MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Adriana Falcão

Atualmente roteirista da Rede Globo, contribuiu com séries de comédia como a Grande Família e A comédia da Vida Privada. Formada em arquitetura, a autora nasceu no Rio de Janeiro, mas com os 11 anos de idade foi morar com o pai, Caio Franco de Abreu, em Recife – PE. Apesar da infância difícil, seus livros e roteiros contam sempre histórias bem-humoradas cheias de comédia. Hoje somam-se mais de 20 obras completas.


PRINCIPAIS OBRAS:


Queria ver você feliz (2014)


Mania de explicação (2001)


A gaiola (2013)


Tarja preta (2005)


PRÊMIOS:


Prêmio FNLIJ – O Melhor Para a Criança (2002)


Fechar

André Neves

Nasceu em Recife e mora em Porto Alegre, onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Formado em Relações Públicas e em Artes Plásticas, atua como escritor e ilustrador de suas obras e de outros autores. É arte-educador e promove palestras e oficinas sobre literatura infantil e Juvenil. Suas ilustrações são coloridas e harmoniosas, dando vida à poesia presente no texto.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Obax;

Tom;

Um dia, um rio;

Lino.

Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNILJ), na categoria Melhor Livro de Imagem e recebeu menções de “Altamente Recomendável”;

Prêmio Jabuti, em 2017, na categoria Ilustração de Livro Infantil pela obra “Nuno e as coisas incríveis”.


Fechar

Christiane Gribel

Autora de livros infantis desde 1996, Christiane Araújo Gribel é uma Escritora e publicitária carioca que vive hoje na cidade de São Paulo. Em 1997 publicou Histórias de um Pequeno Astronauta, sobre um menino que se encanta pelas estrelas. O livro foi ilustrado por Orlando Pedroso e ganhador, em 1988, do Prêmio Jabuti. Sua obra Não Vou Dormir, recebeu grande reconhecimento internacional com o título em espanhol “No Voy a Dormir”


PRINCIPAIS OBRAS:


Não vou dormir (2007)


A pequena serenata do sapo cantor (2010)


O Segredo: mas jura que não conta pra ninguém?  (2019)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti de autora revelação (1998)


Fechar

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku  é escritor e professor de etnia indígena mundurucu, graduado em filosofia, história e psicologia. Mestre em antropologia social e doutor em educação pela Universidade de São Paulo. É Diretor-Presidente do Instituto Uk´a – Casa dos Saberes Ancestrais. Como escritor, se destaca na área da literatura infantil. É membro da Academia de Letras de Lorena. Recebeu a Comenda do mérito cultural por duas vezes.


OBRAS:

A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor; Sabedoria das águas; Contos indígenas brasileiros; Meu vô Apolinário; Tempo de histórias, Um sonho que não parecia sonho; Uma aventura na Amazônia; O Mistério da estrela Vésper, Outras tantas histórias de origem Indigenas das coisas do universo. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Menção de Livro Altamente Recomendável pela Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil.

Prêmio Jabuti de Literatura.

Prêmio da Academia Brasileira de Letras.

Prêmio Érico Vanucci Mendes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


 


Fechar

Fanny Abramovich

Formada em pedagogia pela Universidade de São Paulo, foi pedagoga, arte-educadora e escritora infanto-juvenil brasileira. Em 1965 muda-se para Europa, onde conclui sua pós-graduação em arte-educação. Como professora, passou parte da careira lecionando em faculdades, ensino médio e educação infantil. Além dos livros sobre pedagogia, a autora se destaca na literatura infantojuvenil tendo seus livros utilizados nas escolas de todo o Brasil


PRINCIPAIS OBRAS:


Bateu bobeira e outros babados (2019)


Pacto de sangue (2000)


Quem manda em mim sou eu (1998)


Fechar

Guto Lins

Guto Lins é designer e professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Participou das bienais de ilustração de Barcelona, Bratislava e Bolonha, como também de mostras nacionais e internacionais de design gráfico e ilustrações para livros infanto-juvenis. Faz ilustrações regularmente para veículos da imprensa e tem escrito para publicações especializadas em design gráfico e literatura infanto-juvenil. É autor e ilustrador premiado de diversos livros infanto-juvenis (incluindo o selo Altamente Recomendável e o de Melhor Projeto Editorial).


