Jogos colaborativos

Alunos do 5º e 7º anos trocam experiência sobre jogos africanos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de julho de 2017.

Em uma atividade de integração movida à diversão, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental visitaram os alunos do 7º ano para ensinarem as regras dos jogos africanos Mancala, Shisima, Yoté e Borboleta.

A atividade, proposta pelas professoras Viviane Moreira e Katia Sato, do 5º ano, e Simone Degam, do 7º, tem como objetivo principal o intercâmbio de conhecimento acerca dos jogos de raciocínio e estratégia confeccionados pelos alunos do 5º ano durante as atividades interdisciplinares relacionadas à leitura do livro Com os pés na África.

Segundo a professora Viviane Moreira, o encontro promoveu um momento de colaboração entre as turmas. “A leitura do livro de Sergio Tulio Caldas motivou-nos a trabalhar com jogos matemáticos da África. Os alunos confeccionaram e escreveram as regras dos quatro jogos: Mancala, Shisima, Yoté e Borboleta. Com esse encontro, os alunos do 7º ano tiveram a oportunidade de aprender a dinâmica desses jogos e ampliar o conhecimento sobre a cultura de algumas regiões do continente africano”, explica Viviane.

Para a aluna Juliana Silberstein Sestini, do 7º B, a experiência foi surpreendente. “Nunca tinha ouvido falar desses jogos, são muito diferentes. Achei interessante conhecer jogos de outras culturas. Seria bem legal se outras turmas pudessem participar, porque é uma atividade diferente e que nos tira da rotina”.

Já Fellipe Wander Godoy, do 7º B, disse que aprendeu bastante com a brincadeira. “Foi bem legal jogar e descobrir mais sobre a cultura africana. Dá para perceber que todos esses jogos seguem um padrão de lógica. São muito divertidos”.

Joana Schenk Morsa, do 5º A, explica como foi o processo de criação dos jogos. “A experiência foi muito bacana porque nós criamos os jogos depois de aprender muito sobre eles. Fizemos muitas oficinas. Foi um projeto bem legal, pois criamos o que aprendemos. Os africanos fazem os jogos no chão, na terra. Aqui fizemos com materiais recicláveis depois expusemos na Feira do Livro, e o melhor é que reaproveitamos vários materiais”, conta Joana.

O aluno João Gabriel Martinez Ceccato Etchebehere, do 5º A, também aprovou a atividade. “Eu acho que foi uma experiência muito legal. Não sabia que a África tinha esses tipos de jogos, que foram criados há muito tempo. Também é sempre legal aprender sobre a cultura de outros lugares”.