Dicas de leitura – Novembro

Moscas e outras memórias
Eve Ferretti; Fabíola Werlang

Moscas e outras memórias é uma produção da autora e ilustradora Eve Ferretti, em parceria com a escritora Fabíola Werlang. Os textos e imagens ali reunidos apresentam situações aparentemente excêntricas e complexas vistas de maneira sútil, como olha uma criança. A relação entre a narrativa escrita e a ilustrada aqui se estabelece como um jogo: enquanto o texto conta uma situação aparentemente normal da vida do personagem, a ilustração revela a face excêntrica do mesmo personagem. Inspirada nas produções de Edward Lear e Lewis Carroll, Moscas e outras memórias é um livro intrigante, assim como os olhares das crianças para as realidades diversas com as quais se deparam. Sua narrativa não se desenvolve na tentativa de esclarecer e amenizar as ‘estranhezas’ do mundo, antes comunica essas excentricidades com a mesma despretensão com a qual elas se colocam para o protagonista em suas vivências. 

Faixa etária: 8 anos

 


O rei Davi, o príncipe Salomão e o ovo cozido
Ilan Brenman, ilustrações: Rashin Kheiriyeh

Em um mundo onde a intolerância tem cada vez mais força, surge um livro na contramão do individualismo, da astúcia perversa, da injustiça. O rei Davi, o príncipe Salomão e ovo cozido conta a parábola do ovo cozido, em que em um jantar oferecido por um vizinho, um homem empresta um ovo a outro conviva, Samuel. Um ano depois, o homem cobra o empréstimo com muitos acréscimos, espantando Samuel. Este, busca a ajuda de rei Davi que com bondade e senso de justiça resolve o impasse entre Samuel e seu credor. O livro torna-se mais interessante pelo seu processo: uma história judaica ilustrada por uma islâmica. A união de duas culturas dadas constantemente como antagônicas mostra que, na verdade, somos muito mais próximos do que podemos supor.

Faixa etária: A partir de 8 anos

 

 


Onde as árvores cantam
Laura Gallego García

Filha única do duque de Rocagris, Viana é noiva do jovem Róbian de Castelmar. Prometidos um ao outro desde a infância, eles se casarão na próxima primavera. Contudo, um alerta sobre a invasão bárbara frustra seus planos. Tanto Róbian como o duque do Rocagris partem a fim de defender o reino da Nórtia, mas fracassam. Da noite para o dia, o mundo de Viana desmorona. Sozinha, ela é obrigada a fugir para a Grande Floresta. Ali aprende a caçar, a lutar e a defender-se feito homem, renunciando, assim, à condição de donzela. Para salvar o reino, porém, ela terá de seguir a pista de antigas lendas sobre o lugar, no coração da mata, onde as árvores cantam…

Faixa etária: A partir de 14 anos