Reunião geral International Bachillerato

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 7 de outubro de 2016.
 
O Colégio Miguel de Cervantes organizou, em 27 de setembro, uma reunião geral para pais de alunos da Educação Infantil até 9º ano do Ensino Fundamental. O propósito foi prestar esclarecimentos sobre o Programa de Diploma (P.D.) do Bachillerato Internacional (I.B.).

Para apresentar o Programa às famílias, estavam à mesa o Consejero de Educación de la Embajada de España en Brasil, Don Álvaro Martínez-Cachero Laseca, a diretora-gerente do Colégio, Lourdes Ballesteros, a diretora de ensino, Amélia do Rosário Farré Salazar, e a orientadora do Ensino Médio e coordenadora do I.B. no Colégio, Kátia Regina Pupo.

A diretora Lourdes abriu a reunião explicando a consonância dos princípios do I.B. com a missão do Colégio: formar pessoas felizes e responsáveis, com sólidos conhecimentos e valores, e que possam ser agentes de transformação social em um mundo globalizado e multicultural.

A diretora também relembrou às famílias os títulos a que têm direito todos os alunos que terminam o Ensino Médio no Colégio Miguel de Cervantes: o título de Bachiller, que possibilita o ingresso em universidades espanholas e europeias, e o título do Bachillerato Internacional, mais uma titulação de nível internacional oferecida pelo Colégio.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Lourdes ressaltou que o Colégio Miguel de Cervantes é o único no Brasil a ministrar o programa em Espanhol, Inglês e Português e que não mede esforços em formação e investimento para seguir no programa como referência.

Em seguida, o Consejero Álvaro Martinez parabenizou às famílias pelo interesse e participação na educação de seus filhos, manifestada no grande número de pessoas que compareceram à reunião. Ele lembrou a todos que o P.D. representa o compromisso do Colégio no constante aperfeiçoamento de suas atividades. “Acreditamos que o Programa de Diploma não beneficiará somente os alunos que estão cursando, pois toda a instituição está envolvida e estará, nos próximos anos, impregnada com a filosofia do International Bachillerato ”, afirma Álvaro.

A diretora de ensino, Amélia Salazar, lembrou aos presentes que o Colégio nasceu do ideal de um grupo de espanhóis de construir um centro difusor da língua e cultura espanholas e que em sua história sempre esteve à frente do seu tempo, valendo-se de propostas arrojadas e visionárias. Ela avalia que o Programa de Diploma é mais um dos grandes projetos do Colégio. “Temos a satisfação de dizer que o trabalho realizado para nos incorporar ao mundo I.B. foi primoroso. Esta escola tem esse vigor e transcendência de visão em termos de educação. Nós estamos sempre perseguindo a perfeição”, comenta a diretora.

Para detalhar o programa de diploma e esclarecer as dúvidas das famílias, a coordenadora do I.B. do Colégio, Katia Pupo, apresentou todo o funcionamento e estrutura do Programa. Por meio das certificações outorgadas pelo Colégio e da titulação em caráter optativo do I.B, a coordenadora explicou as vantagens e implicações do P.D., dando ênfase ao perfil de alunos que o Colégio pretende formar.

A coordenadora também reforçou o alcance do programa na estrutura e na organização da instituição, que beneficia a todos os alunos desde a Educação Infantil. Kátia enfatizou as metas do I.B. e do Miguel de Cervantes, que visam a formar cidadãos comprometidos com a sociedade. “Trata-se de um programa bastante equilibrado, que procura atender não só o aspecto cognitivo da excelência acadêmica como também o desenvolvimento do aluno como uma pessoa íntegra e solidária”, afirma Kátia.

Ao final da explanação, a mesa ficou à disposição para responder as dúvidas de pais e alunos, o que resultou em um diálogo profundo e abrangente sobre o programa.

A apresentação da reunião está disponível no anexo.