MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Adriana Falcão

Atualmente roteirista da Rede Globo, contribuiu com séries de comédia como a Grande Família e A comédia da Vida Privada. Formada em arquitetura, a autora nasceu no Rio de Janeiro, mas com os 11 anos de idade foi morar com o pai, Caio Franco de Abreu, em Recife – PE. Apesar da infância difícil, seus livros e roteiros contam sempre histórias bem-humoradas cheias de comédia. Hoje somam-se mais de 20 obras completas.


PRINCIPAIS OBRAS:


Queria ver você feliz (2014)


Mania de explicação (2001)


A gaiola (2013)


Tarja preta (2005)


PRÊMIOS:


Prêmio FNLIJ – O Melhor Para a Criança (2002)


Fechar

Ana Maria Machado

Nascida no Rio de Janeiro no ano de 1941, é jornalista, escritora, pintora e professora. Atual ocupante da cadeira 1 da Academia Brasileira de Letas, se formou em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também lecionou como professora. Trabalhou como jornalista na Rádio Jornal do Brasil e foi responsável pela fundação da primeira livraria infantil do país, a Malasartes.


PRINCIPAIS OBRAS:


Menina Bonita do Laço de Fita (1986)


Bisa Bia, Bisa Bel (1981)


Bento que bento é o frade (1977)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1978)


Prêmio Machado de Assis (2001)


Fechar

Daniela Chindler

Daniela Chindler é formada em letras, autora de vários livros infantis, contadora de histórias e produtora de eventos culturais para diversas instituições, entre elas a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Academia Brasileira de Letras.


PRINCIPAIS LIVROS:


O Hambúrguer Era De Carneiro (2004)


O homem que botou um ovo (2000)


A Onça e a Cabac?a (1998)


Fechar

Ernani Ssó

Nasceu em bom Jesus, RS no ano de 1953. Após um breve período atuando como jornalista, passou a dedicar-se apenas a escrita tanto de livros para adultos quanto infantis. Confessa que prefere escrever para as crianças por ser um gênero mais difícil, portanto desafiador. Em 2012, o autor traduziu Dom Quixote para a editora Companhia das Letras. Atualmente escreve uma coluna semanal de humor para uma revista eletrônica.


PRINCIPAIS LIVROS:


Virou Bicho! (2009)


Contos de morte morrida (2007)


Amigos da Onça (2006)


PRÊMIOS:


Prêmio Cyro (1966)


Fechar

Fernando Villela

Nascido em São Paulo, Fernando Villela é artista plástico, escritor, ilustrador e professor de artes. Formado pela Unicamp e mestre pela ECA-USP, desenvolve trabalhos com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia, além de autor e ilustrador com livros publicados em diversos países como França, México, Canadá, entre outros.


OBRAS

Abrapracabra (2012); Os heróis do tsunami (2011); Seringal(2010); O barqueiro e o Canoeiro (2008); Tapajós (2007); Lampião & Lancelote (2006). Entre Outros


PREMIAÇÕES

Prêmio FNLIJ

Prêmio Jabuti

Menção Honrosa Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha

IBBY (International Book Board for Young People)

Prêmio FUNARTE de Arte Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil no Prêmio 30 Melhores Livros Infantis


Fechar

Flávia Muniz

Formada em pedagogia e Orientação Educacional pela PUC-SP, Flávia Muniz é escritora braisleira dedicada a literatura para crianças, adolescentes e jovens adultos. Editora do mercado de publicações por mais de 25 anos, fez parte dos grupos Abril, Moderna/Santillana e FTD Educação.


OBRAS

Sallen 777 – Elas Estão de Volta (2005); O Livro das Garotas e seus segredos: Agenda 2011 (2010); Coleção Turma da Teca (2011); Fantasmagorias (2011); Sabores Incríveis (2012); Coleção Hora do Medo – Lobisomens e outros seres da escuridão, O ladrão de órgãos e outras lendas urbanas (2013). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio APCA

Prêmio Jabuti


Fechar

Gabriel Chalita

Nascido no interior de São Paulo no ano de 1969, Gabriel Benedito Issaac Chalita é um advogado, jurista, professor, escritor e político Brasileiro.  É graduado em filosofia e direito; mestre em ciências sociais e direito; doutor em comunicação e semiótica. Sua trajetória na escrita começou quando era jovem, aos 12 anos, quando publicou seu primeiro livro. Hoje somam-se 82 títulos e mais de 10 milhões de exemplares vendidos. Atualmente é professor universitário, palestrante e sócio-fundador da Casa do Saber.


PRINCIPAIS OBRAS:


O pequeno filósofo (2011)


Cartas entre Amigos (2009)


Os Dez Mandamentos Da Ética (2003)


Fechar

Gabriel, O Pensador

Nascido no Rio de Janeiro em 1974, Gabriel Contino é rapper, compositor e escritor brasileiro. Iniciou o curso de comunicação social na PUC-RJ mas segundo o cantor estava “ terrivelmente inconformado com o conformismo” e decidiu enviar uma música para a rádio local causando uma reviravolta da sua vida e o consagrando na área. Como escritor lançou três livros. Gabriel também é um ativista social, um de seus projetos, o “Pensador Futebol” investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar.


