a 20 de abril

Pela internet
De 16 a 20 de abril

PARA ALUNOS NOVOS:
Na secretaria geral
De 16 a 25 de abril

Pela internet
De 16 a 25 de abril

Prova de ingresso para alunos novos com conhecimento de espanhol
Dias 23 e 24 de abril, às 18 h.

A Matrícula está condicionada a disponibilidade de vagas.

Informações e matrícula
Colégio Miguel de Cervantes
Av. Jorge João Saad, 905 – Morumbi - 05618-001 – São Paulo – SP
Tel.: 3779 1800/1888 – Fax: 3779 1856
E-mail: cursos_espanhol@cmc.com.br - Página: www.cmc.com.br/cele

Horário de atendimento
De segunda a quinta-feira, das 14 às 20h
Sextas-feiras, das 8 às 17h

    PREÇOS POR ESTÁGIO   

Para todo o ano letivo de 2012, os preços de cada estágio serão:

Cursos Semi-intensivos (Semestrais)
A cobrança das parcelas será feita com boletos bancários ou cheques pré-datados, a segunda parcela vencendo em 30 dias.

Também aceitamos os cartões de crédito Visa, Mastercard e Diners

 Valor a prazo – Matrícula no Básico 1 e Básico 2 com 25% de desconto: 10 parcelas de R$ 205,00

 Valor a prazo – Matrícula num estágio dos cursos das quintas-feiras com 10% de desconto: 5 parcelas de R$ 246,60

 Valor a prazo para os outros estágios: 5 parcelas de R$ 274,00

Cursos Intensivos (Bimestrais)
Preço do estágio:

 Básico 1
Valor a prazo: 2 parcela de R$ 616,50. À vista: R$ 1.196,00

 Demais estágios
Valor a prazo:2 parcelas de R$ 685,00. À vista: R$ 1.328,00

    CALENDÁRIO   

Para o 1o. semestre de 2012, o calendário será:

Semi-intensivos (1o. Semestre)
Início: 13 de fevereiro
Término: 23 de junho

Intensivo (1o. Bimestre):
Início: 13 de fevereiro
Término: 12 de abril

Intensivo (2o. Bimestre):
Início: 2 de maio
Término: 28 de junho

Provas:
Semi-intensivos (1º. Semestre):
1ª Prova Escrita e Oral – de 09 a 14 de abril
2ª Prova Escrita e Oral – 06,11,12,14 e 23 de junho

Intensivo (2o. Bimestre):
1ª Prova Escrita e Oral – 28 e 29 de maio
2ª Prova Escrita e Oral – 25 e 28 de junho

Nota: Os alunos que faltarem às provas terão que fazer a substitutiva – obrigatoriamente. Pela prova substitutiva é cobrada uma taxa de R$ 40,00.

    FERIADOS E DIAS NÃO LETIVOS   

 De 18 a 22 de fevereiro – Carnaval
 De 05 a 7 de abril – Semana Santa
 21 de abril – Tiradentes
 Dias 30 de abril e 01 de maio – Dia do Trabalho
 19 de maio – Feira do Livro
 De 07 a 09 de junho – Corpus Christi

    EVENTOS REALIZADOS NO COLÉGIO   

 03 de março – Dia da Comunidade Cervantina
 05 de maio – Reunião de pais
 12 de maio – Reunião de pais
 25 e 26 de maio – DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira
 02 de junho – Olimpíadas do Ensino Médio
 23 de junho – Festa Junina

    NORMAS ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS   

1. O curso completo compõe-se de quatro níveis: BÁSICO, INTERMEDIÁRIO, AVANÇADO e SUPERIOR. Os níveis BÁSICO, INTERMEDIÁRIO, AVANÇADO e SUPERIOR estão divididos em dois estágios.
     1.1. Além da estrutura já mencionada, temos cursos especiais semestrais. No item “Conteúdo do curso” se detalha a programação de cada um deles.

2. Cada estágio compõe-se de 17 aulas de 3 horas cada uma, totalizando 51 horas.

3. Esta instituição compromete-se a cumprir com a carga horária estabelecida por estágio, independente dos feriados ou cancelamentos de aulas, inclusive por motivos alheios à nossa vontade, assim como com o conteúdo programático estabelecido para cada estágio.

4. Também se compromete a viabilizar todos os recursos didáticos e serviços agregados descritos neste Manual de Informações Gerais.