OBRAS:

Coleção Família, composta pelos livros Avó, AvôMãePaiFilhoFilhaIrmãIrmãoPrimo e Sogra;  Coleção Prequeté, com Eram 3Cadê? e Cara de um, focinho de outro; Qual é a cor? (1992); Lá Em Casa Tem um Bebê – e pra Que Serve?. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio de Fomento à Cultura 2011, oferecido pelo SESC- Rio, na categoria Literatura Jovem.

Altamente Recomendável\” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


Fechar

Ingrid Bellinghausen

Nascida em São Paulo Ingrid Biesemeyer Bellinghausen é a autora responsável pela coleção O Mundinho, voltado para o público infantil. Além de escritora, Ingrid possui um papel interativo por meio de oficinas nas quais utiliza as obras para entreter as crianças e transmitir conhecimento.


PRINCIPAIS OBRAS:


O Mundinho (2008)


As Formas do Mundinho (2008)


O Mundinho Azul (2008)


Fechar

Jonas Ribeiro

Formado em língua e literatura portuguesas pela PUC-SP, dedicou-se desde os 16 anos à escrita. Dez anos depois publicaria seus dois primeiros livros, uma trajetória que em 2011 o levou ao marco de 100 livros publicados. Suas obras são dedicadas principalmente ao público infantil, com quem o autor se relaciona até os dias de hoje por meio de palestras e visitas a colégios onde assume o papel de contados de histórias.


PRINCIPAIS OBRAS


Quando A Vergonha Bate Asas


Silêncio De Filha


O Caso Enrolado Do Menino Calado


Fechar

José Roberto Torero

Nasceu em Santos, SP, em 1963. Jornalista, escritor, cineasta e roteirista. Formou-se em Letras e Jornalismo pela USP. Tem se destacado na literatura infantojuvenil. É sócio proprietário da Realejo Livros, em Santos (SP). Publica também o Blog do Lelê, seu sobrinho fictício, iniciado durante a Copa do Mundo de 2006.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Nuno descobre o Brasil;

O diário de Lelê;

Os oito pares de sapatos de Cinderela.

Entre outras


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti, em 1995, na categoria livro do ano ficção pela obra “O Chalaça”.


Fechar

Katia Canton

Katia Canton é jornalista, escritora, artista e educado. Nasceu em São Paulo no ano de 1962, onde estudou dança, arquiteta e jornalismo. Mudou-se para Nova Iorque e estudou na New York University, concluindo o mestrado em Performance Studies e PhD em Artes Interdisciplinares. No exterior trabalhou como repórter para jornais e revistas, mas foi em sua tese de doutorado que a artista começa a aproximação com a literatura articulando sobe a relação das artes com os contos de fadas. Passou a se dedicar a livros sobe arte e ilustrações, reunindo uma coleção de mais de 50 livros voltados apenas para o público infantil. Hoje, além de escritora, concede palestras, oficinas e exposições dentro e fora do País.


PRINCIPAIS OBRAS:


Do moderno ao Contemporâneo (2009)


Tempo e Memória (2009)


Bicho de artista (2004)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti


Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil


Fechar

Lia Zatz

Nascida no ano de 1952 na cidade de São Paulo, Lia Zatz é uma renomada escritora infantil e infantojuvenil brasileira. Formada em filosofia pela Universidade de Paris e pós-graduada em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, a autora se dedica a literatura desde 1987 acumulando, até os dias de hoje um acervo com mais de 30 obras. Entre as premiações destacam-se dois prêmios APCA de melhor autor de literatura infantil e o Prêmio Monteiro Lobato promovido pela Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil.


PRINCIPAIS OBRAS:


Era uma vez uma bota (2011)


Era uma vez uma bruxa (1998)


Galileu leu (1992)


PRÊMIOS:


Prêmio APCA de melhor autor de literatura infantil (1993)


Prêmio Monteiro Lobato


Fechar

Luciana Sandroni

Nascida no Rio de Janeiro, Luciana é autora de diversos livros infantis e juvenis. Formou-se em letras pela PUC-RJ e fez mestrado em comunicação e semiótica pela PUC-SP e trabalhou em bibliotecas escolares  durante dez anos.


