MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Alexandra Onias

Alexandra Onias é educadora, graduada em Magistério com especialização na Educação Infantil, licenciada em Pedagogia pela Universidade São Marcos. Concluiu o curso de extensão universitária: Pedagogia por projetos de trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atriz, realizou o curso de formação de ator no Centro Cultural Saavedra, Buenos Aires e no Teatro Pirandello, São Paulo. Contadora de histórias e cocriadora da Cia Leque de Histórias.


Atualmente, trabalha como professora de reforço escolar (Oficina de linguagem) e arte-educadora no Projeto Social Cervantes Solidário, Colégio Miguel de Cervantes.


Fechar

Ana Alonso

Ana Alonso nació en 1970 en Tarrasa, aunque ha vivido gran parte de su vida en León. Es licenciada en Ciencias Biológicas por la Universidad de León y amplió estudios en París y Escocia. Es autora de nueve poemarios, de la novela Los cabellos de Santa Cristina, así como de varios libros infantiles,


Su currículo está plagado de premios y menciones, como el Premio Internacional de Poesía Antonio Machado en Baeza (2007) y el Premio Alfons el Magnànim de Valencia de poesía en castellano (2008).


OBRA:


El baño de Cleopatra


Fechar

Ana Rüsche

Doutora na área de Estudos Literários e Linguísticos em Inglês (FFLCH-USP, 2015), com a tese “Utopia, feminismo e resignação em The left hand of darkness e The handmaid’s tale“. Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2008). Bacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2008). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito na Universidade de São Paulo (2002).


Fechar

Aryane Cararo

Jornalista há vinte anos, com foco no universo materno e infantil, especialmente em literatura infantojuvenil. Trabalhou como editora-chefe da revista Crescer e foi editora do suplemento Infantil Estadinho, além de ter colaborado com diversos jornais e revistas. É graduada em jornalismo literário pela ABJL e mestre em estética e história da arte pelo MAC-USP.


OBRA:

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil.


Fechar

Babi Dewet

Nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e formou-se em Cinema. Começou a sua carreira escrevendo fanfics e publicou seu primeiro livro de forma independente em 2009. Amante de música, é apresentadora, produtora de shows e eventos de cultura coreana e pop. Além disso, possui um canal no YouTube sobre a sua vidae fez parte do KPAPO, o primeiro podcast Originals do Spotify sobre kpop e hallyu.


OBRA:


Sonata em punk rock


Fechar

Bartira Raquel Rebello

Psicóloga clínica há 30 anos, especialista em terapia de família e casal (pela PUC-SP), leitora voraz de tudo que me cai nas mãos, principalmente escritos que tratam de dinâmicas familiares e também literatura policial, porque ninguém é de ferro!


Fechar

Beatriz Montero

Es escritora, cuentacuentos y youtuber. Coordinadora general y fundadora de la Red Internacional de Cuentacuentos (RIC) que agrupa a más de 1300 cuentacuentos de 58 países. Su canal de YouTube ha obtenido el premio botón de plata con millones de visitas, 500 vídeo-cuentos, y más de 180.000 suscriptores:www.youtube.com//BeatrizMontero


Ha contado cuentos e impartido talleres y conferencias en español e inglés en reconocidas Universidades, Festivales, Congresos y prestigiosas Instituciones de 22 países en 5 continentes.


Fechar

Bernardo Carvalho

Nasceu em 1960, no Rio de Janeiro. Romancista, contista, jornalista e tradutor. No ano de 1983 forma-se jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na década de 1980 radica-se na cidade de São Paulo e, a partir de 1986, trabalha na Folha de São Paulo. Mestre em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) no ano de 1993, quando também lança a coletânea de contos Aberração, que marca sua estreia na literatura. Seu primeiro romance é com Onze, uma História, de 1995. Desde então, tem publicado traduções e exercido a função de crítico literário.