5. Para passar ao estágio seguinte, os alunos deverão cumprir com os seguintes requisitos:
     5.1. Obter no mínimo a média de 70/100 nas provas escritas, que será calculada da seguinte maneira:
          5.1.1. Uma nota para cada uma das duas provas escritas previstas para o estágio, a primeira na metade do curso e a     segunda no final.
     5.2. Obter como a mínimo a média de 70/100 na avaliação oral, a primeira na metade do curso e a segunda no final do mesmo.

Obs.: as médias finais das provas escritas e orais não são consideradas conjuntamente.

     5.3. Obter 75% de freqüência, isto é, três faltas no máximo.
     5.4. Existe a possibilidade de repor uma ou mais aulas em outro dia e horário em que sejam ministradas, indicados pela Coordenação, sempre e quando o planejamento dos módulos assim o permita. Para agendar essa reposição o aluno deverá escrever ao Coordenador do Curso, Diego Liguori Julio.liguori@cmc,com, solicitando a reposição

6. Qualquer pedido de revisão de prova deverá ser feito por escrito na Secretaria.

7. O aluno reprovado ou que cancelou a matrícula somente poderá realizar a prova de ingresso depois de transcorrido um ano, contando a partir do mês de finalização do estágio em que ficou reprovado.

8. O aluno aprovado em qualquer estágio poderá matricular-se no seguinte até um ano depois, contando a partir do mês de término do curso, sem precisar realizar uma prova de ingresso.

9. É imprescindível ter sido aprovado em um estágio para poder matricular-se no seguinte.

10. Em caso de perda de alguma prova escrita, o aluno tem a oportunidade de fazer a prova substitutiva. A prova deverá ser realizada em até 10 dias úteis após a data prevista, sempre de segunda a quinta-feira, a partir das 17h. Somente poderão fazê-la os alunos que tenham pago a taxa de R$ 40,00, dentro do período estabelecido pela direção dos cursos.

11. Os grupos serão formados com aproximadamente 15 alunos. Para abrir um novo grupo serão necessários 08 alunos no mínimo.

12. A direção dos cursos reservar-se-á o direito de anular os grupos, se a organização geral dos mesmos assim o determinar.

13. Os pedidos de transferência de dias ou de grupos intensivos a semi-intensivos, ou vice-versa, poderão ser aceitos de acordo com o motivo alegado pelo aluno, e desde que exista vaga no grupo solicitado.

14. Qualquer solicitação deve ser feita por escrito através de requerimento na secretaria ou pelo e-mail: cursos_espanhol@cmc.com.br e o prazo para sua tramitação é de 1 semana.

15. O material didático ficará por conta do aluno e não está incluído no valor do curso.


    DESISTÊNCIA POR PARTE DO ALUNO   

16. Em caso de desistência por parte do aluno, quando matriculado em um estágio, devolver-se-ão 80% do valor integral, uma vez que o aluno justifique sua decisão por escrito, em um prazo de até 7 dias depois de iniciado o curso. Reter-se-á 20% do valor integral a título de mobilização da estrutura e garantia da vaga. Transcorrido este prazo, a devolução dos 80% restante será feita proporcionalmente ao período de aulas ministradas até a data de pedido de cancelamento, conforme tabela abaixo.

Até o 7º dia após a data de início das aulas – devolução de 80%;

Até quatro aulas dadas – devolução de 60%;

Até oito aulas dadas – devolução de 40%;

Até doze aulas dadas – devolução de 20%;

Após a 13ª aula – não haverá devolução.

17. Caso o aluno tenha realizado a matrícula para dois estágios e decida cancelar o segundo antes do seu início, será calculado o valor integral do primeiro estágio (valor sem a promoção de matrícula em dois estágios) e será feita a devolução do valor restante.


