Entrevista com Vivian Cristianini,
Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais
Por Guilherme Ferraz Soderi 3ºB | 7 de octubre de 2025
Na terça-feira, 30 de setembro, Guilherme Soderi, aluno do Ensino Médio, realizou um encontro com a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Vivian Cristianini. A conversa abordou os principais desafios enfrentados pelos estudantes na rotina escolar, o papel da orientação educacional no ambiente de ensino e o evento da Hispanidad, realizado no Colégio Miguel de Cervantes. Neste ano, o congresso teve como tema “No es norte, ni es sur; Centroamérica, el Caribe y su diversidad”, celebrando a riqueza cultural e a integração entre os alunos por meio de atividades artísticas e pedagógicas.
Durante o diálogo, Vivian destacou a importância da parceria entre escola, alunos e famílias como base para um processo educativo mais acolhedor e efetivo. Segundo ela, “a escuta ativa e o acompanhamento individual são fundamentais para compreender as dificuldades e potencialidades de cada estudante”.
A orientadora também comentou sobre os impactos das novas tecnologias no ambiente escolar e sobre como elas podem contribuir para o ensino e o desenvolvimento de projetos acadêmicos. Para ela, o uso responsável dos recursos digitais é um ponto-chave para o crescimento acadêmico e o maior engajamento dos alunos. Vivian mencionou ainda uma prática realizada durante o trabalho chamada “Unboxing”, na qual os jovens abriram uma caixa para descobrir os temas que seriam abordados nas atividades. O termo “Unboxing” é inspirado em uma tendência popular entre influenciadores digitais, que consiste em abrir caixas e apresentar ao público o conteúdo recebido, despertando curiosidade e interesse — conceito que, adaptado à educação, tornou a experiência dos alunos mais dinâmica e envolvente.
O encontro teve como objetivo compartilhar com os estudantes e familiares a prática pedagógica desenvolvida na orientação educacional, promovendo uma reflexão sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral dos jovens, incentivando sua participação ativa na vida escolar.
Ao final, Vivian reforçou que o trabalho da orientação durante a Hispanidad vai além da resolução de conflitos. “O congresso busca integrar os jovens por meio de práticas interdisciplinares e lúdicas, como músicas, danças e jogos”, concluiu.