A hora do parque
Alunas criam rede para ninguém ficar sozinho no parque

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 21 de agosto de 2017.

O horário do parque é para os estudantes o momento de descanso e lazer. É nele que crianças e adolescentes brincam, se alimentam e descansam. O momento proporciona amizade, aprendizado e, muitas vezes, conflitos que colaboram para o crescimento pessoal e para a socialização.

Sensibilizadas pelo vídeo sobre socialização na escola, apresentado pela professora Isamable Braga Ret, as alunas do 3º B Beatriz Dias Cohn, Beatriz Trancoso Ferreira Nascimento, Mariana Contri Café e Alves e Mariane Gaviolle Medeiros tomaram a iniciativa de reproduzir o projeto dentro da escola.

Em sua concepção, o projeto mantém no radar alunos que possam estar sem companhia para brincar ou conversar nos intervalos. As alunas querem aproveitar o momento de lazer e acolher os colegas, principalmente os recém-chegados.

Para isso, elas visitaram as salas do 3º ano e apresentaram a ideia a todos os alunos. Ao final, deixaram à disposição um cartaz, elaborado por elas, para todos que quiserem se inscrever.

Para as alunas, a ideia é que ninguém fique, contra a vontade, sozinho no parque. “Existem várias pessoas que são tímidas e não conseguem fazer amizades, então sempre que virmos alguém sozinho vamos lá ajudar”, afirmam as alunas do projeto.

Para a professora Isamable Braga Ret, a iniciativa das alunas já provocou mudanças no comportamento dos colegas. “Quando um projeto como esse parte da vontade e sensibilidade das próprias crianças, ele tem mais força e, consequentemente, é mais eficaz. Por mais que nós estejamos envolvidas e compartilhemos o momento de parque com eles, a integração dos alunos recém-chegados só é completa quando as crianças se envolvem. Esse tipo de empoderamento é fundamental para o crescimento deles como seres humanos”, afirma Isamable.