EDUCAÇÃO INFANTIL

Animais de Jardim
Infantil I estuda o fantástico microcosmo dos bichinhos do jardim

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de agosto de 2017.

Que tipos de animais podemos encontrar no jardim? Há animais que visitam as flores? Há animais no ar? Essas foram algumas das questões levantadas pelas professoras do Infantil I para o início do trabalho desenvolvido ao longo do 1º e 2º trimestres, que tem como objetivos estimular o interesse e a curiosidade pelo mundo físico e social, estabelecer relações entre o meio físico e as formas de vida e reconhecer a importância da preservação das espécies.

Com base no levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre esses seres vivos, atividades interdisciplinares foram propostas valorizando a participação do aluno como protagonista da sua aprendizagem.

Com a colaboração das famílias, os alunos pesquisaram informações sobre os animais. Inspirados por leituras como A minhoca Filomena, de Márcia Glória R. Dominguez, Confusão no jardim, de Ferruccio Verdolin Filho, entre outras, os pequenos pesquisadores puderam identificar diferentes particularidades dos bichinhos e, tendo as professoras como escribas, produziram um texto coletivo sobre suas descobertas.

Em uma pesquisa de campo, munidos com uma lupa, desbravaram os jardins do Colégio procurando os seres estudados. Com uso da tecnologia, exploraram sites especializados e observaram alguns dos animais explorados com a max câmera, dispositivo que possibilita o estudo dos objetos ou animais com projeção na lousa digital. Dessa forma, puderam constatar características e comportamentos relevantes sobre os animais estudados.

Em brincadeiras realizadas durante as rodas formadas em sala, as crianças participaram de jogos de adivinhação e conversas sobre o habitat jardim, o que as motivou a produzir ilustrações sobre os animais de sua preferência. O resultado foi a confecção de um álbum de figurinhas que inclui os verbetes elaborados oralmente por eles.

Segundo as professoras do Infantil IB, Maria Eulina Sturm e Haleena Emilliana Moya Sales, o propósito do álbum é dar sentido às produções artísticas e textuais, contextualizar os numerais e a noção de ordenação em matemática, além de trabalhar a coordenação fina e espacial com a colagem dos decalques, mas o principal é que eles aprendam se divertindo.