Quixote Solidário – Curso de voluntariado educativo
Palestra com Conceição Aparecida Vigliotti

Por: Marisol Patricia Saucedo R. Lage | 11 de setembro de 2017.

Uma antiga fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais importante do que a razão, diz o filósofo Leonardo Boff. Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, idosos e até mesmo o planeta Terra.

Acreditamos que somos tantos no planeta que, se cada um cuidar e transformar o que não está bem no meio ambiente, teremos um mundo mais acolhedor e ético.

Os alunos do curso “Quixote Solidário” expressaram a vontade de cuidar e transformar. Uma das preocupações é o tema sobre os animais: principalmente cães e gatos de rua. Foi pensando nesse assunto que convidamos a protetora Conceição Aparecida Vigliotti para uma palestra.

Na reunião, em 30 de agosto, os alunos se sensibilizaram com os casos de falta de cuidados e o maltrato animal relatados por Conceição. A protetora apresentou vídeos dos animais resgatados por ela em situação lastimável, todo o processo de recuperação e depois o “final feliz” de cada um deles. Ela disse também que ainda existem 41 cães sob seus cuidados, esperando por um lar.

Em seguida, alertou os alunos sobre a responsabilidade que se deve ter perante a decisão de adquirir um animal de estimação, enfatizando a necessidade de aumentar a conscientização das pessoas para que elas não comprem animais de canis ilegais. Conceição explicou a importância da castração para evitar a procriação e a crueldade de tê-los amarrados, sem comida e água. Ela aproveitou o momento para provocar reflexões sobre os animais de circo, dos jardins zoológicos e também sobre o tráfico de animais silvestres, que sempre acabam encerrados em minúsculas gaiolas.

Nossos “Quixotes solidários” perceberam que podem, como voluntários cervantinos, ajudar muito, não com dinheiro, mas com palavras, denunciando abusos, fazendo campanha por mobilização e conscientização.

Boff, L. Saber Cuidar: Ética do humano compaixão pela terra. Petrópolis -RJ: Vozes, 1999