Relato de experiências com tecnologia: o uso de ferramentas do Google por professores
A Equipe de tecnologia educacional promoveu, em 11 de março, o primeiro encontro de formação de 2015, com a participação da professora Ana Luiza Sério, do Colégio Vera Cruz

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 12 de março de 2015.

Inaugurando os encontros de formação de 2015, a equipe de tecnologia educacional convidou a professora Ana Luiza Sério*, uma dentre os 50 professores selecionados para participar do 1º Google Teacher Academy do Brasil. O evento, direcionado a professores dos ensinos fundamental e médio, ocorreu em outubro de 2014 e teve como principal objetivo compartilhar estratégias educacionais com o uso das ferramentas do Google Apps for Education e Google Earth.

Antonio Abello Rovai, coordenador da equipe de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes, iniciou o encontro recordando a todos os objetivos das formações em TE.

Para ele, o advento da Internet gerou impactos na maneira pela qual nos comunicamos, realizamos negócios, nos informamos e até nos relacionamos uns com outros; é natural, portanto, que também proporcione alterações na forma pela qual aprendemos. “Nesses encontros de formação, cujo objetivo é o compartilhamento de boas práticas com tecnologia e a reflexão conjunta sobre as possibilidades de uso desses recursos em sala de aula, é importante manter o foco em um dos princípios da educação 3.0: a educação contemporânea deve também preparar os alunos para a vida que irão encontrar na universidade e no ambiente profissional quando saírem da escola. Nessa perspectiva, explorar aplicativos abertos, acessíveis e de uso comum como os do Google, representa uma vantagem significativa”, afirmou Antonio.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Durante a formação, Ana Luiza apresentou muitas das possibilidades de uso dos recursos do Googel Apps nas aulas de Física, que ministra no Colégio Vera Cruz, onde também multiplica e auxilia outros professores com tecnologia.

Para a professora, a tecnologia se apresenta como uma abordagem inovadora de ensino e aprendizagem. Em sua prática cotidiana, ela utiliza os recursos disponíveis no Google para dinamizar as lições de casa, mensurar as principais dificuldades de aprendizagem e se aproximar de uma nova perspectiva de compartilhamento de conhecimento com seus alunos. “Para mim, essas ferramentas mudaram minha relação com meus alunos, principalmente em relação às lições de casa; percebi que esse ambiente facilita a comunicação e promove um diagnóstico mais eficiente do processo de aprendizagem dos alunos; eles se sentem mais à vontade para colocar as dúvidas e o uso dos aplicativos do Google também otimizaram muito o tempo da correção,” comenta Ana Luiza.

Ana Luiza Sério é física, mestre em ensino de ciências pela Universidade de São Paulo e jornalista. Participou da 1ª Google Teacher Academy no Brasil, em 2014. Foi professora do Colégio Miguel de Cervantes entre 2009 e 2013, atualmente trabalha como professora de física da Escola Vera Cruz, em São Paulo.