Encontro de TE em 8 de novembro
Produção de curta-metragem: As profundezas do tempo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de novembro de 2017.

O encontro de formação da equipe de tecnologia educacional, realizado em 8 de novembro, apresentou uma experiência de aprendizagem realizada pelos alunos de 8º ano nas aulas de Língua Portuguesa e Produção de Texto. O trabalho consistiu na produção de um curta-metragem, desde a concepção de um roteiro, distribuição de tarefas, produção e direção até sua execução.

No encontro de formação, a professora de Língua Portuguesa Roberta Fernandez discorreu especificamente sobre a atividade do grupo de alunos que produziu durante os meses de maio e junho o curta-metragem O poço e o pêndulo, baseado no conto de Edgar Allan Poe.

O curta ficou em 5º lugar no 1º Festival de Curtas promovido pela plataforma digital Árvore de Livros. O trabalho foi orientado pelas professoras Roberta Fernandes e Leila Maria Pereira, de Língua Portuguesa do 8º ano, e pelo membros da Equipe de TE do Colégio Miguel de Cervantes William Gerson da Rosa, professor de Arte de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, e Carolina Ferrucci Monção, professora de Geografia do Ensino Médio.

A Árvore de Livros é a maior plataforma de leitura digital do Brasil e serviu como fonte para a maioria das pesquisas relacionadas à expressão audiovisual, bem como para o estudo da obra que deu origem ao curta. O Festival de Curtas da Árvore de Livros*, proposto para alunos de 8º e 9º anos, teve como objetivo incentivar o hábito da leitura e impactar jovens que já nasceram na era digital e são fascinados pelo audiovisual.

Para a realização do projeto, os alunos do grupo leram o material disponível na plataforma sobre a história do cinema, pesquisaram sobre a linguagem cinematográfica e fizeram estudos sobre posicionamento de câmera, planos e decupagem. 

Os alunos envolvidos participaram do encontro de TE e deram seu depoimento sobre o prazer da realização do trabalho, seus desafios e sobre a motivação de criar algo que transcende o espaço da escolar. Além de professores, o encontro também contou com a presença dos pais dos alunos, que trouxeram uma rica contribuição com base na perspectiva das famílias em relação à atividade.

Para Ana Paula Oliveira Jacinto Rangel, mãe da aluna Lara, um dos destaques foi o envolvimento da filha em aprender sobre o cinema e compartilhar o conhecimento com a família. “É um dos momentos em que a escola entra dentro da nossa casa, que aconteceu de forma mais intensa por ser uma proposta de maior visibilidade. Outro aspecto é que, além do vídeo deles, havia outros também classificados. Assisti-los colabora para que eles desenvolvam um olhar crítico”. Ana Paula também acentuou que o projeto colaborou para ensinar aos alunos que é preciso perseverar, sentimento importante para o desenvolvimento do indivíduo em qualquer área.

Para Hércules Maimone Sobrinho, pai da aluna Letícia, o trabalho oportunizou uma amplitude de diálogos sobre assuntos diversificados que foram desde a riqueza da obra de Allan Poe até as origens do cinema e sua função como linguagem. Para ele, o envolvimento dos alunos no projeto corrobora a necessidade do incentivo ao entendimento sobre o comportamento humano e à criatividade.

Durante o encontro, a professora Roberta destacou que durante o processo os alunos leram em média quatro livros, o que representa um número considerável em comparação com o levantamento do Instituto Pró-livro**, órgão responsável pelo principal levantamento do hábito de leitura dos brasileiros. Segundo o que foi apurado em 2015 pela instituição, a média de livros lidos por alunos do Ensino Fundamental II no Brasil é de 2,75 a cada 3 meses.

Alunos que participaram do curta:
Antonio Fardo Neto
Arthur Guthmann Spalding
Carolina Miglio Pedrosa Arsenio
Felipe Kuramoto Faucon
Giulia Torquato Mancusi
Lara Jacinto Rangel
Laura Gama Fonseca
Letícia Alonso Maimone
Luiza Salvatore Ribeiro Cruz
Manuela Franz da Rosa Carlos
Stella Silveira Pureza
Tomás Bicudo Ancona Larrabure
Victor Zanini Marcelo

*Saiba mais em:
https://www.cmc.com.br/30062017-festival-de-curtas-da-arvore-de-livros/
https://www.arvoredelivros.com.br
Para saber mais sobre o festival, acesse: https://www.arvoredelivros.com.br/festival

** http://prolivro.org.br/home/