Encontro com professor Antonio Abello Rovai
Nos dias 27 e 28 de março, professor apresenta aos alunos um panorama histórico sobre a formação de São Paulo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de março de 2017.

Para falar sobre as transformações do tempo e a importância da memória e da história para a compreensão da realidade e do cotidiano, o professor de História Antonio Abelllo Rovai apresentou aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a palestra Breve História de São Paulo, uma cidade de muitas culturas.

O professor explicou aos alunos a formação da cidade sob o ponto de vista das pessoas e culturas que contribuíram para a pluralidade e a diversidade cultural e que constituem parte de nossa herança e história pessoal. Antonio traçou uma linha do tempo, apontando os principais eventos que favoreceram a vinda de outros povos para São Paulo.


Fotos: Silvio Luiz Canella / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

Para Antonio, a identidade de São Paulo é constituída pela história das pessoas que, ao longo do tempo, imprimiram sua cultura, mesclando-a com a de outros povos, de forma que o respeito e a tolerância devem ser reforçados para a construção de uma sociedade pacífica.

“São Paulo se formou com base nos indígenas, depois com os portugueses, escravos africanos, italianos, espanhóis, japoneses, nordestinos e muitos outros. São Paulo é de todas as pessoas que ajudaram na sua construção, mas a história não acabou; ainda temos muita história, e São Paulo é de todas as pessoas que vieram e de todas as pessoas que ainda estão por vir, por exemplo, neste momento, em que recebemos refugiados da Guerra da Síria. São Paulo, que sempre foi uma cidade acolhedora, precisa continuar tratando bem e acolhendo essas pessoas, porque todos nós ou nossos antepassados viemos de fora para contribuir com a história de nossa cidade”, conclui Antonio.