OBRA:


Nove Noites


Fechar

Bia Villela

É formada em design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design (EUA) e em veterinária na Universidade de São Paulo. Cria e desenha livros infantis, utilizando muitas cores e inventando figuras com formas geométricas.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Era uma vez um gato xadrez;

Era uma vez um caracol furado;

Quem pegou o pão da casa do João.

Entre outras


Fechar

Carolina Soledad Fortunato Silva

Carolina Soledad Fortunato Silva, formada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, atriz, contadora de histórias e professora de teatro em escolas particulares.


Fechar

Daniela Padilha

Formada em Letras e depois de atuar em diversas editoras, em 2010 fundou a Jujuba, casa editorial especializada em literatura para as infâncias. Especialista em Escutas Antropológicas das Infâncias, em 2019 iniciou a coleção Literatura de Colo, com livros destinados à primeiríssima infância, considerando o bebê leitor e protagonista do seu processo de leitura. Em 2019 também foi a editora convidada pela Embaixada da Itália para representar o Brasil na maior feira de livros infantis do mundo.


Fechar

Denise Salum Barroso

Denise Salum Barroso é graduada em Tradução e Interpretação, pós-graduada em Recursos para o Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, CELTA pela Cambridge University, TESOL e TEYL pela Anaheim University California.


Fechar

Denise Tonello

Pedagoga formada pela USP, Mestra em Educação formada pela PUC e Psicopedagoga formada pela UNICSUL.


Atua como coordenadora educacional e pedagógica no Colégio Miguel de Cervantes e como Assessora em escolas públicas e privadas. Como idealizadora e coordenadora do Centro de Formação Saber Mais e Mais e formadora de professores, colabora com o Instituto Avisalá, PRISMA (Centro de Estudos do Colégio Santa Maria), Casa Diálogos, Mathema, UNDIME, grupo Santillana e Editora Moderna Formação, tanto em cursos presenciais quanto à distância.


Também colabora com a produção de materiais didáticos e publicações para professores, na Editora Moderna, Cultura Escrita, Revista Nova Escola e Editora Triolet, principalmente com temas relacionados à avaliação formativa, documentação pedagógica, portfólios e novas perspectivas da Base Nacional Comum Curricular.


Fechar

Domingos Pellegrini

Nascido em Londrina, Paraná, em 1949, formou-se em Letras. Vencedor do prêmio Jabuti em 1977 (pelo livro O homem vermelho), já teve contos publicados em antologias de diversos países. Também é jornalista e publicitário.


OBRA:


As batalhas do castelo


Fechar

Duda Porto de Souza

É responsável pela criação da primeira Biblioteca Multilíngue Infantil pública do Brasil, localizada em São Paulo. Jornalista, já colaborou com diversas publicações do segmento infantil. Já participou do desenvolvimento de exposições de grande público, além de atuar como consultora na criação da primeira galeria de arte de Manaus. É professora-convidada do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.


OBRA:

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil


Fechar

El Hematocrítico

El Hematocrítico es Miguel López. El Hematocrítico es maestro de Educación Infantil en A Coruña y es autor de numerosos proyectos de humor en internet, como los blogs El Hematocrítico de Arte y Drama en el Portal (recopilados en libros por la Editorial Caramba!), A-Cero Azul, o el podcast Los Hermanos Podcast.


OBRA:


Feliz feroz


Fechar

Espido Freire

Espido Freire nació en Bilbao en 1974. Debutaría como escritora con “Irlanda” (Planeta, 1998, Premio Millepages). La novela supuso una sorpresa en el entorno literario de aquel momento. Año y medio más tarde consiguió el Premio Planeta por su obra “Melocotones helados” (1999). Se convertía con veinticinco años en la ganadora de menor edad en la historia del galardón. Con ella obtuvo también el “Qué Leer” 2000 a la mejor novela española.


