Virada Sustentável 2017 no Colégio Miguel de Cervantes
Evento reuniu mais de 650 pessoas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de agosto de 2017.

A Virada Sustentável 2017 no Colégio Miguel de Cervantes reverenciou os pilares da sustentabilidade e proporcionou muito divertimento e informação a todos os participantes. Durante o evento, toda a infraestrutura do Colégio se transformou para acolher os visitantes, que puderam participar das diversas atividades propostas.

Com uma programação diversificada, crianças, jovens e adultos puderam brincar e explorar a astúcia e a criatividade nas oficinas Salve o Mundo em 15 minutos, do Escape 60 – Santo André, Cirandando, do grupo Cervantes Solidário, e Re (cicle), Re (Use), Re (crie) tudo a sua maneira, oferecida pela Casa de Makers.

Para exercitar o imaginário e mergulhar na fantasia, a peça teatral Semeando em canto e a oficina Senta que lá vem história trouxeram o maravilhoso mundo das histórias para a Virada.

A publicitária Priscilla Teles Martins, mãe da aluna Estela, do 1º C, elogiou a organização e a programação diversificada. “A proposta é fantástica. É o primeiro ano em que participamos e eu não tinha ideia da quantidade e variedade de atividades. Gostamos muito da iniciativa”, afirma Priscilla.

O encontro com a arte em suas diversas manifestações esteve presente na exposição Aquarela, as cores do Brasil, do fotógrafo Marco Flues, e na oficina ApropriArte: apropriação e deslocamento em arte. Para Marco Flues, que visitou a exposição e participou da Virada com a família, “cada fotografia tem um significado pessoal, e é maravilhoso poder dividir com as pessoas um momento que foi essencial para você”, comenta o fotógrafo.   

Ciência e diversão estiveram presentes na oficina sobre compostagem Minhocando no Jardim Botânico, oferecida pelo grupo Morada da Floresta, e na oficina Jardim Sustentável, que propôs a construção de terrário.

O cuidado com o corpo e a mente foram garantidos na relaxante oficina Yoga no Jardim Sensorial, do grupo Yoga, com a professora Mahira Nicolodi Vieira. Na Planeja aí…evitando o desperdício, proporcionada pela GRSA, os participantes puderam aprender sobre o consumo consciente por meio do planejamento e organização para melhor aproveitamento dos alimentos..

Para Daniela Café, mãe dos alunos Eduardo, do 5º A, Beatriz, do 5º D, Giulia, do 8º B, e André, do 7º D, o evento foi repleto de emoção. “Estou emocionada, acho que é um evento muito necessário, pois estimula a conscientização. O fato da vinda das crianças ser voluntária é bom, mas é ruim também porque não exige das famílias uma participação e, dessa forma, nem todos prestigiam, o que é uma pena. A programação está bem completa e consegue afetar as crianças de diferentes maneiras, seja no sentir, seja no olhar, como na oficina de arte, na exposição de fotos, na ciranda, no teatro. Enfim, o evento está muito completo e a escola fez um trabalho incrível que vai ficar na memória das crianças que participaram”, afirma Daniela.

Além disso, durante todo o evento, com o bazar de troca Ilha de Brinquedos, as crianças aprenderam que brincar é coisa séria quando o assunto é sustentabilidade.  Já a feira de produtos orgânicos Da roça para a mesa, do Sítio Olho d’água, e Banca Orgânica trouxeram uma variedade de legumes e verduras diretamente de seus produtores, colaborando assim para o fomento da agricultura familiar e sustentável.