ENSINO MÉDIO

Biotecnologia em pauta
Em 25 de outubro, a bióloga Luciana Vasques conversa com os alunos do 3º ano do EM

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de outubro de 2017.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu a Profa. Dra. em Ciências Biológicas Luciana Vasques para uma palestra com os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre Biotecnologia e Biologia Molecular.

Luciana, que é fundadora da empresa Molecolare, atua com jovens estudantes em projetos e palestras para divulgar o conhecimento científico e estimular o pensamento crítico. Para ela, o pensamento científico colabora para a formação do indivíduo e sua aplicabilidade abrange qualquer área de atuação.

A bióloga iniciou o bate-papo explicando a definição de Biotecnologia, atividade que consiste em utilizar processos biológicos com a finalidade de produzir bens. Luciana afirmou que biotecnologia engloba um campo multidisciplinar que relaciona a Engenharia, a Química e a Biologia e trouxe exemplos de sua aplicação, estimulando os alunos a refletir sobre o campo de atuação dessa área, principalmente na manipulação gênica de vegetais e animais e na produção de remédios.

Para apresentar o conceito de Biologia Molecular, a bióloga explicou tratar-se de uma ciência que estuda o funcionamento dos seres vivos no nível molecular, ou seja, dentro de suas células. Ela demonstrou aos alunos as bases moleculares que levam ao crescimento exacerbado e desordenado de células, incluindo invasão de órgãos e tecidos, originando células cancerígenas. Ela abordou os recentes avanços da área para o diagnóstico e tratamento do câncer.

Para Marcos Engelstein, professor de Biologia do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio, o encontro aproxima os alunos do universo das Ciências Biológicas e estimula a curiosidade pelas ciências de um modo geral.

Luciana Vasques é fundadora da Molecolare. É graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências – USP (IB-USP), onde também obteve seus títulos de Mestre e Doutora. Realizou três pós-doutoramentos, também pela USP. Foi professora visitante do Departamento de Bioquímica da UNIFESP e desenvolve, com seu grupo, pesquisa em Biologia Molecular e Câncer como colaboradora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, IB-USP. Ao longo da carreira, descobriu que adora ensinar e que passar seu conhecimento adiante está entre seus maiores objetivos.