OBRA:


El Chico de la flecha


Fechar

Felipe Castilho

Felipe Castilho é autor de livros de fantasia. Famoso pela série O legado folclórico, que une mitologia brasileira com o mundo dos videogames, foi indicado, em 2017, ao Prêmio Jabuti pelo quadrinho Savana de pedra e, em 2020, com o romance Serpentário.


OBRA:


Ouro-fogo & Megabytes


Fechar

Felipe Cavalcante

Felipe Cavalcante é designer e ilustrador. Mestre em arte contemporânea e bacharel em desenho industrial pela Universidade de Brasília. Em 2018 publicou com Roger Mello o Clarice, livro que recebeu da Câmara Brasileira de Letras o prêmio Jabuti como melhor projeto gráfico em 2019. No mesmo ano o livro recebeu ainda os prêmios Aloísio Magalhães, de melhor projeto gráfico pela Biblioteca Nacional, e o prêmio FNLIJ de melhor livro juvenil junto do selo “altamente recomendável”, concedidos pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil.


OBRA:


Clarice


Fechar

Fernando Villela

Nascido em São Paulo, Fernando Villela é artista plástico, escritor, ilustrador e professor de artes. Formado pela Unicamp e mestre pela ECA-USP, desenvolve trabalhos com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia, além de autor e ilustrador com livros publicados em diversos países como França, México, Canadá, entre outros.


OBRAS

Abrapracabra (2012); Os heróis do tsunami (2011); Seringal(2010); O barqueiro e o Canoeiro (2008); Tapajós (2007); Lampião & Lancelote (2006). Entre Outros


PREMIAÇÕES

Prêmio FNLIJ

Prêmio Jabuti

Menção Honrosa Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha

IBBY (International Book Board for Young People)

Prêmio FUNARTE de Arte Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil no Prêmio 30 Melhores Livros Infantis


Fechar

Fido Nesti

Fido Nesti nasceu em São Paulo em 1971. Trabalha com ilustração e quadrinhos há mais de trinta anos. Seus desenhos podem ser vistos no jornal Folha de São Paulo e na revista The New Yorker, assim como em capas e livros de várias editoras.


OBRA:


1984 – edição em quadrinhos


Fechar

Guilherme Semionato

Guilherme Semionato nasceu no Rio de Janeiro, em 1986. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem especialização em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense. Os sinais do coração, o seu livro de estreia em Portugal, recebeu o Prémio Lusofonia 2018, no Concurso Lusófono da Trofa. Seu livro Nossa bicicleta (Edições SM), foi o vencedor da edição de 2020 do Prêmio Barco a Vapor.


OBRA:


Nossa bicicleta


Fechar

Januária Cristina Alves

Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com uma tese sobre jornalismo infantil, especialista em Educomunicação e Infoeducação pela mesma Universidade, escritora com mais de 60 obras publicadas para crianças e jovens. É membro da GAPMIL, Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da UNESCO.


Vencedora, em 2014, do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira na categoria Didáticos/Paradidáticos com a obra “Para ler e ver com olhos livres”, da Ed. Nova Fronteira. Em 2016 ganhou novamente o Jabuti pela coordenação editorial do livro “Convivendo em Grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade”, da Editora Moderna.


Fechar

Jeferson Tenório

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e atua como professor de língua e literatura na rede pública de ensino de Porto Alegre. O autor estreia no romance em 2013, com O beijo na parede, vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores. Em 2020, lança seu terceiro romance O avesso da pele, aclamado pela crítica como um dos grandes lançamentos do ano.


OBRA:


O avesso da pele


Fechar

João Anzanello Carrascoza

Nasceu em Cravinhos, São Paulo, em 1962. Redator de propaganda e professor universitário, publicou contos e romances, além de obras para crianças e jovens. Possui mais de 30 livros publicados, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país. Em 2009, participou do programa de escritores residentes do Château Lavigny (Suiça).


