Projeto Copa Revista da Copa – EI |
Por: Equipe do 2ºs e 3ºs anos e Departamento de Educação Física | 27 de junho de 2014.
Como todos sabem, o projeto Copa, do Departamento de Educação Física, está sendo finalizado com alguns trabalhos expostos.
Para o 1º ciclo, 2ºs e 3ºs anos, o projeto teve enfoque voltado para os uniformes das 32 seleções envolvidas na Copa.
Em conjunto com as áreas de História e Geografia, Arte e Línguas, desenvolvemos um trabalho que se transformou em um jogo do Mapa-múndi e seus uniformes. Trabalhamos a localização dos países envolvidos e a confecção do mapa, juntamente com a confecção dos uniformes.
Também realizamos; juntamente com Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês e Arte; a confecção de uniformes através de álbum de figurinha.
Durante o mês de junho, os alunos do 2º ciclo realizaram atividades integrando as áreas de Matemática e Educação Física
Por: Profa. Lucinda Gisondi da Cunha Cavalheiro | 23 de junho de 2014.
Em Matemática, os 4os anos estudaram as bandeiras dos 32 países que participam da Copa 2014. Cada grupo de 4º ano ficou encarregado de 8 bandeiras e utilizaram os conhecimentos de geometria para traçar as figuras planas. A união dessas bandeiras compôs um dos lados do jogo americano que foi usado pelos alunos durante o almoço do dia 10. Do outro lado do jogo americano, o desenho de uma quadra de futebol de botão, sugestão do professor Daniel, que trabalhará as regras durante as suas aulas.
Os 5os anos estudaram os estádios correspondentes às cidades sede da Copa do Mundo e elaboraram um jogo semelhante ao Super Trunfo. Nas aulas de Matemática, assistiram a um Power Point sobre a história da Copa e usaram o laboratório móvel para, em grupos, buscar informações sobre as cidades-sede, região administrativa, população estimada em 2013, área em quilômetros, nome dos estádios, capacidade e ano de construção. Tais informações foram escritas nos cards, nas três línguas: portuguesa, espanhola e inglesa. E, no dia 11, às vésperas do primeiro dia de Mundial, reuniram-se para jogar.
O professor Daniel acompanhou o trabalho desde o início, orientando os alunos a se apropriarem do que seria visto nas aulas de Matemática. Por meio da plataforma Moodle, os alunos tiveram acesso ao site oficial da Fifa e foram em busca das bandeiras de cada país e das informações sobre os estádios.
“Projeto Copa” propõe discussão sobre sustentabilidade – EM
O projeto, desenvolvido desde de abril pelo Departamento de Educação Física abrange diversos trabalhos de pesquisa e reflexão da Educação Infantil ao Ensino Médio
A palestra, ministrada pelo engenheiro e professor Fábio Soares César e pela professora de Educação Física do Colégio, Luciana Melloni Rocco de Oliveira, mestrandos em Administração com ênfase em Gestão do Esporte, provocou a reflexão sobre temas relacionados à sustentabilidade social, econômica e ambiental e como foram incorporados à construção e reformas das arenas e estádios para Copa.
Os professores apresentaram, à luz do conceito do triple bottom line*, um estudo sobre o que já foi realizado em termos de sustentabilidade e que estava previsto no discurso da Fédération Internationale de Football Assoc