MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Adriana Carranca

Adriana Carranca é jornalista. Escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres. É colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, além de colaborar com publicações internacionais.

Foi correspondente da ONU em Nova York. Em 2012, passou temporada como pesquisadora convidada do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo, na Universidade de Oxford. No ano seguinte, integrou o Projeto de Jornalismo Internacional da Universidade John Hopkins, de Washington. É formada em Jornalismo e tem mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE).

Mergulhou no universo de países muçulmanos como Irã, Egito e Indonésia e nos territórios palestinos para reportagens especiais.


OBRAS:

Malala, a menina que queria ir para a escola

O Afeganistão depois do Talibã

O Irã sob o Chador

Entre outras


PRÊMIOS:

Prêmio Esso por “Guerras da África”

Líbero Badaró por “Sudão do Sul”


Fechar

André Kondo

Pós-graduado pela University of Sydney, viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Morou no Japão, visitando as suas quatro maiores ilhas. É editor da Telucazu Edições e vice-presidente da Nikkei Bungaku do Brasil/ANBLA. Vive de literatura.


OBRAS:

Além do Horizonte

Amor sem Fronteiras

Contos do Sol Nascente

Cem Pequenas Poesias do Dia a Dia

Jabuti sabe voar?

Palavras de Areia

Alguém viu minha mãe?


PRÊMIOS:

14ª Edição Dar Voz à Poesia

Prêmio Literário Hernani Cidade 2010

XIV Prêmio Jorge Andrade

Prêmio da Academia de Letras da Região Oceânica de Niterói

XXII Concurso da Academia de Letras de São João da Boa Vista

I Concurso Literário de Nordestina

Concurso de Literatura em Língua Portuguesa

Concurso Pérolas da Literatura

Concurso Cidade do Penedo de Poesia e Conto 2011

1º Concurso “Profº Aparecido Roberto Tonellotti

XV Concurso de Poesia Moderna


Fechar

Antonio Carlos Brolezzi

Antonio Carlos Brolezzi é licenciado em matemática (IME-USP, 1987), mestre em educação (FEUSP, 1991) e doutor em educação (FEUSP, 1996). Atualmente é professor doutor do Departamento de Matemática do IME-USP e orientador do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME. Tem experiência na área de educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, resolução de problemas, criatividade, psicologia social e uso de tecnologias.


OBRAS:

Criatividade e resolução de problemas; Como ensinar análise combinatória; A arte de contar; Empatia e historia da Matemática. Entre outras.


Fechar

Arnaldo Branco

É cartunista e jornalista. Autor e criador de personagens de quadrinhos Capitão Presença e Joe Pimp, publicados pela revista Tarja Preta.


Também mantém as tirinhas do Mundinho Animal no site G1.


ADAPTAÇÕES:


Beijo no asfalto – Nelson Rodrigues

Véu de noiva – Nelson Rodrigues

Vidas Secas – Graciliano Ramos


Fechar

Carla Caruso

É escritora, ilustradora e professora de literatura. Fez Letras na PUC de São Paulo, cidade onde nasceu e mora. Ministra oficinas de escrita em seu ateliê particular e em instituições públicas, como escolas, bibliotecas e presídios, entre outras. Publicou muitos livros dos mais variados gêneros: ficção, informativo, poesia.


OBRAS:

Aleijadinho

Anita Malfatti

Cecília Meireles

Oswald de Andrade

Tarsila do Amaral

Almanaque dos sentidos

Entre outras


PRÊMIOS:

Abril de Jornalismo, 2004

Jabuti, 2010


Fechar

Cristina Von

Maria Cristina Von Atzingen ou Cristina Von, como prefere assinar, nasceu na cidade de São Paulo.

Formou-se em Publicidade e Propaganda na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e, durante anos, trabalhou como “graphic designer”.

Aos 35 anos escreveu seus primeiros livros infantis. Depois disso não parou mais. Já publicou mais de 40 livros, entre adultos e infanto-juvenis.

Cristina Von mantém um blog para divulgar seu trabalho e ficar mais próxima de seus leitores.


