EDUCAÇÃO INFANTIL

A prática pedagógica da Educação Infantil, no Colégio Miguel de Cervantes, é articulada em um projeto planejado e sistematizado, visando à promoção da aprendizagem e do desenvolvimento harmônico da criança em suas diferentes dimensões: física, cognitiva, afetiva e social. Para realizar sua proposta, oferece às crianças um ambiente seguro, lúdico, acolhedor e estimulante.

O projeto pedagógico-educacional nessa faixa etária deve harmonizar a ação de cuidar dos aspectos afetivos e da qualidade das relações humanas com as propostas de estimulação à curiosidade, à vivência e à descoberta.

O meio natural para chegar ao conhecimento é a ação de brincar. Por meio da atividade lúdica, propõe-se desenvolver a observação, a experimentação, a associação e a expressão.

Na ação de conhecer, há uma sequência gradativa de aquisição de informações, habilidades e conhecimento. É fundamental que a criança desempenhe o papel de protagonista no seu processo de aprendizagem, planejando, executando e refletindo sobre suas ações – o que possibilitará que se aproprie do conhecimento e desenvolva suas estruturas de pensamento.

A iniciação no conhecimento da língua e cultura espanholas, na Educação Infantil, dá-se dentro de um enfoque exclusivamente comunicativo. A criança é estimulada ludicamente e desenvolve as competências da comunicação oral no espanhol e no inglês.

A equipe docente para cada turma de alunos é composta de duas professoras, sendo uma tutora e outra assistente, e de professores especialistas para música, psicomotricidade, língua espanhola e língua inglesa.

Com muitos recursos que estimulam os jogos – simbólicos e dramáticos – , as brincadeiras livres e tradicionais, a criatividade, o entretenimento e a diversão, fundamentais a esta faixa etária, o Parque da Educação Infantil está ambientado em meio a elementos da arte e cultura espanholas, com referências especiais aos artistas Antoni Gaudí e Joan Miró.