O livro Origem, de Nat Cardozo, foi trabalhado com os alunos do 5º ano, proporcionando uma experiência de aprendizado rica e significativa. Por meio de suas páginas, os estudantes viajaram por diferentes culturas, conhecendo povos originários e suas tradições. Cada classe ficou responsável por três povos distintos, garantindo uma abordagem ampla e detalhada.
Divididos em grupos de 10 estudantes, cada grupo assumiu a missão de criar uma produção escrita baseada no livro, personificando as histórias e trazendo-as para o presente. Além disso, produziram infográficos sobre a localização, alimentação, modo de vida, fauna, flora e curiosidades desses povos. O objetivo foi permitir que os alunos conectassem informações visuais e textuais para uma compreensão mais profunda.
O projeto também incluiu um debate essencial sobre os desafios que os povos indígenas enfrentam atualmente. Os estudantes discutiram questões como a preservação de territórios, a luta pela manutenção de suas línguas e culturas e os impactos da degradação ambiental. Essa reflexão expandiu a consciência dos alunos sobre a importância da valorização e proteção dos povos originários.
Outro tema abordado foi a preservação do meio ambiente. Inspirados pela relação respeitosa dos povos originários com a natureza, os alunos analisaram formas de cuidado com o planeta e aprenderam a importância de atitudes sustentáveis.
Com base no livro, os estudantes foram preparados para a contação de histórias, em espanhol. Trabalharam a oralidade, a expressividade e a entonação, tornando suas narrativas mais envolventes e significativas. Ao contar as histórias, cada aluno colocou emoção em suas palavras, transportando os ouvintes para universos imaginários repletos de tradição e conhecimento.
Para registrar todo esse aprendizado, criaram scrapbooks onde reuniram memórias do projeto. Ilustrações feitas por meio de colagem, desenho e costura também foram desenvolvidas, servindo como inspiração para a produção de textos. O processo de transformar imagens em palavras permitiu que os alunos expressassem suas próprias interpretações e sentimentos.
O que foi trabalhado ficará guardado, não apenas nos registros visuais e escritos, mas também na memória de cada estudante. A experiência adquirida continuará ressoando, despertando reflexões e garantindo que as histórias dos povos originários sigam vivas, sempre esperando para serem contadas novamente.
El libro Origen, de Nat Cardozo, fue trabajado con los alumnos de quinto grado, proporcionando una experiencia de aprendizaje rica y significativa. A través de sus páginas, los estudiantes viajaron por diferentes culturas, conociendo los pueblos originarios y sus tradiciones. Cada clase se hizo cargo de tres pueblos distintos, asegurando un enfoque amplio y detallado.
Divididos en grupos de 10 estudiantes, cada grupo asumió la misión de crear una producción escrita basada en el libro, personificando las historias y llevándolas al presente. Además, produjeron infografías sobre la ubicación, alimentación, modo de vida, fauna, flora y curiosidades de esos pueblos. El objetivo fue permitir que los alumnos conectaran información visual y textual para una comprensión más profunda.
El proyecto también incluyó un debate esencial sobre los desafíos actuales que enfrentan los pueblos indígenas. Los estudiantes discutieron cuestiones como la preservación de los territorios, la lucha por el mantenimiento de sus lenguas y culturas y los impactos de la degradación ambiental. Esta reflexión amplió la conciencia de los alumnos sobre la importancia de valorar y proteger a los pueblos originarios.
Otro tema abordado fue la preservación del medio ambiente. Inspirados por la relación respetuosa de los pueblos originarios con la naturaleza, los estudiantes analizaron formas de cuidar el planeta y aprendieron sobre la importancia de actitudes sostenibles.
Basándose en el libro, los estudiantes fueron preparados para la narración de historias, en español. Trabajaron la oralidad, la expresividad y la entonación, haciendo que sus narraciones fueran más envolventes y significativas. En el momento de compartir las historias, cada alumno puso emoción en sus palabras, transportando a los oyentes a universos imaginarios llenos de tradición y conocimiento.
Para registrar todo este aprendizaje, crearon scrapbooks en los que reunieron memorias del proyecto. También desarrollaron ilustraciones
mediante collage, dibujo y costura, que sirvieron como inspiración para la producción de textos. El proceso de transformar imágenes en palabras permitió a los alumnos expresar sus propias interpretaciones y sentimientos.
Lo que se trabajó quedará guardado, no solo en los registros visuales y escritos, sino también en la memoria de cada estudiante. La experiencia adquirida continuará resonando, despertando reflexiones y garantizando que las historias de los pueblos originarios sigan vivas, siempre esperando a ser contadas nuevamente.