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Diário das coincidências; Meu avô espanhol; Aquela água toda; Linha única; Aos 7 e aos 40; Espinhos e alfinetes; Aprendiz de inventor; O homem que lia as pessoas. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria romance pela obra “Caderno de um Ausente”;

Prêmio Jabuti, em 2007, na categoria contos e crônicas pela obra “O volume do silêncio”.

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2014, na categoria jovem pela obra Aos 7 e aos 40.

Prêmio Guimarães Rosa da Radio Frace Internationale.


Entre outros


Fechar

João Usberco

João Usberco é um professor e autor de livros didáticos brasileiro. É licenciado em Ciências Farmacêuticas pela USP, especialista em análises clínicas e toxicológicas, professor de Química na rede particular de ensino de São Paulo e professor de Química do Anglo Vestibulares (São Paulo, SP).


OBRAS:

A Composição dos Alimentos – A química envolvida na alimentação; Coleção – Química no corpo humano; Química e aparência – A química envolvida na higiene pessoal; Química Essencial;  entre outras.


Fechar

Juliana Basile

Juliana Basile nasceu em Piraju, interior de São Paulo. Formada em Artes Plásticas pela Unesp, Juliana é ilustradora e designer desde 2007. Iniciou a carreira em agências de publicidade e outras empresas e é ilustradora de livros infantis desde 2013.


OBRA:


Descobrindo o Xingu


Fechar

Júlio Emílio Braz

Nascido no interior de Minas gerais, no ano de 1959 é ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil. Considerado autodidata, aos 6 anos já adquiriu o gosto pela leitura e hoje somam-se mais de 150 obras publicadas. Sua careira profissional consiste na escrita de roteiros para histórias em quadrinho que, além de publicadas no Brasil, foram traduzidas para países como Bélgica, França Portugal e Estados Unidos. Como roteirista audiovisual escreveu uma série de roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo.


PRINCIPAIS OBRAS:


Pretinha, eu? (1997)


Crianças na escuridão (1991)


Saguairu (1990)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1989)


Katia Canton


Fechar

Lúcia Hiratsuka

Lúcia Hiratsuka, ilustradora e escritora, nasceu em Duartina e mora em São Paulo desde os 16 anos. Formou-se pela Faculdade de Belas Artes, de São Paulo. Escreve e ilustra os seus livros, sendo que uma parte do trabalho é voltada para a pesquisa de mitos e lendas do Japão. É autora de diversos livros para crianças, pelos quais recebeu importantes prêmios e vários selos altamente recomendável pela FNLIJ.


OBRAS:

As cores dos pássaros; Histórias tecidas em seda; Urashima Taro; Um rio de muitas cores; O colecionador de águas; Histórias de Mukashi. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2012, na categoria ilustração de livro infantil ou juvenil pela obra A visita.

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2008, na categoria Reconto pela obra Histórias tecidas em seda.

Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil da Revista Crescer.


Fechar

Maitê Freitas

Doutoranda em Mudança Social e Participação Política na EACH – USP. Mestre em Estudos Culturais na EACH – USP. É ensaísta, jornalista, documentarista, produtora e gestora cultural. Criadora da editora Oralituras. Idealizadora e coordenadora do projeto Samba Sampa, da coleção literária Sambas Escritos e atua como colaborada na websérie Empoderadas. É podcaster na Maternativa, onde grava “Mães Pretas pelo bem viver” e grava o podcast “Oralituras – Narrativas Femininas”.


Fechar

Marco Hailer

Arte-educador, compositor e contador de histórias, Marco Hailer é caipira do interior, de subir em jabuticabeira, pular cerca de arame farpado e brincar de pião. É autor de diversos livros didáticos e de literatura infantil, entres eles: Descobrindo o Xingu, Meu primeiro bichonário, Um mundo chamado alfabeto, Contos que ninguém te conta, Coleção Alfabetário divertido e O macaco tocador de violão. Marco quer produzir mais para os jovens, focando numa literatura simples, direta, apaixonada, bem-humorada e contextualizada.


