Semana da União Europeia no Colégio Miguel de Cervantes

De 8 a 12 de maio, o Colégio Miguel de Cervantes dedicou vários momentos à celebração do dia da União Europeia

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 12 de maio de 2017.

Nas aulas de Cultura Espanhola, os alunos do 8º ano e do Ensino Médio refletiram sobre a origem da União Europeia e os princípios que regem sua constituição. “Nas aulas, os alunos ouviram o hino da União Europeia (Allegretto da Nona Sinfonia de Beethoven) e realizaram atividades propostas pela página oficial da União Europeia dedicada a professores*”, explica o professor José Muñoz Cabrera, de Cultura Espanhola do 8º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As atividades consistiram em realizar quizzes ou resumir e debater sobre algum dos temas sugeridos pelo site da UE. Segundo o professor José, os alunos do 8º ano tiveram uma explicação mais aprofundada. “Nos grupos do 8º ano, como ainda não havíamos tratado antes de temas relacionados à UE, dediquei algumas horas para explicar o que é a União Europeia, quais são os símbolos que a caracterizam (hino, moeda comum, bandeira etc.) e que instituições a representam”, comenta o professor.

Segundo a professora e chefe do Departamento de Física e Química, Solange Aparecida Mesquita, os professores desenvolveram com os alunos de 9º ao 3º ano do Ensino Médio uma pesquisa e discussão a respeito das mudanças climáticas e de quais ações a União Europeia tem realizado para minimizar e conscientizar sobre esse problema. “Em grupos, os alunos refletiram sobre uma pergunta motivadora: Quanto você sabe sobre as mudanças climáticas? Posteriormente, alguns dados foram apresentados, por exemplo, o fato de que, entre 2014 e 2020, 20% do orçamento da União Europeia (180 bilhões de euros) será despendido em ações relacionadas ao clima**”, explica Solange.

Os alunos do Ensino Fundamental I tiveram nas aulas de tutoria a apresentação da origem da União Europeia. No encerramento da semana, os alunos do 5º ano interpretaram, em frente às bandeiras, o hino da União Europeia em flauta, tendo sido acompanhados pelo professor e chefe do Departamento de Música, Ivo Bonfiglioli. Antes da apresentação musical, o chefe de estudos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, César Bardillo, falou com os alunos sobre a participação da Espanha na UE. Compareceram à apresentação as diretoras, Lourdes Ballesteros e Amélia Salazar, a orientadora Maria Cecília de Marcilio e as professoras do 5º ano.

 

*http://europa.eu/teachers-corner/index_eu/

**Fonte: http://ec.europa.eu/assets/clima/our_planet_our_future/es/index.html . Acesso em 09/ 05/2017.