Programa de imersão tecnológica 2017

Programa de imersão tecnológica 2017

8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

Por: Equipe de Tecnologia Educacional | 24 de novembro de 2015.

Educar aprendizes do século XXI
Há algumas décadas, somos testemunhas do surgimento de uma nova forma de organização econômica, social, política e cultural, à que chamamos Sociedade da Informação, impulsionada pelo vertiginoso desenvolvimento tecnológico. O fenômeno da Internet e seu impacto na vida das pessoas é uma das manifestações desse novo paradigma tecnológico, na medida em que a rede global não é apenas uma ferramenta de comunicação de busca da informação, mas também um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão, para a aprendizagem (Castells, 2001)1.

Diante da necessidade de contextualizar o ensino, adaptando-o às exigências do século XXI no que se refere às habilidades e competências requeridas no âmbito da sociedade da informação e da economia do conhecimento2; há vários anos, o Colégio Miguel de Cervantes investe em recursos tecnológicos, dotando suas aulas com equipamento de ponta, como lousas digitais, conectividade e laboratórios móveis com computadores para uso por parte de seus alunos.

Em conjunto com um processo de formação e capacitação de professores, toda essa tecnologia nos permitiu aperfeiçoar nosso trabalho docente e amadurecer a proposta à que chamamos Programa de Imersão Tecnológica. Esse programa tem como objetivo fundamental levar o aluno ao centro do processo de ensino e aprendizagem mediante o uso constante de dispositivos móveis como suporte à atividade pedagógica diária e com base em um conceito inovador de ensino, definido como um tipo de alfabetização relacionada com a capacidade dos estudantes para aplicarem seu conhecimento e habilidades em áreas curriculares chave e de analisar, refletir e comunicar efetivamente na medida em que resolvem e interpretam problemas em diferentes situações (OCDE, 2010)3.

Programa de Imersão Tecnológica 2017
Este programa, baseado no uso intensivo, mas não exclusivo, de versões digitais dos livros didáticos e/ou conteúdos digitais diversos acessíveis por dispositivos móveis (notebooks) e gerenciados com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle4, foi desenvolvido no biênio 2014-2015 no 4º ciclo do Ensino Fundamental. Em 2016, será estendido aos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Materiais didáticos e equipamento necessário
Para a realização desse programa, à lista de materiais escolares de 2016 serão adicionadas as versões digitais dos livros didáticos adotados (consulte aqui a lista de materiais) e também a indicação de uso por parte dos alunos, na escola e em suas casas, de um Notebook ou Ultrabook com as configurações a seguir:

Requisitos de sistema:

OS

Windows 7 , 8 ou 10

 Mac OS 10.5 | 10.6 | 10.7

CPU

Core 2 Duo ou superior

Core 2 Duo ou superior

Browser

Internet Explorer/Edge | Firefox | Chrome (atualizados)

Firefox | Safari 4 ou 5

Bateria

Autonomia mínima: 3 horas

 



Requisitos adicionais mínimos recomendados:

HD

250 GB

Memoria RAM

2 GB

Tela

Máximo 14’

Add-ins

Flash Player  atualizado

Conexão

Conexão Wi-Fi

Software adicional*

 

*Instalação de software adicional:


Tr
ata-se de um software que, instalado nos dispositivos dos alunos, permite ao professor monitorar e intervir nas atividades dos usu&