11/05/2017 – Inauguração Teatro

Colégio Miguel de Cervantes inaugura novo teatro

Arte e música protagonizaram o evento

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 12 de maio de 2017.

A inauguração do teatro ficou por conta da São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, que apresentou O casamento de Kitri e Basílio, fragmento do espetáculo O sonho de Dom Quixote, da coreógrafa Márcia Haydée, e o número de dança contemporânea Gnawa, do coreógrafo espanhol Nacho Duato.

A abertura da primeira sessão contou com a brilhante participação dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, acompanhados dos alunos do curso extra de música e de alunos convidados do 5º ano. Os alunos interpretaram a canção sefardita Marinero soy de amor, com letra compilada pelo Miguel de Cervantes, e a canção tradicional brasileira Marinheiro. A apresentação, regida pelos professores de música Ivo Bonfiglioli, Roseli Lepique, Ana Valeria Turbiani, Amália Luisa Senise C. Freire e Joan Barros, encantou a todos os presentes.

Na abertura da segunda sessão, foi a vez do Grupo Calango de Teatro do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes apresentar um trecho da peça Auto da Compadecida, livre adaptação da obra de Ariano Suassuna. O espetáculo, sob a direção dos professores William Rosa e Fabio Nogueira, também foi apresentado no Festival de Teatro do Colégio Santa Cruz, no dia 16 de maio.

Para dar as boas-vindas a todos os convidados, no início de cada sessão, a diretora-gerente, Lourdes Ballesteros, anunciou a inauguração oficial, agradecendo a participação de todos aqueles que contribuíram para que o sonho do teatro se tornasse realidade.

Leia o discurso na íntegra:

“Boa noite, alunos, famílias, professores, colaboradores e amigos.

O Colégio Miguel de Cervantes, consciente da importância do ensino das disciplinas artísticas na formação de seus alunos, realizou uma importante obra de reforma em seu teatro.

Está comprovado que o ensino de disciplinas artísticas desde a infância contribui para o aumento da autoestima, da iniciativa e da tolerância. Ademais, melhora o rendimento acadêmico do estudante e fomenta valores como a cooperação, a empatia e a responsabilidade.

O teatro, por sua natureza, é o coração do Colégio. É o lugar onde nossa comunidade se reúne para manifestar e despertar emoções. Com sua nova estrutura, reforçamos seu protagonismo para que, ademais de ser um lugar de encontro e conhecimento, siga sendo o palco da criatividade e talento de nossos alunos. Por isso, construímos um foyer, que será um lugar de exposições, de concertos, de tertúlias…

Quero destacar que o planejamento da obra levou em consideração as sugestões e propostas da comunidade cervantina, que motivou momentos de intensa colaboração e participação.

Além disso, o novo teatro do Colégio Miguel de Cervantes une tradição e modernidade, já que respeita o conjunto arquitetônico, integrando um jardim dentro do teatro. Como nos clusters, os jardins estão dentro da área pedagógica, seguindo a linha do nosso futuro Máster Plan (obra de ampliação do Colégio).

Hoje, 11 de maio, vamos inaugurar oficialmente nosso teatro e, para isso, contamos com atuações de nossos queridos alunos e também com a participação da prestigiosa São Paulo Companhia de Dança.

Quero agradecer imensamente a presença de nossos alunos, de suas famílias, de nossos professores e funcionários, dos membros da Associação Colégio Espanhol de São Paulo, da Associação Rosalía de Castro de São Paulo e também a participação da Companhia de Dança e de todos aqueles que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade.

Por último, esperamos que esta noite se converta em uma recordação inesquecível e feliz para todos.

Muito obrigada.”