Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta educativa de nosso Colégio fundamenta-se em uma oferta diversificada e contínua de formação, que promove o desenvolvimento pessoal do aluno dentro das seguintes bases: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL
O Colégio “Miguel de Cervantes” é uma instituição educacional fundada em 1978 por um grupo de espanhóis radicados em São Paulo, que contaram com a colaboração da Administração Educativa Espanhola. Constitui-se em uma empresa hispano-brasileira, de caráter particular, que tem como objetivo oferecer à sociedade uma educação de qualidade, criativa e inovadora e difundir a língua e a cultura espanholas. A “Associação Colégio Espanhol de São Paulo” (ACESP) é a entidade mantenedora.

FINS EDUCACIONAIS
Os fins educacionais a que visa podem ser resumidos nos seguintes aspectos:

1. Desenvolvimento completo da personalidade do/a aluno/a;
2. Formação no respeito dos direitos e das liberdades fundamentais e no exercício da tolerância e da liberdade de princípios democráticos de convivência;
3. Aquisição de hábitos intelectuais e técnicas de trabalho, assim como de conhecimentos científicos, técnicos, humanísticos, históricos e estéticos;
4. Preparação para participar ativamente da vida social e cultural;
5. Formação para a paz, a cooperação e a solidariedade entre os povos;
6. Promoção do estudo das línguas portuguesa e espanhola;
7. Estímulo à integração sociocultural entre Espanha e Brasil.

SISTEMA EDUCACIONAL
O sistema educacional do Colégio “Miguel de Cervantes” organiza-se em três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A atividade educativa realiza-se de maneira a garantir a transição entre os três níveis e está baseada em uma formação personalizada, que proporcione aos alunos uma educação integral: pessoal, social e, no futuro, profissional.

Para o alcance dos objetivos propostos, os professores do Colégio Miguel de Cervantes atualizam permanentemente seu projeto educativo, para que cada aluno/a atinja o máximo desenvolvimento de sua capacidade e aptidões, forme seus próprios critérios e adquira maturidade e conhecimentos necessários para tomar suas decisões livre e responsavelmente.

DUPLA TITULAÇÃO
Os estudos realizados no Colégio Miguel de Cervantes são reconhecidos oficialmente como equivalentes aos do sistema espanhol. A comprovação dessa equivalência é expressa através de históricos escolares, certificados e diplomas que são expedidos pelas correspondentes autoridades educativas do Brasil e da Espanha.