ENSINO MÉDIO

Olímpiada Nacional de Ciências
Alunos recebem medalha de prata e menção honrosa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 8 de novembro de 2017.

O Colégio Miguel de Cervantes parabeniza os alunos Pedro Henrique Rosa Borges Ishida, medalha de prata, e Daniel Kenji, que recebeu a menção honrosa, pelo desempenho na olímpiada de Ciências mais disputada do Brasil.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma competição realizada por duas sociedades científicas, a SBF (Sociedade Brasileira de Física) e a ABQ (Associação Brasileira de Química),  e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Para Kátia Pupo, orientadora do Ensino Médio do Colégio, a participação dos alunos é mais uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como interpretar, avaliar e planejar intervenções para a resolução de situações-problema. “Estamos muito felizes e orgulhosos com mais essa recente conquista dos nossos alunos e acreditamos que ela demonstra o êxito do trabalho educativo dos professores do Departamento de Física e Química, que apoiam e estimulam todos a participar. Destaco a participação do aluno Pedro, que mesmo diante de um número considerável de concorrentes alcançou a medalha de prata e por muito pouco (0,28 pontos) não obteve a medalha de ouro”, conclui Kátia.

Com questões que incluíam mecânica clássica, termofísica, óptica geométrica, eletricidade, magnetismo, entre outras as etapas, as provas da ONC ocorreram em agosto e setembro e reuniram estudantes de escolas particulares e públicas de todo país.

A solenidade de premiação acontecerá em Fortaleza, Ceará, em 21 de novembro. 

Relação dos alunos que participaram da 2ª fase:
Carolina Costa de Simoni Corrêa
Daniel Gurgel Terra
Daniel Kenji S. Furukawa
Luis Felipe Porro
Murilo Enrique Dorion Nieto
Nickolas Antonio Sanches Rodrigues
Nina Tavora de Castro Brandão
Pedro Henrique R. Borges Ishida
Sofia Guedes Candido

Saiba mais: http://onciencias.org/media/site/public/anexos/resultado-1o-ano-2017.pdf