Cartaz em pauta
De 14 a 17 de fevereiro, alunos aprendem sobre os fundamentos para a confecção de cartazes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de fevereiro de 2017.

Para entender a modalidade de gênero textual cartaz, os alunos do 3º ano receberam a bibliotecária do Colégio, Rosana Maria Francioli, para um encontro sobre a finalidade e o uso desse importante meio de comunicação.

Rosana conversou com os alunos sobre a padronização mínima, a linguagem, o planejamento e os objetivos do cartaz. Os alunos, que iniciarão o processo para eleição de representantes de sala, utilizarão as informações para confeccionarem e para analisarem os cartazes dos candidatos.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

O aluno Pedro Alvarez Meirelles, do 3º A, aprendeu que é preciso equilíbrio para compor um cartaz. “Não podemos colocar nem muito texto nem muita imagem. É preciso ter um pouco de cada, para que as pessoas se interessem”, afirma Pedro.

Já a aluna Sophia Isabela Rodríguez Balthazar entendeu como é importante planejar e organizar as ideias antes da produção do cartaz. “Para ser feito com perfeição, é preciso pensar bem antes no que vamos colocar. É melhor fazer primeiro em outra folha para dar tempo de corrigir caso haja alguma coisa errada”, conclui Sophia.

O encontro faz parte do projeto de normalização de trabalhos escolares e científicos, que leva para a sala de aula dinâmicas e processos diversificados, de acordo com a faixa etária dos alunos, sobre as normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.