OBRA:


Descobrindo o Xingu


Fechar

Mariana Salomão Carrara

Paulistana, defensora pública e nascida em 1986. Por seus contos e poemas, recebeu prêmios nacionais como o Off-Flip (2012), o sesc-df, o Felippe D’Oliveira (2015 e 2016), o Sinecol, e o Josué Guimarães. Recebeu, ainda, o 2º lugar no Prêmio Guiões de Roteiros em língua portuguesa (Portugal, 2019) pelo roteiro de longa-metragem “É lá que eu quero morar”.


OBRA:


Se Deus me chamar não vou


Fechar

Mariane Fernandes

Mariane Fernandes acredita que há livros no mundo para todos os tipos de pessoas – basta dar uma chance para as leituras. É professora de Geografia em formação (Instituto Federal de São Paulo) e designer instrucional. Participou do projeto de clubes de leitura “Remição da Pena pela Leitura” (FUNAP/Companhia    das   Letras) que acontece em 12 penitenciárias no estado de São Paulo e foi mediadora de leitura na Casa Maria Maymard (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).


Fechar

Mônica Broti

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Pós-Graduada em Jornalismo Cultural pela Fundação Armando Álvares Penteado (2013). Atualmente é professora de História e Sociologia no Colégio São Judas Tadeu para o ensino Fundamental e Médio. Atua principalmente nas seguintes áreas: Cultura Contemporânea, História e Memória, Multiculturalismo, Arte e Sociologia da Cultura.


 


Fechar

Patricia Auerbach

Patrícia Auerbach nasceu em São Paulo. É formada em Arquitetura e Publicidade, com especialização em História da Arte pela New York University, e em Desenho pela School of Visual Arts (NY). Trabalhou como diretora de arte em importantes agências de propaganda (DM9, Bates Brasil) e lecionou História da Arte para diversas faixas etárias.

Hoje Patrícia é autora e ilustradora de livros infantis, arte-educadora e professora do Pró-Saber São Paulo. Pedagoga pelo Instituto Singularidades de São Paulo, Patrícia tem dedicado seus estudos à leitura de imagem na literatura ilustrada.


OBRAS:

O Jornal

O Lenço

Pequena Grande Tina

Pequeno Grande Toni

Coisa de Gente Grande

Patacoadas

Entre outras


PRÊMIOS:

Prêmio FNLIJ Melhor Livro Imagem 2012, por O Jornal

Finalista do Prêmio Jabuti – Melhor Ilustração Infantil/Juvenil 2012, por O Jornal

Selo Altamente Recomendável  FNLIJ 2013, O Lenço


Fechar

Penélope Martins

É escritora e narradora de histórias. Idealizadora do blog “Toda Hora Tem História”, ministra oficinas de mediação de leitura e de escrita criativa é articuladora do projeto “Mulheres que Leem Mulheres” e atua como narradora também em livro-áudio. Já colaborou com a voz em histórias para o blog da Cia das Letrinhas. Para o canal do You Tube, produziu conteúdo para Casa das Rosas, Sesi e outros parceiros. Também é Consultora de projetos de leitura para editoras e escolas.


Fechar

Philippe Seabra

André Philippe Seabra, nasceu em Washington D. C em quatro de novembro de 66 e é figura das mais importantes na geração rock´n roll da Brasília dos anos 70 e 80. Filho de um diplomata português naturalizado americano com uma paraense, chegou à capital do Brasil aos 9 anos, sem nunca ter falado a língua dos pais, só inglês. Chegando a Brasília, foi matriculado na Escola Americana, onde continuava a falar inglês a maior parte do tempo. Em 1981, criou a Banda Plebe Rude, que continua os seus trabalhos até hoje.


