Alunos interpretam Menino das Laranjas 
Apresentação propõe reflexão sobre trabalho infantil

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 5 de maio de 2017.

No dia 3 de maio, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram aos alunos do 4º ano uma interpretação da música Menino das laranjas, composição de Theo Barros que ficou conhecida na voz de Elis Regina.

A música, lançada em 1965, traz uma problemática ainda atual, reconhecida pelos alunos por meio de pesquisas e debates sobre o tema.

Por meio das atividades relacionadas ao trabalho infantil e à vida da criança, desenvolvidas nas disciplinas de Música e Língua Portuguesa, os professores apresentaram aos alunos, durante o 1º trimestre, diversas propostas para instigar a reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente. “Entre elas, a criação de poemas visuais e pesquisas em sites oficiais, como o do Ministério Público e da Unesco”, explica a professora Deborah Crisitina Navarro Ferrari, do 5º B. 

As atividades favoreceram a sensibilização para a expressão artística como meio de inquietação e debate sobre o tema social da infância. Após a análise e interpretação crítica do texto da música, o grupo apresentou, como desfecho, a atuação (com direito à coreografia) que encantou colegas e professores.

As alunas Maria Clara Rocha de Andrade e Raica Strzygowski Barbosa, do 5º B, defendem que as crianças têm o direito ao estudo e lazer. “Por meio de uma pesquisa, descobrimos que na zona urbana o trabalho infantil causa mais danos às crianças do que na zona rural”, explica Raica. “Isso porque na zona rural as crianças trabalham ao lado dos pais, e na cidade não. O mais importante, porém, é que em qualquer lugar elas têm o direito a estudar e ter lazer, por isso não deveriam trabalhar”, complementa Maria Clara.