OBRAS:

Histórias de A a Z

Quem perdeu um elefante

Coleção Trilhas

Flores e Amores

Uma noite muito estranha

O consumo

Entre outras


Fechar

Daniel Kondo

Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo e mora atualmente em São Paulo. Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade. Atualmente ilustra a coluna Últimas Palavras do jornal O Estado de São Paulo. Em 2009 participou da FLIP para apresentar seu trabalho sobre tecnologias digitais na produção do livro Surfando na Marquise (Editora Cosac Naify). Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria ilustração com os livros Minhas Contas e Surfando na Marquise.


OBRAS:

Coletivos on the table

Um domingo na cozinha

Opostos on the table

Palavrinha ou palavrão?

Domingão joia

O consumo

Entre outras


Fechar

Eloar Guazzelli

Gaúcho de Vacaria, radicado em São Paulo. É ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e wap-designer, formado pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu inúmeras premiações em todo o Brasil e participou de exposições e mostras em catorze países.


OBRAS:

Vidas Secas; Kaputt; Grande Sertão: Veredas; O pagador de promessas; Histórias de mistério; O menino que caiu do céu; Uma peça a mais; O segredo; Zoo Zoado. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Troféu HQ Mix.

Yomiuri International Cartoon Contest.

Prêmio Jabuti 2015 pelas obras Kaputt e Grande Sertão: Veredas (Graphic Novel) na categoria adaptação.


Fechar

Fábio Moon e Gabriel Bá

Fábio Moon e Gabriel Bá são irmãos gêmeos e nasceram em São Paulo. Publicaram seu primeiro fanzine de quadrinhos em 1993. Formados em Artes Plásticas, criaram, em 1997, o franzine 10 Pãezinhos, pelo qual receberam o prêmio HQ Mix de melhor fanzine e o de artistas-revelação em 2000, ano em que lançaram seu primeiro livro, “O Girassol e a Lua”. Por quase vinte anos, os dois têm produzindo quadrinhos para o mercado brasileiro e internacional e seus trabalhos já foram publicados em doze idiomas. Em 2008, “O alienista”, sua adaptação do clássico de Machado de Assis, recebeu o prêmio Jabuti. Seu último livro, “Daytripper”, estreou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times, foi escolhido como uma das melhores Graphic Novels de 2011 pela revista Publishers Weekly e pela Amazon e ganhou os prêmios Eisner Award e Harvey Award (Estados Unidos), e o Eagle Award (Reino Unido), o prêmio de melhor HQ no festival Les Utopialles, em Nantes, e entrou na seleção oficial do Festival International de la Bande Dessinée d\’Angoulême 2013 (França).


PRÊMIOS:

Jabuti

Les Utopialles

Eagle Award

Eisner Award


Fechar

Fábio Sombra

Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira, como folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola.

Fábio Sombra é membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.


OBRAS:

A lenda do violeiro invejoso

A peleja do violeiro Magrilim

com a formosa princesa Jezebel

Magrilim e Jezebel

Armando e o mistério da garrafa

Brincadeira de arco-íris

Cantos & contos

Treze casos de viola e violeiros

João Valente

O soldado que assustou a morte

Folia de Reis, a festa em cordel

Entre outras


PRÊMIOS:

Seu livro “A lenda do violeiro invejoso” recebeu, em 2006, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Seu livro “Vladimir e o navio voador” recebeu, em 2014, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Fábio Sombra foi contemplado duas vezes com o “Prêmio Rozini de excelência na viola caipira” na categoria publicações literárias.


Fechar

Gabriel Bá

Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

Jean Claude R. Alphen

Jean-Claude Ramos Alphen é um escritor e ilustrador brasileiro.

Depois de passar a infância na França, país natal de seu pai, voltou para o Brasil em 1976. Estudou Publicidade na ESPM e Artes Plásticas na FAAP.

Trabalhou como ilustrador nos jornais Marco Zero e Jornal da Tarde. Na década de 1990, começou a trabalhar com literatura infantil, inicialmente como ilustrador.


OBRAS COMO AUTOR:

Otávio não é um porco-espinho!

Os Nada-a-ver

Zan

Risadinha

O mundo de papel

A semana dos monstros

O menino vazio

A Bruxinha e o Dragão

Tati é especial

Um suspeito sem qualidades

O Rei distraído

Entre outras


OBRAS COMO ILUSTRADOR:

O Anjo linguarudo

Quem comeu as historinhas?