    MATERIAL DIDÁTICO OBRIGATÓRIO    

Cursos semi-intensivos

BÁSICO 1:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 1, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 1 a 5) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

BÁSICO 2:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 1, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 6 a 11) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

INTERMEDIÁRIO 1:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 2, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 1 a 5) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

INTERMEDIÁRIO 2:
Curso de español para Extranjeros Redes Nivel 2, Nueva edición, Editorial SM (Unidades 6 a 11) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

AVANÇADO 1:
Curso de español para Extranjeros Redes Nivel 3, Nueva edición, Editorial SM (Unidades 1 a 5) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

AVANÇADO 2:
Curso de español para Extranjeros Redes Nivel 3, Nueva edición, Editorial SM (Unidades 7 a 12) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

SUPERIOR 1:
Actividades para el Marco común europeo – Nivel C1, Editorial enCLAVE-ELE

SUPERIOR 2:
Actividades para el Marco común europeo – Nivel C1, Editorial enCLAVE-ELE

Cursos Intensivos

BÁSICO 1:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 1, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 1 a 5) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

BÁSICO 2:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 1, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 6 a 11) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

INTERMEDIÁRIO 1:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 2, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 1 a 5) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

INTERMEDIÁRIO 2:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 2, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 6 a 11) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

AVANÇADO 1:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 3, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 1 a 6) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

AVANÇADO 2:
Curso de español para Extranjeros Gente Nivel 3, Nueva edición, Editorial Difusión (Unidades 7 a 12) Libro del alumno Cuaderno de trabajo

SUPERIOR 1:
Actividades para el Marco común europeo – Nivel C1, Editorial enCLAVE-ELE

SUPERIOR 2:
Actividades para el Marco común europeo – Nivel C1, Editorial enCLAVE-ELE

Os livros poderão ser adquiridos na livraria do Colégio ou em livrarias de sua preferência.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   

É imprescindível que os alunos utilizem, tanto na classe como nos seus estudos pessoais, um bom dicionário de espanhol. Um bilíngue nos primeiros estágios e um monolingue (só em espanhol) mais adiante. Consideramos que o aluno tem que escolher pessoalmente qual dicionário quer comprar e usar, visitando as livrarias e buscando o que lhe interessa, considerando qualidade e preço. De todas as formas, a seguir damos nossa sugestão de compra:

Dicionários bilíngues:

 Dicionário português/espanhol e espanhol/português.
Isabel Gretel E. Fernández y otras. Ed. Ática.

 Pequeno Dicionário Brasileiro Espanhol/português e Português/espanhol.
Oficina de textos.

 SEÑAS - Diccionario para la Enseñanza de la Lengua Española para Brasileños.
Martins Fontes.

Dicionários monolíngües:
 Diccionario esencial de la lengua española, Ediciones WMF Martins Fontes.

 CLAVE – Diccionario de uso del español actual. Ediciones SM.

    BIBLIOTECA   

O uso da Biblioteca do Colégio Espanhol “Miguel de Cervantes” é gratuito para os alunos matriculados.

A biblioteca estará aberta de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 21 horas; às sextas-feiras, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.

O empréstimo do material da Biblioteca se rege pelas seguintes normas:

1. Qualquer livro, revista ou material didático, retirado pelo aluno, deve ser registrado pelas bibliotecárias (máximo 2 por vez).

2. O prazo para a devolução do material é de 14 dias (pode ser devolvido antes do prazo). No caso de atraso, haverá suspensão de empréstimo pelo mesmo número de dias atrasados.

3. No caso de extravio ou danos do material, o responsável deve indenizar a Biblioteca com a reposição do mesmo.

4. O aluno será o único responsável pelo livro que retirar da Biblioteca. Por isso, é aconselhável não emprestar livros retirados.

5. Ao retirar livros, o aluno deverá assinar um Compromisso de Responsabilidade.


    USO DO ESTACIONAMENTO INTERNO DO COLÉGIO    

O estacionamento interno do Colégio Miguel de Cervantes é gratuito e está a disposição tanto dos alunos do curso de espanhol como dos pais dos alunos do ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); assim sendo, em dias de reuniões ou atividades extras, poderá ocorrer do mesmo não comportar todos os veículos.

O Colégio possui duas portarias de acesso. Uma pela Avenida Jorge João Saad 905, e outra pela Avenida Vicente Paiva, 890. O aluno pode verificar qual é a mais conveniente para ele, especialmente nos dias em que são realizados jogos no estádio do Morumbi.


    DEPENDÊNCIAS INTERNAS DA ESCOLA E PORTARIAS(*)    






    INFORMAÇÕES   
Colégio Miguel de Cervantes
Cursos de Espanhol como Língua Estrangeira
Av. Jorge João Saad, 905 - Morumbi
05618-001 - São Paulo
Telefone: (11) 3779-1888
Fax: (11) 3779-1856
Seg. a Qui. das 14 às 20h – Sex.das 8 às 17h
E-mail: cursos_espanhol@cmc.com.br
Página:
www.cmc.com.br/cele