EXTRACURRICULARES

Noite de dança espanhola do Colégio Miguel de Cervantes
Espetáculo Anda Jaleo, inspirado e em homenagem a Federico García Lorca

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de setembro de 2017.

A noite do espetáculo de dança espanhola do Colégio Miguel de Cervantes celebrou a arte em suas diversas matizes. Com o tema em homenagem ao poeta Federico García Lorca, que enobreceu em suas poesias e textos a eloquência da expressão corporal de dançarinas e dançarinos de flamenco, poesia e música emocionaram o público.

O espetáculo foi dirigido e coreografado pelas professoras Laureana de la Iglesia Alonso e Elisabete Martins da Silva, e as bailarinas do curso extra do Colégio Miguel de Cervantes, do Cervantes Solidário, do grupo Toledo, com a participação de mães de alunos e professoras do Colégio, e do Grupo La Mancha, formado por ex-alunas, trouxeram ao palco momentos de destaque na relação entre poesia e música.

A noite começou com a alegria e graça das pequenas bailaoras na divertida Rumbita. O grupo La Mancha representou em Verde que te quiero verde a consagrada poesia musicalizada que propagou o antagonismo da força e da alegria nas palmas e na suavidade dos olhares das bailarinas. Em Sevillanas e aos sons da Malagueña, Rumbas, Sapateados e da tradicional canção El Vito, as alunas de dança do Cervantes Solidário interpretaram uma seleção repleta de beleza e expressividade. Por meio de poesias e músicas recopiladas, os grupos La Mancha, Marbella, Sevilla, Toledo, Madrid e Málaga homenagearam o grande artista que difundiu a cultura popular e da dança espanhola em todo mundo.

Para a professora Laureana, a escolha do tema faz justiça à representatividade da obra do poeta. “A apresentação de dança espanhola deste ano teve a intenção de homenagear o poeta Federico Garcia Lorca não só pela grandiosidade da sua obra, mas também pela importância que deu à música popular espanhola e ao flamenco, fazendo recopilações tanto de músicas como de danças esquecidas levando ao mundo essas canções e eternizando o flamenco em suas poesias e obras teatrais”.

Ao final do espetáculo, todas as bailarinas se reuniram ao palco para o grand finale.

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.