O pequeno polegar

Série: O Cachorrinho Samba

Mini Larousse do Esporte

Mamãe é mulher do Pai e outras histórias

Os melhores recordes Mundiais do Guinness World Records


PRÊMIOS:

Glória Pondé de Literatura

Infanto-juvenil Fundação

Biblioteca Nacional


Fechar

José Roberto Torero

Nasceu em Santos, SP, em 1963. Jornalista, escritor, cineasta e roteirista. Formou-se em Letras e Jornalismo pela USP. Tem se destacado na literatura infantojuvenil. É sócio proprietário da Realejo Livros, em Santos (SP). Publica também o Blog do Lelê, seu sobrinho fictício, iniciado durante a Copa do Mundo de 2006.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Nuno descobre o Brasil;

O diário de Lelê;

Os oito pares de sapatos de Cinderela.

Entre outras


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti, em 1995, na categoria livro do ano ficção pela obra “O Chalaça”.


Fechar

Katia Canton

Nasceu em São Paulo. É escritora e crítica de arte, PhD em Artes Interdisciplinares pela Universidade de Nova York, professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP).

Apaixonada por contos de fadas, Katia Canton vem dedicando boa parte de seu tempo em pesquisas e produções nessa vertente.


OBRAS:

A cozinha encantada dos contos

de fadas

Fabriqueta de ideias

O trem da história

Minimaginário de Andersen

O mistério das formas


PRÊMIOS:

Jabuti

The Fairy Tale

Contemporary Authors do Galé

Research Institute


Fechar

Llanos Campos Martínez

Nació en Albacete. Estudió Psicología en la Universidad de Granada e Interpretación en el Teatro Escuela Municipal de Albacete.

Empieza a crear sus primeros textos de teatro para compañías como el Teatro de Malta y el Teatro Capitano.

Por fin, monta su propia compañía: Compañía Falsaria de Indias, que escribe María Sangrienta, Por el ojo de la cerradura y Los sueños de Valentina.


LIBROS:

El tesoro de Barracuda

Barracuda en el fin del mundo


PREMIOS:

Barco de Vapor, 2014


Fechar

Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Rubens Paiva nasceu em São Paulo. É escritor, dramaturgo e jornalista.

Em 1971, aos onze anos de idade, Marcelo sofreu o primeiro grande trauma da sua vida: o \”desaparecimento\”\’ do pai, que, depois de preso, foi torturado e morto na cidade do Rio de Janeiro.

Voltou a morar em São Paulo em 1974. Estudou no Colégio Santa Cruz. Depois, estudou Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas. Aos vinte anos de idade, sofreu o segundo grande trauma: após saltar em um lago, fraturou uma vértebra (a quinta cervical) do pescoço, ao chocar a cabeça em uma pedra, ficando tetraplégico. Após tratamento de fisioterapia e terapia ocupacional, voltou a movimentar as mãos e os braços, relatando os fatos de sua vida em seu primeiro livro, “Feliz Ano Velho”.

Formou-se em Comunicação pela Universidade de São Paulo e em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas.

Depois que estudou dramaturgia no Centro de Pesquisa Teatral do Serviço Social do Comércio, na cidade de São Paulo, passou a escrever para teatro.


OBRAS:

Feliz Ano Velho

Blecaute

Ua brari

As Fêmeas

Bala na Agulha

Não é tu, Brasil

Malu de bicicleta

1 drible, 2 dribles, 3 dribles: manual

do pequeno craque cidadão

Ainda estou aqui

Entre outras


PRÊMIOS:

Jabuti, 1983

Prêmio Shell 2000


Fechar

Marina Franco

Marina Franco formou-se em Jornalismo pela PUC-Campinas. Além de autora de livros in­fantis, escreve também para adultos. É atriz e, durante quatro anos, realizou trabalhos como arte-educadora. Escrever para ela é fácil, flui natural, a matéria-prima são os sentimentos.


OBRAS:

Alberto que era Santos Dumont

As descobertas de Paulinho na metrópole


Fechar

Michel Gorski

Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, com especialização em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília.

