MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Alexandre Rampazo

Alexandre nasceu e cresceu em São Paulo, é ilustrador, autor de livros infantis e formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Trabalhou como diretor de arte e designer, criando capas de livros e projetos editoriais. Já recebeu diversos prêmios literários.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


A Cor de Coraline


Este é o Lobo


O Passeio


Fechar

Aline Bei

Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena. É editora e colunista do site cultural OitavaArte. Foi a vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018, na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


O peso do pássaro morto


Pequena coreografia do adeus


Rua sem saída


Fechar

Anderson Borges Costa

Anderson Borges Costa nasceu em São Paulo, no dia 29 de janeiro de 1965. Formado e pós-graduado em Letras pela Universidade de São Paulo, é professor de Português, de Literatura Brasileira e de Inglês.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


Avenida Paulista, 22


O livro que não escrevi


Professoras


Fechar

Angela Pappiani

Jornalista, diretora do Ikore (Instituto de Tradições Indígenas – Núcleo de Cultura Indígena), é formada pela Escola de comunicações e Artes da USP. Trabalha há 30 anos nas áreas ambiental e indígena, desenvolvendo projetos que valorizam, afirmam e divulgam os modos tradicionais de vida, com respeito e integração com a natureza e o pensamento indígena.


OBRA:


Entre dois mundos


Fechar

Antonio Castro

Formado em Letras pela USP, desde 2016 integra a equipe editorial dos selos Seguinte e Companhia das Letrinhas, respectivamente os selos juvenil e infantil do Grupo Companhia das Letras. Além de trabalhar com edição de texto, também é um dos responsáveis pelo canal do Youtube da Seguinte e pelas redes sociais dos selos.


 


Fechar

Cida Novaes

Cida Novaes é gestora de pessoas na área de Saúde Pública. Como gestora, coordena espaços de creche, destinados aos filhos de funcionários. História de Nica é seu primeiro trabalho na categoria livro infantil.


OBRA:


Histórias de Nica


Fechar

Cláudia Maria de Vasconcellos

Cláudia Maria de Vasconcellos nasceu em São Paulo em 1966. Estreou como escritora em 1994, com a peça Inventa-Desinventa. Desde então vem praticando diversas escritas, como conto, drama, ensaio, roteiro e literatura infantil. Tem nove livros publicados, algumas peças encenadas e alguns prêmios na bagagem. É professora de dramaturgia e teoria literária, e pesquisadora da obra de Samuel Beckett.


OBRAS:

A fome do lobo; Menina também Joga Futebol; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário por Samuel Beckett e seus Duplos.

Vencedora pelo Brasil no concurso La escritura de la diferencia, Bienal International de Dramaturgia Feminina, VI Edicion, Havana, Cuba.

Prêmio Tatiana Belinky de dramaturgia infantil, Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo.


Fechar

Claudinei Vieira

Nascido em São Paulo, Claudinei Vieira escreve textos (resenhas, contos, ensaios, poemas) em blogs, sites e portais de literatura, cultura e arte. Além disso, é organizador do Desconcertos de Literatura, um evento de poesia que circula na cidade de São Paulo. Já participou de antologias de contos, revistas literárias, jornais e fanzines.


Fechar

Cláudio Canato

Nascido em 1965, Cláudio Canato é formado em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pintor e muralista, desde 1984 trabalha com direção de arte, design e ilustração. Sua pintura é um diálogo com as grandes obras, artistas e movimentos da História da Arte, que se completa na sua atividade de professor de Arte em colégios de São Paulo.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


Autor do mural El Quijote, no Colégio Miguel de Cervantes


Coleção Dom das artes


Fechar

Douglas Tufano

Nasceu na cidade de São Paulo, em 1948. Formado em Letras e Pedagogia pela USP. Foi professor da rede oficial de ensino de São Paulo e trabalhou também em escolas particulares. É autor de vários livros didáticos e paradidáticos, publicados por diversas editoras do Brasil.