OBRAS

O Mário que não é de Andrade (2001); Dicionário da Turma do Sítio do Picapau Amarelo (2003); Memorias da Ilha (2003); Gata menina : livro do professor (2004); O estudante empírico : obra poética (2005); Caue no Rio: Uma aventura nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti


Fechar

Luis Fernando Verissimo

Com mais de 60 Títulos publicados, Luis Fernando Veríssimo é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. Suas obras são internacionalmente reconhecidas pela qualidade literária, principalmente nos contos e crônicas humorísticas. Nasceu em Porto Alegre no ano de 1936, mas passou sua adolescência nos Estados Unidos em função da profissão do pai, o famoso escritor Érico Veríssimo. De volta a Porto Alegre começou a trabalhar no departamento de arte da Editora Globo e a partir de então se consagrou como humorista, cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor de jornal e até mesmo musicista.


PRINCIPAIS OBRAS:


As mentiras que os homens contam, crônicas (2000)


Todas as histórias do analista de Bagé, contos (2002)


Banquete com os deuses (2002)


 


PRÊMIOS:


Prêmio Juca Pato (1996)


Prêmio Jabuti (2017)


Fechar

Marcelo Duarte

Jornalista formado pela Universidade de São Paulo, Marcelo Duarte trabalhou grande parte da sua carreira na editora Abril e em 1999 fundou sua própria editora, a Panda Books. Além da escrita, destacou-se na rádio e na televisão trabalhando em empresas como Bandeirantes e ESPN. Seu trabalho de maior renome é “ O Guia dos Curiosos” que em sua primeira edição permaneceu 40 semanas na lista dos livros mais vendidos.


PRINCIPAIS OBRAS:


O Guia dos Curiosos (1995)


Deu a Louca no tempo (1999)


Jogo Sujo (1997)


PRÊMIOS:


Troféu APCA na Categoria Educação em Rádio


Fechar

Marcio Souza

Márcio Gonçalves Bentes de Souza é escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Iniciou seus estudos em ciências sociais, mas perseguido pela ditatura miliar teve que interromper no ano de 1969 quando inicia sua trajetória no cinema. Márcio foi crítico, roteirista e diretor. Como crítico lançando sua primeira obra crítica no ano de 1967. Quase 10 anos depois o autor publica seu primeiro livro literário: “Galvez – Imperador do Acre”, criticado pelas autoridades locais. Suas obras sofrem grande influência de Machado de Assis devido ao cunho irônico dos enredos.


PRINCIPAIS OBRAS


Breve história da Amazônia Márcio Souza (1994)


Mad Maria (1980)


Galvez – Imperador do Acre (1976)


PRÊMIOS


Troféu APCA (1997)


Fechar

Mariana Verissimo

Filha do Renomado escritor Luis Fernando Verissimo, Mariana nasce em Porto Alegre no ano de 1967.  Formou-se em arquitetura e se mudou para São Paulo, onde iniciou sua carreira como escritora sendo predadora do quadro Retrato Falado. Foi coautora do livro “P.S. Beijei” com a escritora Adriana Falcão, sobre os dramas de duas amigas durante a adolescência.


PRINCIPAIS OBRAS:


P.S Beijei (2008)


Fechar

Moacyr Scliar

Descendente de imigrantes judeus, Moacyr Jaime Scliar nasce em Porto Alegre do dia 23 de março de 1937. Apesar da formação médica e atuação como médico sanitarista, dedicou-se a escrita, abordando principalmente a questão da imigração judaica no Brasil vivida por seus pais. Somam-se ao todo mais de 70 livros cujos temas variam desde socialismo até medicina. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, sendo o sétimo ocupante da cadeira 31.


PRINCIPAIS OBRAS:


O Exército de um Homem só (1973)


O Centauro no Jardim (1980)


A mulher que Escreveu a Bíblia (1999)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1888, 1993, 2000, 2009)


Associação Paulista de Críticos de Arte (1989)


Fechar

Mônica Guttmann

Formada em psicologia pela PUC-SP, atua como escritora, arte terapeuta e psicóloga. Como escritora se dedica principalmente ao público infantil, associando sempre o conhecimento à arte. A autora acredita que por meio da criatividade é possível educar e estimular a inteligência das crianças.


