Ensino Fundamental II promove Oficina de Aprendizagem 
Projeto de oficina contribui para desenvolvimento de habilidades relacionadas à aprendizagem

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de março de 2014.

Descobrir um garfo na mochila, carregar quatro dicionários, encontrar o controle remoto da Tv no bolso da mochila, não usar estojo ou agenda; o que tudo isso tem a ver com aprendizagem?

Parece que não, mas o módulo da Oficina de aprendizagem sobre organização prova, aos alunos, que manter o material organizado e condensar as informações importantes em um único lugar pode propiciar a tranquilidade necessária para estudar e aprender.

O Colégio Miguel de Cervantes, sempre atento às demandas de seus alunos, iniciou, em março, o projeto: Oficinas de Aprendizagem, que oferece aos alunos de 6º a 9º anos oficinas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de práticas que auxiliam na aprendizagem, como organização e estratégias para o estudo.

As oficinas foram delineadas para um número reduzido de participantes, o que propicia o atendimento individualizado e respeita as características dos estudantes. Cada módulo pode variar de 5 a 6 encontros semanais de 50 minutos.

O primeiro módulo propõe cinco encontros sobre o tema: organização. “Consideramos que a organização é o início de tudo; queríamos abranger desde a organização do material até a do pensamento, porque o tema permite uma rede de possibilidades. Sabemos que não há fórmulas prontas, certo ou errado. O que desejamos é que os alunos descubram maneiras de se organizarem para a escola e para vida de acordo com suas peculiaridades e de forma autônoma,” explica a orientadora do 3º ciclo do Ensino Fundamental II, Vivian Cristianini.

Em uma das atividades propostas, os alunos tiveram de, sem olhar, listar os objetos que carregavam na mochila. O objetivo do exercício era fazê-los refletir sobre o que é necessário ter e o que é material excedente. “Queríamos estimulá-los a concluírem a importância de manter a mochila organizada e fazê-los perceber que ela é um item importante para o estudante e pode tanto contribuir como atrapalhar, dependendo da forma como for utilizada,” afirma a profª. Ana Maria Premero, que ministra as oficinas para os alunos de 7º ano.

Em outro encontro, os alunos refletiram sobra a organização do tempo para realizar as tarefas: “conversei com eles sobre como dividirmos as tarefas importantes administrando o tempo para que sejam realizadas e não se transformem em tarefas urgentes, e que é possível fazer isso planejando as atividades e cumprindo as etapas necessárias dia a dia sem deixar que elas se acumulem”, comentou a prof. Amália, que desenvolve a oficina com os 8º e 9º anos.

Para a professora Renara Raimundo Toscani di Primio, utilizar recursos audiovisuais com os alunos de 6º ano estimula bastante o processo. Adaptando a proposta do site www.educarparacrescer.abril.com.br, os alunos puderam, com o auxílio do jogo “Dicas para ajudar seu filho na hora da lição”, discutir sobre o ambiente propício para o estudo. “eu acredito que manter o ambiente organizado, tem relação com manter o pensamento organizado” conclui o aluno Luiz Felipe Guerra Attie.

O trabalho envolvente a que as professoras se dedicam é lúdico e atrativo. “Trabalhar com um número pequeno de alunos com características semelhantes permite aproveitar o momento para desfrutar da companhia deles, trocar experiências e fazê-los refletir sobre os objetivos de cada proposta. Acreditamos que esse trabalho, em longo prazo, contribuirá para a vida escolar e pessoal de nossos alunos”, afirma Marisol Saucedo Lage, psicopedagoga educacional.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Oficina de Aprendizagem:

Turma

Professora

Dia / Horário

Local
6º ano Prof. Renara Raimundo T. di Primio     5ª feira  7h10 às 7h50     Sala de artes
7º ano Prof. Ana Maria Rodrigues Premero 3ª feira  7h10 às 7h50 Sala de artes
8º ano Prof. Amália Luisa S. Cunha Freire    2ª feira  7h10 às 7h50 Sala de Música
9º ano Prof. Amália Luisa S. Cunha Freire 3ª feira  7h10 às 7h50 Biblioteca

Coordenação:
Vivian Cristianini – Orientadora do Ensino Fundamental 3º ciclo
Ana Maria Crispim Miguel – Psicopedagoga Educacional
Marisol Patrícia S. Revollo Lage – Psicopedagoga Educacional
Bartira Rachel R. G. Rebello – Psicóloga Educacional