Fechar

El Hematocrítico

El Hematocrítico es Miguel López. El Hematocrítico es maestro de Educación Infantil en A Coruña y es autor de numerosos proyectos de humor en internet, como los blogs El Hematocrítico de Arte y Drama en el Portal (recopilados en libros por la Editorial Caramba!), A-Cero Azul, o el podcast Los Hermanos Podcast.


OBRA:


Feliz feroz


Fechar

Fábio Sombra

Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira, como folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola.

Fábio Sombra é membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.


OBRAS:

A lenda do violeiro invejoso

A peleja do violeiro Magrilim

com a formosa princesa Jezebel

Magrilim e Jezebel

Armando e o mistério da garrafa

Brincadeira de arco-íris

Cantos & contos

Treze casos de viola e violeiros

João Valente

O soldado que assustou a morte

Folia de Reis, a festa em cordel

Entre outras


PRÊMIOS:

Seu livro “A lenda do violeiro invejoso” recebeu, em 2006, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Seu livro “Vladimir e o navio voador” recebeu, em 2014, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Fábio Sombra foi contemplado duas vezes com o “Prêmio Rozini de excelência na viola caipira” na categoria publicações literárias.


Fechar

Fernando Villela

Nascido em São Paulo, Fernando Villela é artista plástico, escritor, ilustrador e professor de artes. Formado pela Unicamp e mestre pela ECA-USP, desenvolve trabalhos com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia, além de autor e ilustrador com livros publicados em diversos países como França, México, Canadá, entre outros.


OBRAS

Abrapracabra (2012); Os heróis do tsunami (2011); Seringal(2010); O barqueiro e o Canoeiro (2008); Tapajós (2007); Lampião & Lancelote (2006). Entre Outros


PREMIAÇÕES

Prêmio FNLIJ

Prêmio Jabuti

Menção Honrosa Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha

IBBY (International Book Board for Young People)

Prêmio FUNARTE de Arte Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil no Prêmio 30 Melhores Livros Infantis


Fechar

Flávia Muniz

Formada em pedagogia e Orientação Educacional pela PUC-SP, Flávia Muniz é escritora braisleira dedicada a literatura para crianças, adolescentes e jovens adultos. Editora do mercado de publicações por mais de 25 anos, fez parte dos grupos Abril, Moderna/Santillana e FTD Educação.


OBRAS

Sallen 777 – Elas Estão de Volta (2005); O Livro das Garotas e seus segredos: Agenda 2011 (2010); Coleção Turma da Teca (2011); Fantasmagorias (2011); Sabores Incríveis (2012); Coleção Hora do Medo – Lobisomens e outros seres da escuridão, O ladrão de órgãos e outras lendas urbanas (2013). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio APCA

Prêmio Jabuti


Fechar

Flávio de Souza

Flávio de Souza nasceu em São Paulo, onde também mora atualmente, no dia 13 de setembro de 1955. Cursou um ano e meio da Eca da Usp (Escola de Comunicações e Artes) e dois anos da Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Trabalhou como ilustrador, ator e diretor de teatro e cinema. Estreou na Literatura em 1986, com o livro “Vida de cachorro”, editora Memórias Futuras.


Criou e escreveu programas de TV como “Mundo da Lua” e “Castelo Rá-Tim-Bum”, e vários outros programas de TV, roteiros de cinema e livros.


OBRAS:

Um menino, uma menina, papel de carta, papel de embrulho; A mãe da menina e a menina da mãe; Eu e mim mesmo; Vai começar tudo outra vez; Que história é essa?; Que história é essa? 2; Jack Brodóski; Desenhos de guerra e de amor; Chapeuzinho adormecida no país das maravilhas; O príncipe artilheiro e a princesa escondida; Um mais um igual a um; Que história é essa? 3. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

APCA com o livro “Um menino, uma menina, papel de carta, papel de embrulho”;

Prêmio Jabuti com o livro “Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas”;

Selo de altamente recomendável para os livros “Que história é essa?”, “Que história é essa? 2”, “Desenhos de guerra e de amor”, “O livro do ator”, “Hoje é dia de festa!”


