MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Adriana Falcão

Atualmente roteirista da Rede Globo, contribuiu com séries de comédia como a Grande Família e A comédia da Vida Privada. Formada em arquitetura, a autora nasceu no Rio de Janeiro, mas com os 11 anos de idade foi morar com o pai, Caio Franco de Abreu, em Recife – PE. Apesar da infância difícil, seus livros e roteiros contam sempre histórias bem-humoradas cheias de comédia. Hoje somam-se mais de 20 obras completas.


PRINCIPAIS OBRAS:


Queria ver você feliz (2014)


Mania de explicação (2001)


A gaiola (2013)


Tarja preta (2005)


PRÊMIOS:


Prêmio FNLIJ – O Melhor Para a Criança (2002)


Fechar

Bia Villela

É formada em design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design (EUA) e em veterinária na Universidade de São Paulo. Cria e desenha livros infantis, utilizando muitas cores e inventando figuras com formas geométricas.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Era uma vez um gato xadrez;

Era uma vez um caracol furado;

Quem pegou o pão da casa do João.

Entre outras


Fechar

Carlos Eduardo Novaes

Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1940, mora em Salvador por dez anos, onde se forma direito na Universidade Federal da Bahia. Em seu retorno para o Rio de Janeiro dedica-se à escrita, sendo colunista de jornais como Última Hora e Jornal Brasil. Seu primeiro livro, publicado em 1974 reúne as diversas crônicas escritas pelo autor que, além de escritor destaca-se no ramo do teatro como diretor, ator e roteirista.


PRINCIPAIS OBRAS:


O Imperador Da Ursa Maior (2006)


A Cadeira do Dentista e Outras Crônicas (1995)


O caos nosso de cada dia (1974)


Fechar

Carlos Heitor Cony

Nascido no ano de 1926 no Rio de Janeiro, foi um importante jornalista e escritor brasileiro recebendo o título de imortal ocupante da cadeira 3 na Academia Brasileira de Letras. Devido a um problema na fala, foi alfabetizado em casa onde contada com o apoio do pai jornalista Ernesto Cony Filho. Iniciou sua formação em filosofia pela UFRJ, mas abandonou para seguir a carreira de jornalista como substituto de seu pai no Jornal Brasil.  Em 192 tornou-se redator da Rádio Jornal do Brasil. Três anos depois publicaria seu primeiro romance: O ventre. Chegou a ser colunista da Folha de S. Paulo, dividindo espaço com Cecília Meirelles. Durante a ditadura militar, escreveu textos críticos que o levaram a prisão e a posterior publicação do livro O Ato e o Fato. Em 1995 retorna à ficção com o título Quase Memória, vendendo mais de 400 mil exemplares.


PRINCIPAIS OBRAS:


Pilatos (2009)


Quase Memória (1995)


O ventre (1958)


PRÊMIOS:


Prêmio Machado de Assis (1996)


Prêmio Jabuti (1996, 1997, 200)


Livro do Ano (1996, 1996)


Fechar

Carlos Nejar

Luís Carlos Verzoni Nejar nasceu no ano de 1939 em Porto Alegre. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS e atuou como promotor de justiça, o que desencadeou viagens pelo interior do estado e aprofundamento na cultura popular. Seus poemas retratam essa cultura nos quais aborda sobre o povo e tradições. Em 1989 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras sendo quinto ocupante da cadeira nº 4 a qual ocupa até os dias de hoje.


PRINCIPAIS OBRAS:


Era um Vento muito Branco (2007)


Livro de Silbion (1999)


Os Viventes (1979)


PRÊMIOS:


Prêmio Fernando Chinaglia I (1975)


Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (1999, 2005)


Fechar

Cristina Porto

Nascida no interior de São Paulo no ano de 1949, é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e trabalhou como professora durante sete anos, abandonando o cargo para atuar na Editora Abril onde se destacou como escritora e passou a dedicar sua carreira à elaboração de livros infantojuvenis. Soma hoje um acervo de mais de 50 obras publicadas.