PRINCIPAIS LIVOS:


Diário Noturno (2001)


Meu Pequeno Rubro-negro


Fechar

Ignácio de Loyola Brandão

Nascido em 1936, na cidade de Araraquara (SP), Ignácio de Loyola Brandão é contista, romancista e jornalista. Começou sua carreira literária em 1965, com o lançamento do livro de contos “Depois do sol”, e hoje é autor de mais de quarenta livros. Já foi traduzido para várias línguas e teve livros e contos adaptados para o cinema e teatro. Também conquistou vários prêmios literários com sua obra.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Depois do sol; Zero; O homem que odiava a segunda-feira; O menino que vendia palavras; Não verás país nenhum; Os olhos cegos dos cavalos loucos; Dentes ao sol; O menino que não teve medo do medo; Se for pra chorar que seja de alegria. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria juvenil pela obra “Os olhos cegos dos cavalos loucos”;

Prêmio Jabuti, em 2000, na categoria contos e crônicas pela obra “O homem que odiava a segunda-feira”;

Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2007, na categoria literatura infantil e juvenil pela obra “O menino que vendia palavras”.


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

José Roberto Torero

Nasceu em Santos, SP, em 1963. Jornalista, escritor, cineasta e roteirista. Formou-se em Letras e Jornalismo pela USP. Tem se destacado na literatura infantojuvenil. É sócio proprietário da Realejo Livros, em Santos (SP). Publica também o Blog do Lelê, seu sobrinho fictício, iniciado durante a Copa do Mundo de 2006.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Nuno descobre o Brasil;

O diário de Lelê;

Os oito pares de sapatos de Cinderela.

Entre outras


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti, em 1995, na categoria livro do ano ficção pela obra “O Chalaça”.


Fechar

Júlio Emílio Braz

Nascido no interior de Minas gerais, no ano de 1959 é ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil. Considerado autodidata, aos 6 anos já adquiriu o gosto pela leitura e hoje somam-se mais de 150 obras publicadas. Sua careira profissional consiste na escrita de roteiros para histórias em quadrinho que, além de publicadas no Brasil, foram traduzidas para países como Bélgica, França Portugal e Estados Unidos. Como roteirista audiovisual escreveu uma série de roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo.


PRINCIPAIS OBRAS:


Pretinha, eu? (1997)


Crianças na escuridão (1991)


Saguairu (1990)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1989)


Katia Canton


Fechar

Marcelo Carneiro da Cunha

Jornalista formado pela Universidade do Rio Grande do Sul, consagrou-se na literatura pela publicação de livros infantojuvenis. Escreveu o roteiro do filme Batalha Naval, premiado internacionalmente. Sua obra hoje é composta por 18 títulos divididos entre os gêneros romance e infantojuvenis. No exterior, o jornalista foi escritor-residente da fundação Ledig House, em Nova Iorque.


PRINCIPAIS OBRAS:


Antes que o mundo acabe (2000)


Insônia (1996)


Duda 2: A missão (1994)


PRÊMIOS:


Associação Paulista de Críticos de Artes


União dos Escritores do Brasil


Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil


Fechar

Marisa Lajolo

Nascida em São Paulo no ano de 1944, é pesquisadora, crítica literária, escritora e professora. Adquire o gosto pela leitura logo na infância, sofrendo influências de Monteiro Lobato. Em 1967, forma-se em letas pela Universidade de São Paulo, onde também conclui mestrado e doutorado. Atualmente, continua lecionando em universidades e não abandonando a escrita. Em 2006, por suas ações de incentivo ao livro e à leitura como forma de inclusão e cidadania, recebe a Medalha da Ordem do Mérito do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional.


PRINCIPAIS OBRAS:


Literatura: ontem, hoje, amanhã (2018)


Destino em aberto (2002)


O que é literatura (1988)


Fechar

Moacyr Scliar

Descendente de imigrantes judeus, Moacyr Jaime Scliar nasce em Porto Alegre do dia 23 de março de 1937. Apesar da formação médica e atuação como médico sanitarista, dedicou-se a escrita, abordando principalmente a questão da imigração judaica no Brasil vivida por seus pais. Somam-se ao todo mais de 70 livros cujos temas variam desde socialismo até medicina. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, sendo o sétimo ocupante da cadeira 31.


PRINCIPAIS OBRAS:


O Exército de um Homem só (1973)


O Centauro no Jardim (1980)


A mulher que Escreveu a Bíblia (1999)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1888, 1993, 2000, 2009)


Associação Paulista de Críticos de Arte (1989)


Fechar

Paulo Bloise

Formado em medicina, coordena atualmente o Ambulatório de Crise Psiquiátrico da UNIFESP. Sua trajetória na literatura inicia-se como consultor para a série de livros “Mano Descobre…” de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto, passando para edição na obra Diário de Rua de Esmeralda Ortiz e, por fim, cronista do Jornal da Tarde.


