Folclore no Colégio Miguel de Cervantes
Atividades e exposição celebram o folclore brasileiro

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de agosto de 2017.

No mês do folclore, a Biblioteca do Colégio Miguel de Cervantes preparou atividades muito especiais para todos os alunos. Na semana de 21 a 25 de agosto, uma programação diferenciada divertiu e instruiu os alunos sobre a ciência das tradições, dos usos e da arte popular do Brasil.

A imersão no rico folclore brasileiro foi externada em toda a decoração dos espaços da biblioteca e em um mural temático que conta um pouco da história dessa manifestação cultural por meio das personagens e referências às danças, comidas típicas, parlendas, adivinhas e superstições.

A exposição Cultura Popular trouxe mais de 20 peças do acervo da Biblioteca Pública Municipal Belmonte. Entre artigos indígenas estiveram cestarias, arte plumária, utensílios de ferro e barro, que puderam ser apreciados em meio aos varais de cordel.

Na programação, os frequentadores da Biblioteca foram surpreendidos com os desafios de adivinhas e trava-línguas, nos quais os alunos interessados participaram recitando, adivinhando e concorrendo a doces da cultura popular, como pé-de-moleque e paçoca.

Ainda durante o mês de agosto, diversas atividades entre os ciclos, como a leitura de lendas, a procura pelo Saci, a apresentação de teatro e as saídas pedagógicas, ressaltaram o tema que inspira, diverte e reflete sobre a identidade cultural brasileira.

Algumas das atividades especiais do mês do folclore na Biblioteca: 

Construindo o CurupiraInfantil I e II: Construção da lenda do Curupira através da reprodução de imagens. Após a leitura da lenda, os alunos participarão da montagem individual de um quebra-cabeça do personagem Curupira.                  

Dobrando o Saci – 1º e 2º anos: Leitura da lenda do Saci em cordel, do livro Mitos e lendas em cordel, de Nireuda Longobardi.  Oficina de dobradura do personagem Saci. Os alunos terão um quadro interativo para deixar sua construção. 

Cineclube “Juro Que Vi” – 3º e 5º anos: Fala inicial sobre a comemoração do Folclore Brasileiro, proferida no dia 22/08.  Apresentação de livros sobre o tema. No decorrer da apresentação serão exibidos vídeos de aproximadamente 10 minutos cada sobre as seguintes lendas folclóricas: O Curupira, a Iara, o Saci e Matinta Perera. A série “Juro que vi” é uma produção da TV Escola em colaboração com estudantes da rede municipal de ensino. Cada turma escolherá duas lendas, que serão apresentadas em cordel antes da projeção dos vídeos.

Quiz “Sua Vida Tem Folclore” 4º ano: Fala inicial sobre a comemoração do Folclore Brasileiro no dia 22/08. Apresentação de livros sobre o tema. Aplicação de um questionário divertido com 10 perguntas sobre o folclore brasileiro. Os alunos saberão, no final, se o folclore faz parte de suas vidas. Os que acertarem todas as questões serão presenteados com livros infantis.

*Para saber mais sobre o Teatro Mambembe de Repertório:

https://www.facebook.com/pages/projetoteatrocombr/222059874504182?sk=timeline