PRINCIPAIS OBRAS:


O diário escondido da Serafina (2002)


Catarina Malagueta (1999)


Serafina e a criança que trabalha (1997)


PRÊMIOS:


Associação Paulista de Críticos de Arte (1997)


Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1996)


Fechar

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku  é escritor e professor de etnia indígena mundurucu, graduado em filosofia, história e psicologia. Mestre em antropologia social e doutor em educação pela Universidade de São Paulo. É Diretor-Presidente do Instituto Uk´a – Casa dos Saberes Ancestrais. Como escritor, se destaca na área da literatura infantil. É membro da Academia de Letras de Lorena. Recebeu a Comenda do mérito cultural por duas vezes.


OBRAS:

A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor; Sabedoria das águas; Contos indígenas brasileiros; Meu vô Apolinário; Tempo de histórias, Um sonho que não parecia sonho; Uma aventura na Amazônia; O Mistério da estrela Vésper, Outras tantas histórias de origem Indigenas das coisas do universo. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Menção de Livro Altamente Recomendável pela Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil.

Prêmio Jabuti de Literatura.

Prêmio da Academia Brasileira de Letras.

Prêmio Érico Vanucci Mendes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


 


Fechar

Daniel Samper Pizano

Daniel nasce na Colômbia no ano de 1945. Estudou no colégio Gimnasio Moderno, onde ainda jovem escrevia para o jornal interno. Já aos 19 anos trabalhou como reportes no jornal El Tiempo. Se formou em direito e jornalismo mas preferiu seguir a careira como jornalista e escritor além de algumas contribuições como roteirista. Seus livros contam com um forte senso de humor, atraindo tanto o público infantil quanto adulto.


PRINCIPAIS OBRAS:


Breve Historia de este puto mundo (2015)


Postre de Notas (1986)


Lecciones de Histeria de Colombia (1993)


Fechar

Evandro Daolio

Engenheiro eletrônico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial. Como publicitário trabalhou em grandes empresar como Philips, GTE e Itaú. Foi professor de matemática, física e química e atualmente se dedica à escrita. Aos 25 anos começa a escrever seu primeiro livro, que se desdobraria em uma coleção de 5 livros repletos de histórias divertidas e cheias de humor.


PRINCIPAIS OBRAS:


Coleção Ria da Minha Vida (Vol. 1; 2; 3 e 4)


Fechar

Flávia Muniz

Formada em pedagogia e Orientação Educacional pela PUC-SP, Flávia Muniz é escritora braisleira dedicada a literatura para crianças, adolescentes e jovens adultos. Editora do mercado de publicações por mais de 25 anos, fez parte dos grupos Abril, Moderna/Santillana e FTD Educação.


OBRAS

Sallen 777 – Elas Estão de Volta (2005); O Livro das Garotas e seus segredos: Agenda 2011 (2010); Coleção Turma da Teca (2011); Fantasmagorias (2011); Sabores Incríveis (2012); Coleção Hora do Medo – Lobisomens e outros seres da escuridão, O ladrão de órgãos e outras lendas urbanas (2013). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio APCA

Prêmio Jabuti


Fechar

Heloisa Prieto

Nasceu em São Paulo, em 1954. É formada em Letras e mestra em Comunicação e Semiótica. Heloisa iniciou sua carreira de escritora quando contava histórias para crianças pequenas na Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente, tem cerca de quarenta livros publicados, é tradutora, coordena coleções e ministra oficinas de criação literária.


OBRAS:

Lenora; Ian e a música das esferas; Lá vem história, Série Mano; A loira do banheiro; Divinas aventuras; O jogo da parlenda; De todos os cantos do mundo; Cidade dos deitados; O livro dos pássaros mágicos. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria juvenil pela obra Cidade dos deitados.


Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, pela obra O livro dos pássaros mágicos.


Entre outros.


