EDUCAÇÃO INFANTIL

Contação de história com Nayabe Rodrigues
De 21 de fevereiro a 6 de março, a equipe da biblioteca do Colégio promoveu uma contação de história para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 9 de março de 2017.

A contação de história é uma prática constantemente abordada pelo Colégio Miguel de Cervantes como incentivo à leitura e à criatividade. Ao longo dos anos, professoras, orientadoras e diretoras do Colégio dedicam tempo e muito carinho a visitar as salas, levando momentos especiais às crianças.

Para manter viva essa tradição e deixar o momento ainda mais especial, a equipe da biblioteca preparou um projeto que inclui várias sessões de contação com a bibliotecária do Colégio, Nayabe Moreira da Silva Rodrigues.

Durante os quatro encontros, realizados ao ar livre, em um cenário natural, embaixo de uma árvore no jardim do Colégio, a bibliotecária contou a história O menino que aprendeu a ver*, da autora Ruth Rocha, para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. “A obra faz parte da série Vou te contar, trabalhada em sala de aula, e relaciona aprendizado, curiosidade e fragmentos do cotidiano sob a perspectiva infantil. Com o livro em mãos, as crianças também tiveram contato com os elementos visuais, realizados pela ilustradora Madalena Matoso”, explica Nayabe.


Fotos: Ana Lúcia Barbosa Issa

Para instigar os pequenos a conhecer mais sobre as obras da autora, a equipe da biblioteca ambientou o cenário colocando livros pendurados nos galhos da árvore, o que chamou a atenção dos pequenos leitores.

Para Nayabe, apaixonada por livros e por crianças, essa vivência é um momento de fruição que desperta o interesse pela leitura. “As contações de histórias têm o intuito de inserir a criança, de forma lúdica, ao hábito da leitura. Além de ser um instrumento de socialização, também contribui no processo continuado da formação cultural”, conclui Nayabe.

Veja notícias relacionadas às contações de histórias no Colégio Miguel de Cervantes:
https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=9932
https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=10262
https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=10873

*O menino que aprendeu a ver, de Ruth Rocha, ilustração da Madalena Matoso, editora: Salamandra, 2013.