Fechar

Gabriela Ubrig Tonelli

Formada em Editoração pela Escola de Comunicações e Artes da USP, desde 2014 integra a equipe editorial dos selos Seguinte e Companhia das Letrinhas, respectivamente os selos juvenil e infantil do Grupo Companhia das Letras. Além de trabalhar com edição de texto, também é uma das responsáveis pelo canal do Youtube da Seguinte e pelas redes sociais dos selos.


 


Fechar

Iris Figueiredo

Iris Figueiredo nasceu em 1992, na região metropolitana do Rio de Janeiro. É formada em Produção Editorial pela UFRJ e pós-graduada em Transmídia. Já atuou em diversas áreas do mercado editorial e manteve por muitos anos o blog “Literalmente Falando”.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


Céu sem estrelas


Um passo de cada vez


Roda-gigante


Pisando em nuvens


 


Fechar

Javier Moro 

Autor espanhol conhecido por seus livros como Pasión India, Moro colaborou com Dominique Lapierre e Larry Collins em vários livros. Colabora desde muito jovem com a imprensa nacional e estrangeira. Viveu muitos anos nos Estados Unidos, onde trabalhou como roteirista com diretores como Ridley Scott. É autor de vários romances.


OBRAS:

Senderos de libertad (1992); O bolo de Jaipur (1995); Las montañas de Buda (1998); Era medianoche en Bhopal (2001); Pasión India (2005); O sari rojo (2008).


PREMIOS:

Premio Planeta 2011


Fechar

João Correia Filho

Jornalista com especialização em Jornalismo Literário, o autor atua na área desde 1996, com passagens por diversas revistas no Brasil e no exterior, entre elas National Geographic, Caminhos da Terra, Horizonte Geográfico, Cult, Brasileiros, Entrelivros e Língua Portuguesa. É autor do blog Viagem ao Pé da Letra, no qual escreve sobre viagens, literatura e fotografia.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


Buenos Aires, livro aberto: A capital argentina nas pegadas de Borges Cortázar e cia.


Lisboa em pessoa


São Paulo, Literalmente


Fechar

João Jonas Veiga Sobral

João Jonas é formado em Letras. Professor de Língua Portuguesa e de Literatura, além de Orientador Educacional. É autor do Guia do Estudante (Editora Abril), Caderno de Revisão de Gramática (Editora Moderna) e Português Prático (Editora Iglu). Também é colunista da revista Educação.


OBRA:


Como Machado de Assis pode relativizar sua vida


Fechar

Juliana Basile

Juliana Basile nasceu em Piraju, interior de São Paulo. Formada em Artes Plásticas pela Unesp, Juliana é ilustradora e designer desde 2007. Iniciou a carreira em agências de publicidade e outras empresas e é ilustradora de livros infantis desde 2013.


OBRA:


Descobrindo o Xingu


Fechar

Keka Reis

Estudou rádio e televisão na Unesp, começando sua carreira na MTV, nos anos 90. Foi premiada e selecionada para fazer parte do Núcleo de Dramaturgia do Sesi. Seu livro O dia em que minha vida mudou por um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas foi finalista do Jabuti 2018 e virou peça teatral, posta em cartaz em março, no SESC Pinheiros.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas


O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro


 


Fechar

Lalau e Laurabeatriz

Parceiros desde 1994, o poeta Lalau e a ilustradora Laurabeatriz já publicaram mais de 20 livros em conjunto, todos voltados ao público infantil. Laurabeatriz nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em São Paulo. É ilustradora e artista plástica. Já ilustrou diversos livros para crianças publicados pelas editoras Companhia das Letrinhas, Ática e Scipione. Em parceria com lalau auxilia na ilustração de sues poemas dedicados ao público infantojuvenil.