Fechar

Heródoto Barbeiro

Nascido em 1946 na cidade de São Paulo, Heródoto de Souza Barreiro é historiador, professor, jornalista e advogado. Se formou em história na Universidade de São Paulo – onde também concluiu pós-graduação e mestrado na área e lecionou por 25 anos. Após um convite para atuar na rádio Jovem Pan, Heródoto cursa jornalismo na Faculdade Cásper líbero. Entre a áudio e a televisão atuou como apresentador, âncora, e editor em grandes redes como rádio CBN, TV Cultura e Record News.


PRINCIPAIS OBRAS:


Provocações Corporativas (2015)


Manual Do Jornalismo Esportivo (2006)


O Relatório Da CIA (2009)


PRÊMIOS:


Prêmio APCA de Jornalismo


Prêmio Comunique-se


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

João Falcão

João Barreto Falcão Neto nasceu em Pernambuco no ano de 1958. Cresceu no interior do estado, mas ao retornar à cidade natal estreia como diretor, escritor e compositor com o musical Muito Pelo Contrário. Em 1996 muda-se para o rio de janeiro onde trabalhou em conjunto com renomado diretor Guel Arraes, com quem dividiu o Prêmio Sharp de Melhor Espetáculo com adaptação de O Burguês Ridículo. Atualmente consagrou-se como diretor e roteirista brasileiro atuante até os dias de hoje principalmente na Rede Globo de Televisão.


PRINCIPAIS OBRAS:


Sexo frágil (2003-2004)


O Auto da Compadecida (minissérie) (1999)


A comédia da vida privada (199-1997)


Fechar

João Spacca de Oliveira

Paulista nascido no ano de 1964, João Spacca de Oliveira é um quadrinista e ilustrador brasileiro. Trabalhou para agências de publicidade logo aos 1 anos criando storyboards para filmes publicitários. Cursou desenho de comunicação e comunicação visual o que o levou a trabalhar na produtora Briquet Filmes. Chegou a trabalhar em jornais como O Pasquim e folha de S. Paulo e atualmente cria charges para o site Observatório da Imprensa


PRINCIPAIS OBRAS:


D. João carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (2007)


Debret em Viagem Histórica e Quadrinhesca ao Brasil (2006)


Santô e os pais da aviação (2005)


Fechar

José Roberto Luchetti

Na adolescência decidiu que seria escritor e logo após o colégio começou a cursar jornalismo para treinar a escrita. Na vida adulta trabalhou em grandes redes de televisão como TV Bandeirantes e TV Globo, atuou também na Rádio Eldorado. Atualmente é diretor de jornalismo na Rede Mulher e escritor de livros infanto-juvenis.


PRINCIPAIS LIVROS:


Do Sonho ao Vôo


O Médico e o Jornalista


Fechar

José Roberto Torero

Nasceu em Santos, SP, em 1963. Jornalista, escritor, cineasta e roteirista. Formou-se em Letras e Jornalismo pela USP. Tem se destacado na literatura infantojuvenil. É sócio proprietário da Realejo Livros, em Santos (SP). Publica também o Blog do Lelê, seu sobrinho fictício, iniciado durante a Copa do Mundo de 2006.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Nuno descobre o Brasil;

O diário de Lelê;

Os oito pares de sapatos de Cinderela.

Entre outras


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti, em 1995, na categoria livro do ano ficção pela obra “O Chalaça”.


Fechar

Juan Arias

Formado pela Universidade de Roma, o escritor e jornalista Juan Arias escreve sobre política, economia e sociedade, mas especificamente faz comparações entre o jornalismo que é produzido no Brasil e na Espanha. Foi, por um longo período, correspondendo do jornal El País no Vaticano onde fazia o acompanhamento de imprensa dos papas Paulo VI e João Paulo II. Uma de suas maiores realizações foi descobrir o único códice existe escrito no dialeto de Jesus, procurado há vários séculos. No Brasil foi coautor do livro José Saramago O Amor Possível, escrito após uma entrevista do jornalista e o renomado escritor brasileiro.


