Por: Amélia do Rosário M. Farré Salazar | 18 de maio de 2018.
Neste ano comemorativo de seus 40 anos de atividade e funcionamento, o Colégio Miguel de Cervantes reverencia com a exposição “MEMÓRIAS LITERÁRIAS uma de suas realizações de maior destaque: a FEIRA DO LIVRO”.
A primeira edição da Feira do Livro teve lugar há 35 anos e, ao longo de sua trajetória de crescimento, persegue sua principal finalidade: fomentar o gosto pela leitura. Além disso, destaca a importância da literatura para a formação integral de crianças e jovens, seja do ponto de vista do desenvolvimento de suas habilidades e competências, seja para sua plena inserção na cultura e para sua formação cidadã.
Ao longo desses anos, nosso evento literário conquistou um ilustre espaço no cenário cultural nacional e internacional, dada a relevância dos autores que por aqui passaram para conversar diretamente com seus leitores, nossos alunos. O encontro do escritor com o leitor é o ponto culminante do evento, momento em que o aluno, em contato direto com o escritor, assume o protagonismo de seu processo de aprendizagem, crescimento e transformação por meio da leitura.
A Feira do Livro é um evento cervantino consolidado na cidade de São Paulo como uma grande festa literária, e a presença constante de renomados escritores brasileiros e estrangeiros, em suas diferentes edições, imprime uma marca de qualidade e enobrece, sobremaneira, o projeto pedagógico do colégio.
A exposição “MEMÓRIAS LITERÁRIAS” reúne fragmentos dos 35 anos desse evento, do qual temos muito orgulho, e pretende ser um marco histórico na vida desta instituição educacional, que leva o nome de um dos mais renomados escritores mundiais: Miguel de Cervantes.