ENSINO MÉDIO – Programa do Diploma IB

Criatividade e Serviço no PETAR
CAS (Criatividade, Atividade e Serviço)

Por: Katia Pupo (Coordenadora IB) e Rocío de Simón (Coordenadora CAS)|5 de junho de 2017.

O Programa de Diploma do Bachillerato Internacional conta com o componente CAS (Criatividade, Atividade e Serviço) em seu núcleo. CAS é o contraponto à pressão acadêmica do Programa e oferece aos alunos a possibilidade de alcançar diferentes resultados da aprendizagem, como enfrentar desafios, mostrar iniciativa em diferentes atividades, aprender a trabalhar de maneira colaborativa ou conscientizar-se de questões de importância global.

Em razão da viagem de estudo do meio ao PETAR, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, que tinha como mote a pergunta É possível fazer um turismo sustentável?, propusemos aos alunos a realização de um projeto que unisse criatividade e serviço.

Graças à orientação de Ederon Marques, sócio-diretor da Araribá Turismo, nos chegou a informação de que umas das comunidades quilombolas que visitaríamos havia iniciado um projeto gastronômico.  Com a finalidade de contribuir para o projeto e sensibilizar nossos alunos sobre as dificuldades que essas comunidades enfrentam, decidimos elaborar utensílios de cerâmica que poderiam ser utilizados pela comunidade quilombola André Lópes em sua nova aventura gastronômica.

Com a ajuda voluntária da artista Thaís H. Del Monte, professora do curso extra de cerâmica do Colégio Miguel de Cervantes e proprietária do atelier Terra do Fogo, os alunos se reuniram em três divertidas sessões para elaborar e decorar as peças com um anagrama criado por eles.

No último dia de nossa viagem, almoçamos no quilombo e, depois de um emocionante depoimento, os alunos fizeram a entrega das cumbucas. A Associação Remanescente do Quilombo André Lopes presenteou-nos com um exemplar autografado do livro de receitas Quilombo Na Cozinha, que ficará disponível na biblioteca do Colégio.

Aproveitamos estas linhas para agradecer a participação de todos os alunos e, especialmente, a colaboração de Thaís e de Ederon Marqués, por confiarem em nossa proposta e torná-la possível.