PRINCIPAIS OBRAS:


El dios en quien no creo (2003)


Jesus, esse grande desconhecido (2001)


Jose Saramago – O amor possível (1998)


PRÊMIOS:


Comunique-se (2017)


Fechar

Júlio Emílio Braz

Nascido no interior de Minas gerais, no ano de 1959 é ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil. Considerado autodidata, aos 6 anos já adquiriu o gosto pela leitura e hoje somam-se mais de 150 obras publicadas. Sua careira profissional consiste na escrita de roteiros para histórias em quadrinho que, além de publicadas no Brasil, foram traduzidas para países como Bélgica, França Portugal e Estados Unidos. Como roteirista audiovisual escreveu uma série de roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo.


PRINCIPAIS OBRAS:


Pretinha, eu? (1997)


Crianças na escuridão (1991)


Saguairu (1990)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1989)


Katia Canton


Fechar

Liana Leão

Professora titular da Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Letras, com ênfase em Shakespeare. Graduação em Comunicação Social, com Especialização em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1994). Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2000).


PRINCIPAIS OBRAS:


Frederico Godofredo (2010)


A metamorfose do Lívio (2009)


Julieta de bicicleta (2005)


Fechar

Luciana Sandroni

Nascida no Rio de Janeiro, Luciana é autora de diversos livros infantis e juvenis. Formou-se em letras pela PUC-RJ e fez mestrado em comunicação e semiótica pela PUC-SP e trabalhou em bibliotecas escolares  durante dez anos.


OBRAS

O Mário que não é de Andrade (2001); Dicionário da Turma do Sítio do Picapau Amarelo (2003); Memorias da Ilha (2003); Gata menina : livro do professor (2004); O estudante empírico : obra poética (2005); Caue no Rio: Uma aventura nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti


Fechar

Luiz Schwarcz

Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, foi diretor da Editora Brasiliense. Além de escritor, foi responsável pela fundação – em 1886 – da Companhia das Letras que hoje assume o posto de maior editora Brasileira.


PRINCIPAIS OBRAS:


Linguagem de Sinais (2010)


Discurso sobre o Capim (2005)


Minha vida de Goleiro (1999)


PRÊMIOS:


Lifetime Achievement – Londres (2017)


Fechar

Marcelo Carneiro da Cunha

Jornalista formado pela Universidade do Rio Grande do Sul, consagrou-se na literatura pela publicação de livros infantojuvenis. Escreveu o roteiro do filme Batalha Naval, premiado internacionalmente. Sua obra hoje é composta por 18 títulos divididos entre os gêneros romance e infantojuvenis. No exterior, o jornalista foi escritor-residente da fundação Ledig House, em Nova Iorque.


PRINCIPAIS OBRAS:


Antes que o mundo acabe (2000)


Insônia (1996)


Duda 2: A missão (1994)


PRÊMIOS:


Associação Paulista de Críticos de Artes


União dos Escritores do Brasil


Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil


Fechar

Marcio Souza

Márcio Gonçalves Bentes de Souza é escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Iniciou seus estudos em ciências sociais, mas perseguido pela ditatura miliar teve que interromper no ano de 1969 quando inicia sua trajetória no cinema. Márcio foi crítico, roteirista e diretor. Como crítico lançando sua primeira obra crítica no ano de 1967. Quase 10 anos depois o autor publica seu primeiro livro literário: “Galvez – Imperador do Acre”, criticado pelas autoridades locais. Suas obras sofrem grande influência de Machado de Assis devido ao cunho irônico dos enredos.


PRINCIPAIS OBRAS


Breve história da Amazônia Márcio Souza (1994)


Mad Maria (1980)


Galvez – Imperador do Acre (1976)


PRÊMIOS


Troféu APCA (1997)


Fechar

Maria José Nobrega

Formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em programas de formação continuada junto ao MEC, à SEE de São Paulo e à SME de São Paulo. Atualmente, além de assessorar várias escolas particulares de São Paulo, é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos e professora do curso de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo.