PRINCIPAIS OBRAS:


Brasileirinhos (2017)


A Última Árvore do Mundo Livro (2010)


O Que Levar Para Uma Ilha Deserta (2011)


Fechar

Luly Trigo

Luly Trigo nasceu em 1988 no Rio de Janeiro. Formada em Cinema e especialista em roteiro pela New York Film Academy, sempre foi apaixonada por literatura. É autora de Meus 15 anos (Rocco, 2014), adaptado para o cinema em 2017; Na porta ao lado (Rocco, 2015); Uma canção pra você (Rocco, 2016) e Meu jeito certo de fazer tudo errado, em parceria com Klara Castanho.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS: 


O reino de Zália


Meus 15 anos


Na porta ao lado


 


Fechar

Maicon Tenfen

Maicon Tenfen nasceu em Ituporanga, interior de Santa Catarina. Formou-se em Letras e em Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina. Por mais de dez anos escreveu crônicas semanais para o Diário Catarinense. É professor de Literatura Brasileira na FURB (Universidade de Blumenau), onde ministra oficinas de redação criativa.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


Quissama I: o império dos capoeiras


Quissama II: território inimigo


O impostor


Fechar

Manuel Filho

Nasceu na cidade de São Bernardo do Campo (SP), em 06 de março de 1968. É autor, ator e cantor. Como escritor, já foi agraciado com o prêmio JABUTI 2008. Foi o patrono da 24ª Feira Literária da cidade de Carlos Barbosa (RS) e finalista, em 2013, do Prêmio Açorianos de Literatura.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


Sensor: o game


O menino que queria ser prefeito


Prisioneiros na biblioteca


Fechar

Marcella Riani

Arquiteta e pós-graduada em design gráfico pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Iniciou sua carreira como artista gráfica pintando murais para construtora. Além dos murais, trabalha em diversos projetos gráficos, como ilustrações para livros, identidades visuais, estamparia e design de superfícies.


OBRA:


As meninas dos sonhos de renda


Fechar

Marco Haurélio

Marco Haurélio, nasceu em Ponta da Serra, município de Riacho de Santana, sertão baiano. Formado em Letras, é poeta cordelista, editor e folclorista. Registrou a rica literatura oral de sua região, dedicando especial atenção aos contos populares. Profere palestras e ministra oficinas sobre Cordel e Folclore em vários estados brasileiros. Coordena a coleção Clássicos em cordel. É hoje uma das principais referências em nossa literatura popular e um dos fundadores da Caravana do Cordel.


OBRAS:

A Lenda do Saci-Pererê em Cordel; Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo; A Roupa Nova do Rei ou O Encontro de João Grilo com Pedro Malazarte; História de Moura Torta; Traquinagens de João Grilo; O Príncipe que via defeito em tudo; Contos Folclóricos Brasileiros. Entre outras.


Fechar

Marília Lovatel

Marília Lovatel é uma escritora cearense, mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Publicou dez livros, entre eles A menina dos sonhos de renda, com o qual foi finalista do prêmio Jabuti em 2017.


OBRA:


As meninas dos sonhos de renda


Fechar

Marise Hansen

Nasceu em São Paulo. Formou-se em Letras e em Literatura Brasileira, com dissertação sobre a paródia do Romantismo em Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Faz doutorado sobre João Guimarães Rosa. Trabalhou como assessora pedagógica, como leitora crítica e editora de material didático.


OBRA:


Porta-retratos


Fechar

Maurício Negro

Paulistano, nascido em 1968, Mauricio Negro é formado em Comunicação Social pela ESPM. Ilustra e faz design editorial desde meados dos anos 1990. É um artista bastante identificado com temas mitológicos, ancestrais, ecológicos, populares e relacionados às expressões e raízes da cultura brasileira.


