Estudo do meio no Sítio Olho D’Água
Em 21 e 23 de fevereiro, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental estiveram no Sítio Olho D’água para um dia repleto de aprendizagem e contato com a natureza

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 3 de março de 2017.

Em uma área de 170 mil metros quadrados, rodeada pela exuberante Mata Atlântica e localizada na região de Mogi das Cruzes, em São Paulo, o Sítio Olho D’água faz parte do projeto da Integrar Ecopedagogia, que desenvolve atividades de educação para a sustentabilidade.

Durante a visita, os alunos participaram de oficinas que tiveram por objetivos proporcionar vivências na natureza, agregar conteúdo complementar ao passado nas salas de aula, realizar atividades ao ar livre, sensibilizar para o tema da sustentabilidade e expandir a visão de mundo dos participantes.

Na oficina sobre ilhas flutuantes, inspirada no conceito da biomimética, em que são reproduzidos sistemas ativos de tratamento e purificação de águas contaminadas por esgoto doméstico e/ou industrial, os alunos reutilizaram garrafas PET e plantaram espécies ameaçadas de extinção, como o palmito Jussara.

Na atividade de sistemas agroflorestais, os alunos aprenderam sobre o conceito da dinâmica do equilíbrio das florestas mesclando o plantio de espécies para produção de alimentos.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva e Carolina Marques Nóbrega / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

Na oficina de bioconstrução, os alunos aprenderam sobre técnicas simples com materiais que o próprio ambiente fornece, como terra, areia, madeira, bambu, palha etc. Eles colocaram, literalmente, a mão e os pés na massa ao aplicarem a técnica de reboco com barro.

A visita também proporcionou a experimentação e a exploração na trilha sensorial, uma sensibilização ambiental que expande a percepção da natureza, aguçando os sentidos do tato, olfato e audição, uma vez que os alunos são vendados e o sentido da visão é anulado.

Para a professora Carolina Marques N. Nóbrega, a vivência no Sítio complementa os estudos realizados em sala de aula. “O estudo do meio feito no Sítio Olho D’Água tem como objetivos principais propiciar aos alunos um momento de vivência na natureza e sensibilizá-los em relação ao tema da sustentabilidade. As atividades propostas em sala de aula para essa saída estimulam o desenvolvimento das habilidades de observação, comparação e diferentes formas de registro, além de proporcionar um ambiente de cooperação, autonomia e respeito”, comenta Carolina.

Para Rafaella de Freitas Caldas, do 6º A, a atividade mais marcante foi a da ilha flutuante. “Nós aprendemos a trabalhar em grupo e reutilizar as garrafas para ajudar na limpeza da água”, afirma Rafaella. Já Angelina Di Croce Keeble e Mariana Zago de Oliveira, do 6º A, adoraram trabalhar na bioconstrução de um banheiro seco. “Nós usamos terra, água e palha. Foi divertido misturar tudo com os pés e depois ver que com isso podíamos construir paredes”, contam as alunas.

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.