SALA DOS PROFESSORES

A importância do brincar

Por: Luciana Melloni Rocco* | 2 de agosto de 2017.

A infância é a fase mais importante do desenvolvimento humano. Nela se desenvolvem várias aptidões que evoluem para a aprendizagem. O ato de brincar é uma atividade do cotidiano das crianças que intensifica e aperfeiçoa as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras. Cabe a nós, adultos, propiciar esse momento da brincadeira, incentivando nossos pequenos.

Por exemplo, a disciplina de Educação Física, por meio do lúdico, tem como uma de suas funções destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade. Uma criança que apresente dificuldade na aprendizagem escolar pode, por exemplo, não ter seu lado dominante definido, e isso pode acarretar confusão em discernir “b” de “d”, dificuldades de copiar do plano vertical para o horizontal, entre outras. Por isso a importância de se trabalhar as brincadeiras motoras desde o início da alfabetização.

É preciso promover estímulos para desenvolver nas crianças habilidades de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, tônus, postura e equilíbrio, pré-requisitos para escrita e leitura, além de desenvolver o raciocínio e a afetividade. 

Esquema corporal é o reconhecimento que se tem do próprio corpo por meio da conscientização do mesmo, reconhecendo as funções de cada parte e suas possibilidades de ação.

Em relação à estruturação espacial, tem-se a orientação do indivíduo no espaço onde sua primeira percepção é a de si mesmo para, posteriormente, ele ser capaz relacionar objetos e pessoas.  

A orientação temporal é composta pela capacidade do indivíduo de se situar em função dos acontecimentos e da duração dos mesmos, também representada pelos períodos. São as noções de tempo longo, curto, ritmo, rápido, lento, dias, meses, dentro, fora etc.

Além disso, a lateralidade, o tônus, postura e equilíbrio formam a base essencial da coordenação motora dinâmica global, que será primordial para a coordenação motora fina da escrita. E todas essas habilidades dependem das informações obtidas pelos canais sensoriais que são trabalhados por meio das brincadeiras motoras.

De acordo com Campos (2017), o meio ambiente sociocultural e as características pessoais podem influenciar a aquisição das habilidades. Assim, as vivências do cotidiano propiciam experiências de amadurecimento durante o desenvolvimento. Portanto, o brincar constitui uma atividade que ocupa parte considerável do cotidiano da criança e assim se torna fundamental para o desenvolvimento infantil (NUNES et al., 2013).

A Educação Física na escola, juntamente com as atividades lúdicas da sala de aula e a continuidade do brincar em casa, formam um conjunto de atividades físicas que integram o processo de educação global, visando ao desenvolvimento motor, cognitivo e social do indivíduo.  Desse modo, o brincar e as brincadeiras contribuem para a estimulação, crescimento e desenvolvimento das nossas crianças. Além disso, promovem a transição de um estágio de desenvolvimento para outro e influenciam a socialização da criança, proporcionando-lhe novas descobertas. Com isso, a brincadeira é uma atividade social e cultural que a criança necessita experimentar.  

Uma das vantagens alcançadas por meio do brincar está no fato de que os enganos cometidos não são considerados erros, mas tentativas de acerto. A criança que não tem medo de errar se arrisca mais. O prazer pelo risco na atividade do brincar contribuirá para o aprendizado. 

Dessa forma, as aquisições das habilidades motoras e o desenvolvimento global das crianças estão vinculadas integralmente ao desenvolvimento da percepção do corpo, espaço e tempo, sendo esses três elementos presentes no brincar.

Portanto, vamos propiciar e incentivar esses momentos para nossos pequenos. 

Referências:

– da Silva, G. R., Reis, A. M., de Oliveira, J. B. C., Neiva, C. M., & dos Santos, D. (2017). A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 313-331.

– de Campos, S. D. F., de Oliveira Figueiredo, M., Mazer-Gonçalves, S. M., dos Santos, E., & Maronesi, L. C. (2017). O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional25(2).

– Nunes, S. B. F. et al. (2013). Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar. Cadernos de Terapia Ocupacional (21)2.

*Luciana Melloni Rocco é professora de Educação Física e dos cursos de ginástica artística e dança e expressão no Colégio Miguel de Cervantes. Mestre em em Administração – Gestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Licenciada em Educação Física pela Escola de Esporte e Educação Física da Universidade de São Paulo (EEEFUSP) e especialista em Educação Psicomotora pelo ISPE – GAE – OIPR, em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE. Pós-Graduada em Treinamento Desportivo pela Universidade de Mogi das Cruzes.