OBRA:


O tupi que você fala


Fechar

Paulo Blumen

Paulo Blumen, botânico pesquisador e desenhista. Após encabeçar algumas expedições estudantis pelos lugares mais remotos do planeta, teve seu primeiro contato com a floresta amazônica no ano de 2010. Depois de misteriosas descobertas na sua última expedição, decidiu escrever seu primeiro livro e contar ao mundo sua fantástica aventura junto com a sua parceira, Cláudia Maria de Vasconcelos.


OBRA:


Terquídea e a flor da vida


Fechar

Ricardo Teperman

Nascido em São Paulo, em 1978. Ricardo Teperman é músico e antropólogo. Sua dissertação de mestrado foi sobre batalhas de MCs. Atualmente, é doutorando no Departamento de Antropologia Social da USP, editor da Revista Osesp, editor executivo da revista Novos Estudos (Cebrap) e professor no programa de pós-graduação em canção popular da Faculdade Santa Marcelina.


OBRA:


Se liga no som: as transformações do rap no Brasil


 


Fechar

Rodrigo da Rosa

Rodrigo da Rosa é professor, ator e compositor. Tem diversos trabalhos publicados em revistas literárias, como Balaio e Cartaphilus (Espanha), em jornais, como Diário de Montemos (Portugal), e em livros, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.


OBRA:


Tapetes de rendendê


Fechar

Rodrigo Lacerda

Nasceu em 1969 no Rio de Janeiro. Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor, professor e editor. Possui graduação em História e doutorado em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance foi O mistério de Leão Rampante. O autor possui prêmios importantes na bagagem e uma inquietude que o leva a experimentar vários gêneros e formatos, desde poemas, que ele mesmo edita, a contos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Outra vida; O fazedor de velhos; A república das abelhas; O mistério do leão Rampante; Tripé; Vista do rio; Hamlet ou amleto?; A dinâmica das larvas. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti em 1996, na categoria Romance pela obra “O mistério do Leão Rampante”;

Prêmio Jabuti em 2009, na categoria juvenil pela obra “O fazedor de velhos”;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2008, na categoria Literatura infantil e juvenil pela obra “O fazedor de velhos”.


Fechar

Simone Paulino

Simone Paulino é jornalista, escritora, editora.  Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), escreveu vários livros, entre eles, Abraços Negados [Em retratos] (2019), Como Clarice Lispector pode mudar sua vida (2017) e o Sonho Secreto de Alice (2013). Participou das antologias de contos Grafias UrbanasHistórias Femininas, Olhar Paris e Escrever Berlim.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


A mulher de pés descalços


Como Clarice Lispector pode mudar sua vida


Sonho Secreto de Alice


Fechar

Thiago Coronado Antunes

Thiago tem 12 anos e desde muito pequeno é fascinado por aranhas e outros artrópodes. O estudo aprofundado dos aracnídeos começou há aproximadamente um ano e foi provocado por uma aranha que vivia na casa de praia de seu avô. Essa aranha aguçou sua curiosidade e o levou a pesquisar e descobrir inúmeras outras aranhas. Thiago é um naturalista nato e pretende seguir carreira na área das Ciências.


OBRA:


Aranhas de São Paulo


Fechar

Vanessa Alexandre

Autora e ilustradora de livros infantojuvenis. Tem em sua trajetória mais de cinquenta livros ilustrados e mais de vinte como autora e ilustradora, além de materiais didáticos e publicitários. Realiza oficinas em colégios e participou do projeto Ônibus Biblioteca com a Libre (Liga Brasileira de Editoras).


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


Histórias de Nica


O menino que colecionava chuva


Fechar

Yvette Pais

Yvette Pais  é professora, pedagoga, é proprietária da editora MercadoLivros. Sua paixão pela escrita começou faz tempo, mas guardou nas gavetas os poemas que escreveu. ¿Qué Pasa? Los animales de la A a la Z é sua terceira publicação.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:


¿Qué Pasa? Los animales de la A a la Z


AONDE VAMOS?


2019