Projeto BuZum traz teatro itinerante para o Colégio Miguel de Cervantes
Em 23 de junho, peça Treze Gotas sensibiliza alunos para questão da água

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de junho de 2016

Em uma alusão aos antigos saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade levando alegria e arte para diversos públicos, a pouco convencional equipe do BuZum estacionou no Colégio Miguel de Cervantes para mostrar aos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental a magia e a emoção do teatro itinerante.

O ônibus equipado com iluminação, sonoplastia e cenário não deixou nada a desejar aos grandes palcos, mostrando que a arte não tem fronteiras para aqueles que têm algo a dizer.

Para abordar o tema sobre o consumo consciente da água, dois cientistas “malucos” apresentaram de forma lúdica e divertida os conceitos relacionados à sustentabilidade e à água, como recurso natural não renovável, estados físicos das substâncias, o ciclo da água em nosso planeta e a importância dela para manutenção da vida.

Por meio de cenários especiais, os cientistas mostraram aos alunos em um mapa a proporção de água salgada e doce, sua relação direta com o número de habitantes do planeta e alertaram para a importância da preservação dessas áreas.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Para a professora Cláudia Funcia, do Infantil II A, além da sensibilização para o tema trabalhado nas aulas de Natureza e Sociedade, a atividade contempla muitos outros objetivos diretamente relacionados à linguagem. “Os alunos gradativamente ampliam e reconhecem as possibilidades de comunicação e expressão, participam de situações orais e apreciam a escuta e a leitura de histórias”, analisa Claudia.

Criado em 2010 por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, o BuZum é considerado o maior projeto itinerante de teatro infantil do Brasil, contando com 180 mil espectadores. Em 2014, a companhia conquistou, com a peça Intolerância, os prêmios de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

Saiba mais sobre o projeto BuZum em: www.buzum.com.br