PRINCIPAIS OBRAS:


Saúde integral: A Medicina do Corpo, da Mente e o Papel da Espiritualidade (2011)


Fechar

Pedro Bandeira

Nascido em santos no ano de 1942, Pedro Bandeira de Luna Filho muda-se para São Paulo onde cursa Publicidade na Universidade de São Paulo. Trabalhou com teatro profissional como ator e diretor mas ganhou reconhecimento como escritor na área de jornalismo, escrevendo para grandes jornais como Última Hora e para editoras como a Editora Abril. Na literatura consagrou-se como escritor infantojuvenil, chegando ao marco de mais de 23 milhões de exemplares vendidos


PRINCIPAIS OBRAS:


Anjo da morte (1988)


O fantástico mistério de feiurinha (1986)


A droga da obediência (1984)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1986)


Troféu APCA (1986)


Fechar

Regina Zilberman

Nascida em Porto Alegre em 1948 é uma renomada pesquisadora, escritora e professora brasileira. Formou-se em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui doutorado em romanística pela Universidade de Heidelberg (Alemanha). Cursou também pós-doutorado nos Estados Unidos.  Atualmente é professora da UFRGS no setor de Literatura Portuguesa e Luso-Africana. É considerada uma das maiores especialistas em literatura infantojuvenil e história da Literatura. Somente da área pedagógica somam-se mais de 20 livros publicados.


PRINCIPAIS OBRAS:


Fim do Livro, Fim dos Leitores?


Estética da Recepção e História da Literatura (1989)


A Literatura Infantil na Escola (1981)


Fechar

Reginaldo Prandi

Reginaldo Prandi é sociólogo, professor e escritor brasileiro. Doutor (1976) e livre-docente (1989) em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular desde 1993 do Departamento de Sociologia da mesma universidade.


OBRAS:

Aimó; Feliz aniversário; Jogo de escolhas; Morte nos búzios;  Minha querida assombração; Contos e lendas afro-brasileiros; entre outros.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Cátedra 10 Unesco 2017 – PUC-Rio, por Aimó.

Prêmio White Raves, 2005, da Internationale Jugendbibliotek München, por Xangô, o Trovão.

Prêmio Jabuti, 2003, indicado por Ifá, o Adivinho.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Mitologia dos Orixás.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Os Príncipes do Destino.


Fechar

Rubem Alves

Nascido em Minas Gerais no ano de 1033, foi teólogo, educador, tradutor e escritor brasileiro. Cursou teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas e atuou como pastor até o ano de 1963, quando se muda para Nova York, onde adquire mestrado em teologia pela Union Theological Seminary. Foi professor de filosofia na Universidade de Campinas e nos anos 1980 torna-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise, quando passa a escrever artigos sobre comportamento para jornais, dando início a sua carreira literária. Foi autor de livros de filosofia, teologia, psicologia e histórias infantis.


PRINCIPAIS OBRAS:


A menina, a Gaiola e a Bicicleta (1997)


A Volta do Pássaro Encantado (1989)


O que é Religião? (1981)


Fechar

Santiago Gamboa

Santiago Gamboa nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1965. Estudou Literatura na Universidade Javeriana da sua cidade natal e na Universidade Complutense de Madrid, onde se licenciou em Filologia Hispânica. Em 1990 radicou-se em Paris e vive agora em Roma. Traduzido em diversos países, é hoje considerado um dos mais importantes escritores colombianos da sua geração.


PRINCIPAIS OBRAS:


Return to the Dark Valley (2016)


Night Prayers (2012)


Necropolis (2009)


Fechar

Sílvia Zatz

Já foi cineasta e designer de jogos, profissões nas quais a criação e o lúdico estiveram sempre presentes. Publicou seu primeiro livro, “O clube dos contrários”, em 1999, e desde então, não parou mais. Pouco a pouco a literatura foi se tornando sua principal atividade. É autora de mais de dez livros infantis e infanto-juvenis, vários deles recomendados pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).


OBRAS:

Planeta corpo

O porquê dos porques

Por um triz


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Fechar

Walcyr Carrasco

Escritor, jornalista e Dramaturgo, Walcyr Rodrigues Carrasco nasceu no interior de São Paulo no ano de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade de são Paulo, trabalhou em grandes jornais como O Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo além de diversas revistas da editora Abril. Sua trajetória na televisão é consolidada com a telenovela Xica da Silva se desdobrando em uma contratação para a Rede Globo, rede na qual atua até os dias de hoje. Já na literatura, destacam-se os livros infanto-juvenis e paradidáticos tendo seu primeiro livro publicado em 1982.


PRINCIPAIS OBRAS:


Irmão Negro (2003)


Estrelas Tortas (2003)


Corrente da Vida (1993)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (2017)


2007