PRINCIPAIS OBRAS:


Era Uma Vez… Tres! (2019)


Diga Um Verso Bem Bonito! (2019)


Diga Um Verso Bem Bonito! (2005)


Fechar

Marina Colasanti

Marina Colasanti nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.


OBRAS:

Lições de Casa; Muito Prazer; O Imaginário a Dois; Crônicas de Amor; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti 2010 com Passageira Em Trânsito

Prêmio Jabuti 2011 com Antes de Virar Gigante

3º lugar no Prêmio Portugal Telecom em Língua Portuguesa, com Minha Guerra Alheia

Altamente Recomendável FNLIJ – Poesia — O Nome da Manhã

Altamente Recomendável FNLIJ – Tradução — A Menina, O Coração e a Casa

Altamente Recomendável FNLIJ – Teórico — Como Se Fizesse Um Cavalo

Prêmio Jabuti 2014 com Breve História de um Pequeno Amor.


Fechar

Milton Hatoum

Nasceu em Manaus em 1952. Estudou arquitetura na USP. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne. Autor de romances premiados, sua obra foi traduzida em doze línguas e publicada em catorze países. É colunista dos jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo. Em 2017, recebeu do governo francês o título de Officier de L\\\\\\\’Ordre des Arts et des Lettres.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A cidade ilhada;

A Noite da Espera;

Um Solitário à Espreita.

Entre outros


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria Romance pela obra “Órfãos do Eldorado”;

Prêmio Jabuti, em 2006, na categoria Romance e Livro do Ano Ficção pela obra “Cinzas do Norte”;

Prêmio Jabuti, em 2001, na categoria Romance pela obra “Dois Irmãos”.


Fechar

Paulo Bloise

Formado em medicina, coordena atualmente o Ambulatório de Crise Psiquiátrico da UNIFESP. Sua trajetória na literatura inicia-se como consultor para a série de livros “Mano Descobre…” de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto, passando para edição na obra Diário de Rua de Esmeralda Ortiz e, por fim, cronista do Jornal da Tarde.


PRINCIPAIS OBRAS:


Saúde integral: A Medicina do Corpo, da Mente e o Papel da Espiritualidade (2011)


Fechar

Roseana Murray

Nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1950. É formada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy por meio da Aliança Francesa. Começou a escrever apenas com 27 anos de idade e três anos depois dedica sua carreira a poesias infantojuvenis, tema que a autora trabalha até os dias de hoje.


PRINCIPAIS OBRAS:


Artes e ofícios (1990)


Receitas de olhar (1997)


Classificados poéticos (1984)


PRÊMIOS:


Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2002)


 


Fechar

Sonia Salerno Forjaz

Sonia Salerno Forjaz é socióloga formada e licenciada pela USP; Especialista em Português, Língua e Literatura pela UMESP. Trabalhou como diretora de redação do estúdio Signos, do renomado animador Ruy Perotti. Escreveu para diversas revistas da Editora Abril e atualmente dedica-se à literatura infantojuvenil com um acervo composto por mais de 40 livros. Como educadora, realiza cursos de capacitação para professores e palestras para jovens e adultos.


PRINCIPAIS OBRAS:


A princesa que enganou  morte (2009)


Se essa história fosse minha (2000)


Eu cidadão o mundo (1997)


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Fechar

Walcyr Carrasco

Escritor, jornalista e Dramaturgo, Walcyr Rodrigues Carrasco nasceu no interior de São Paulo no ano de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade de são Paulo, trabalhou em grandes jornais como O Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo além de diversas revistas da editora Abril. Sua trajetória na televisão é consolidada com a telenovela Xica da Silva se desdobrando em uma contratação para a Rede Globo, rede na qual atua até os dias de hoje. Já na literatura, destacam-se os livros infanto-juvenis e paradidáticos tendo seu primeiro livro publicado em 1982.


PRINCIPAIS OBRAS:


Irmão Negro (2003)


Estrelas Tortas (2003)


Corrente da Vida (1993)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (2017)


2006