Arte mudéjar e Tecnología Educacional

O estilo mudéjar: arte, geometria e história

Marisol Saucedo Lage | 29 de abril de 2013

O recurso à tecnologia educacional como elemento transversal entre disciplinas

Em 2012, preocupados com o cumprimento dos prazos para a construção dos estádios da copa de 2014, os alunos do então 2º ano do Ensino Fundamental começaram a pensar no tempo e no trabalho necessário para a edificação de diferentes prédios e monumentos. Foi então que iniciamos uma exploração da história dos palácios, fortalezas e castelos que acabaram despertando muito interesse. E foi assim que o nosso projeto de pesquisa se encaminhou para a descoberta da arte mudéjar, estilo artístico e arquitetônico que predominou na península ibérica durante o final da Idade Média e início da Idade Moderna.

A arte mudéjar é um estilo artístico que se desenvolve na Espanha medieval entre os séculos XII e XVI. Surge como mescla das correntes artísticas cristãs e muçulmanas da época.

O termo “mudéjar” deriva da palavra árabe “mudayyan” que significa “aquele a quem foi permitido ficar”, utilizada para nomear os muçulmanos que permaneceram nos territórios da península ibérica após a conquista por parte dos cristãos.

As aulas de TE são um recurso importante para “viajar no tempo da Hispânia” e a beleza e delicadeza da arte mudéjar será o veículo que utilizaremos, agora em 2013, com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental para desenvolver este projeto, com a finalidade de aprofundar alguns conceitos da Matemática, como espaço e forma, e da Geometria: círculo, circunferência, cone, cilindro, paralelepípedo, prisma e cubo.

Ao término do projeto, os alunos farão uma exposição de todos os trabalhos realizados, incluindo um recital de poesias que contam a história da Espanha e de sua riqueza cultural; ressaltando desta maneira, o caráter bilíngue e bicultural do Colégio Miguel de Cervantes.