O Espaço de Reflexão Escola e Família encerrou, no dia 19 de novembro, os encontros de 2013 com a oficina: ”A Arte de contar Histórias”.

A oficina contou com a participação da contadora de histórias Maria Haila de Oliveira e do professor de arte e teatro do Colégio Miguel de Cervantes, William Rosa.

Maria Haila é contadora de histórias há mais de 20 anos na biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que conserva um dos maiores acervos infanto-juvenis da América do Sul.

A contadora introduziu o tema dando um breve panorama sobre a importância das histórias no desenvolvimento do imaginário das crianças, adolescentes e adultos.

Entre histórias e sensibilizações, ela relatou suas experiências como contadora e orientou os presentes de que não há momentos apropriados para contar uma boa história aos pequenos.

Ela enfatizou que, para as crianças, sobretudo até os seis anos, o universo dos contos é um grande aprendizado e que é importante respeitar sua liberdade de movimento, concentração e intervenção durante a narrativa.

Para Haila, todo momento é momento para boa história, e toda história é bem-vinda, desde as literárias até as histórias pessoais da infância e do cotidiano.

Com a intenção de explorar as técnicas narrativas, durante a oficina, o professor William Rosa presenteou a todos com uma divertida dramatização sobre o conto “Buscando Amigos 1”, conto folclórico dos Jalis2 de Mali, que traz a reflexão sobre tolerância, diversidade e amizade.

Segundo o professor a história foi escolhida, dentre o seu repertório, por tratar a relação entre pais e filhos, as diferenças de valores e a quebra de paradigmas ao percebemos as potencialidades dos que nos são diferentes.



1 Conto extraído do site: www.fundacionproclade.org/…/01_CUENTOS.pdf‎
2 Em Mali, os Jalis são as pessoas encarregadas de contar as histórias de memória, para que estas sejam passadas de geração a geração.

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua General Jardim, 485 na Vila Buarque
Funcionamento: 2ª a 6ª feiras das 8h às 18h.
Sábados das 10h às 17h.
As salas Infantil e Gibiteca abrem também aos domingos das 10h às 14h.

Informações:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/