Foi professor de cursos de pós-graduação em Turismo, Hotelaria e Entretenimento (FGV-EBAPE, FEA-USP, Candido Mendes RJ).

Mais recentemente, tem-se dedicado também à produção literária, com edição de livros infantis.


OBRAS:

Rondando pela avenida São João

Turista na sua cidade

A menina da placa

Por um triz


Fechar

Milton Hatoum

Nasceu em Manaus em 1952. Estudou arquitetura na USP. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne. Autor de romances premiados, sua obra foi traduzida em doze línguas e publicada em catorze países. É colunista dos jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo. Em 2017, recebeu do governo francês o título de Officier de L\\\\\\\’Ordre des Arts et des Lettres.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A cidade ilhada;

A Noite da Espera;

Um Solitário à Espreita.

Entre outros


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria Romance pela obra “Órfãos do Eldorado”;

Prêmio Jabuti, em 2006, na categoria Romance e Livro do Ano Ficção pela obra “Cinzas do Norte”;

Prêmio Jabuti, em 2001, na categoria Romance pela obra “Dois Irmãos”.


Fechar

Patricia Auerbach

Patrícia Auerbach nasceu em São Paulo. É formada em Arquitetura e Publicidade, com especialização em História da Arte pela New York University, e em Desenho pela School of Visual Arts (NY). Trabalhou como diretora de arte em importantes agências de propaganda (DM9, Bates Brasil) e lecionou História da Arte para diversas faixas etárias.

Hoje Patrícia é autora e ilustradora de livros infantis, arte-educadora e professora do Pró-Saber São Paulo. Pedagoga pelo Instituto Singularidades de São Paulo, Patrícia tem dedicado seus estudos à leitura de imagem na literatura ilustrada.


OBRAS:

O Jornal

O Lenço

Pequena Grande Tina

Pequeno Grande Toni

Coisa de Gente Grande

Patacoadas

Entre outras


PRÊMIOS:

Prêmio FNLIJ Melhor Livro Imagem 2012, por O Jornal

Finalista do Prêmio Jabuti – Melhor Ilustração Infantil/Juvenil 2012, por O Jornal

Selo Altamente Recomendável  FNLIJ 2013, O Lenço


Fechar

Paula Browne

Escritora e ilustradora, Paula Browne é sobrinha-neta do grande paisagista, escultor, ceramista, pintor e desenhista – Burle Marx.


OBRAS:

A culpa é toda de Marte

O desfile da zebra

Uma zebra fora do mundo

A macaca vai à feira

Vários mundos: Burle Marx


Fechar

Rodrigo Lacerda

Nasceu em 1969 no Rio de Janeiro. Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor, professor e editor. Possui graduação em História e doutorado em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance foi O mistério de Leão Rampante. O autor possui prêmios importantes na bagagem e uma inquietude que o leva a experimentar vários gêneros e formatos, desde poemas, que ele mesmo edita, a contos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Outra vida; O fazedor de velhos; A república das abelhas; O mistério do leão Rampante; Tripé; Vista do rio; Hamlet ou amleto?; A dinâmica das larvas. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti em 1996, na categoria Romance pela obra “O mistério do Leão Rampante”;

Prêmio Jabuti em 2009, na categoria juvenil pela obra “O fazedor de velhos”;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2008, na categoria Literatura infantil e juvenil pela obra “O fazedor de velhos”.


Fechar

Sílvia Zatz

Já foi cineasta e designer de jogos, profissões nas quais a criação e o lúdico estiveram sempre presentes. Publicou seu primeiro livro, “O clube dos contrários”, em 1999, e desde então, não parou mais. Pouco a pouco a literatura foi se tornando sua principal atividade. É autora de mais de dez livros infantis e infanto-juvenis, vários deles recomendados pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).


OBRAS:

Planeta corpo

O porquê dos porques

Por um triz


Fechar

Stela Greco Loducca

Trabalhou durante dezoito anos como redatora publicitária. Quando o filho nasceu, começou a escrever para o público infantil. Tem dezenas de histórias publicadas no site “O pequeno leitor”, com o objetivo de democratizar a leitura.


OBRAS:

O pum

A galinha ruiva

A lobinha ruiva

Dudu e a caixa

Entre outras


2016