PRINCIPAIS OBRAS:


Ana e o Mundo do Avesso


O Presente


O Trem e Outras Hisórias


Fechar

Nelson Cruz

Nelson Cruz é ilustrador, autodidata em desenho, tendo estudado pintura por dois anos, em Belo Horizonte, onde nasceu no ano de 1957. Desde os anos 70 é pintor e ilustrador. Começou seu trabalho no mercado editorial em 1988.


OBRAS:

Leonardo; Chica e João; No longe dos gerais. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:


Prêmio Octogonal oferecido pelo Centre International d’Études en Littérature de Jeunesse, em Paris, com o livro de imagens Leonardo  e o livro Chica e João.

Prêmio de melhor livro de imagens pela FNLIJ, Seção brasileira do IBBY, com o livro de imagens Leonardo.

Prêmio Jabuti pelo texto e, da FNLIJ, o Prêmio de Melhor Livro para Criança e de melhor ilustração, com o livro Chica e João.

Em 2002, foi indicado pela FNLIJ ao Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração e em 2004 para a Lista de Honra, ambos promovidos pela IBBY, International Board on Books for Young People, da Suíça.


Fechar

Pedro Bandeira

Nascido em santos no ano de 1942, Pedro Bandeira de Luna Filho muda-se para São Paulo onde cursa Publicidade na Universidade de São Paulo. Trabalhou com teatro profissional como ator e diretor mas ganhou reconhecimento como escritor na área de jornalismo, escrevendo para grandes jornais como Última Hora e para editoras como a Editora Abril. Na literatura consagrou-se como escritor infantojuvenil, chegando ao marco de mais de 23 milhões de exemplares vendidos


PRINCIPAIS OBRAS:


Anjo da morte (1988)


O fantástico mistério de feiurinha (1986)


A droga da obediência (1984)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1986)


Troféu APCA (1986)


Fechar

Reginaldo Prandi

Reginaldo Prandi é sociólogo, professor e escritor brasileiro. Doutor (1976) e livre-docente (1989) em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular desde 1993 do Departamento de Sociologia da mesma universidade.


OBRAS:

Aimó; Feliz aniversário; Jogo de escolhas; Morte nos búzios;  Minha querida assombração; Contos e lendas afro-brasileiros; entre outros.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Cátedra 10 Unesco 2017 – PUC-Rio, por Aimó.

Prêmio White Raves, 2005, da Internationale Jugendbibliotek München, por Xangô, o Trovão.

Prêmio Jabuti, 2003, indicado por Ifá, o Adivinho.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Mitologia dos Orixás.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Os Príncipes do Destino.


Fechar

Rogério Andrade Barbosa

Escritor, palestrante e contador de histórias, Rogério  é autor de livros infanto-juvenil. Graduou-se en Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas.


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Fechar

Walcyr Carrasco

Escritor, jornalista e Dramaturgo, Walcyr Rodrigues Carrasco nasceu no interior de São Paulo no ano de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade de são Paulo, trabalhou em grandes jornais como O Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo além de diversas revistas da editora Abril. Sua trajetória na televisão é consolidada com a telenovela Xica da Silva se desdobrando em uma contratação para a Rede Globo, rede na qual atua até os dias de hoje. Já na literatura, destacam-se os livros infanto-juvenis e paradidáticos tendo seu primeiro livro publicado em 1982.


PRINCIPAIS OBRAS:


Irmão Negro (2003)


Estrelas Tortas (2003)


Corrente da Vida (1993)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (2017)


Fechar

Zuenir Carlos Ventura

Formado em Letras pela UFRJ, é jornalista, escritor, professor e atualmente colunista do jornal O Globo. Com escritor, destaca-se a obra 1968: o Ano Que não Terminou – utilizado como referência para a minissérie Anos Rebeldes, produzida pela Rede Globo no ano de 1992. Suas obras são características pela mistura entre ficção e realidade, com uma narrativa agitada atraído tanto o público infantil quanto adulto. Ocupa hoje a cadeira 32 da Academia Brasileira de Leras, sendo o sétimo a ocupar o cargo desde a sua fundação em 1987.


PRINCIPAIS OBRAS:


Inveja: Mal Secreto (1998)


Cidade Parida (1994)


1968: o Ano Que não Terminou (1989)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1995)


2005