OBRA: Clarice


Fechar

Rafael Ruanova

Professor é licenciado em Filologia Hispânica e em Filologia Galaico-Portuguesa pela Universidade de Santiago de Compostela. Professor com mais de 25 anos de experiência tanto em tarefas docentes como diretivas. Coordenador e colaborador em diferentes cursos sobre novas metodologias de ensino. Atualmente é membro da Equipe Diretiva, Chefe de Estudos e professor de Língua e Literatura espanholas do Colégio Miguel de Cervantes.


Fechar

Reginaldo Prandi

Reginaldo Prandi é sociólogo, professor e escritor brasileiro. Doutor (1976) e livre-docente (1989) em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular desde 1993 do Departamento de Sociologia da mesma universidade.


OBRAS:

Aimó; Feliz aniversário; Jogo de escolhas; Morte nos búzios;  Minha querida assombração; Contos e lendas afro-brasileiros; entre outros.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Cátedra 10 Unesco 2017 – PUC-Rio, por Aimó.

Prêmio White Raves, 2005, da Internationale Jugendbibliotek München, por Xangô, o Trovão.

Prêmio Jabuti, 2003, indicado por Ifá, o Adivinho.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Mitologia dos Orixás.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Os Príncipes do Destino.


Fechar

Roberta Barni

Graduada em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, obteve a especialização em Tradução-Italiano (Pós-Graduação Lato Sensu) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (1995). instituição pela qual também obteve o mestrado em Letras na área de Língua e Literatura Italiana (1999), com bolsa FAPESP, e o doutorado em Lingüística, na área de  Semiótica e Linguística Geral Tradutologia (2005). Foi bolsista de pós-doutorado no exterior da CAPES, realizando seu trabalho de pesquisa em teoria literária e italianística na Universidade de Bologna (2007-2008). Atualmente é professora doutora de Literatura Italiana junto ao Departamento de Letras Modernas (DLM) da FFLCH USP.


OBRA:


O visconde partido ao meio


Fechar

Rodrigo Petrônio

Nasceu em 1975, em São Paulo. Escritor e filósofo, atua na fronteira entre literatura, semiologia, narratividade e filosofia. Está no mercado editorial há 24 anos. Há quinze anos colabora regularmente com diversos veículos da imprensa, sendo colunista da revista Filosofia e colaborador regular dos jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio, foi finalista do Prêmio Jabuti. Tem poemas, contos e ensaios publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Atualmente é professor-coordenador de dois cursos de pós-graduação: Escrita Criativa e Roteiro para Audiovisual na FAAP.


OBRA:


Sapiens: o nascimento da humanidade


Fechar

Rodrigo Visca

Visca é ilustrador e artista plástico. Colaborador do Jornal Folha de São Paulo, trabalha desde 2003 como artista visual colaborando em praticamente todas as grandes revistas e principais veículos de comunicação do Brasil e publicações internacionais nos EUA, Espanha e Itália.


Vive e trabalha na cidade de São Paulo investigando questões contemporâneas do indivíduo nas metrópoles e no meio urbano.



OBRA:


Aquela água toda


Fechar

Roger Mello

Nasceu em Brasília, em 20 de novembro de 1965, é escritor e ilustrador. Recebeu o prêmio suíço Espace-enfants em 2002 e, no mesmo ano, foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração. Com vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). É ganhador do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil e foi confirmado como um dos candidatos ao Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA). O prêmio é concedido anualmente a uma pessoa ou organização por sua excelente contribuição à literatura infantil e juvenil.


OBRA:


Clarice


Fechar

Roseana Murray

Nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1950. É formada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy por meio da Aliança Francesa. Começou a escrever apenas com 27 anos de idade e três anos depois dedica sua carreira a poesias infantojuvenis, tema que a autora trabalha até os dias de hoje.


PRINCIPAIS OBRAS:


Artes e ofícios (1990)


Receitas de olhar (1997)


Classificados poéticos (1984)


PRÊMIOS:


Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2002)


 


Fechar

Rui de Oliveira

Nasceu no Rio de Janeiro e é autor e ilustrador de literatura infantil. Formado em artes gráficas, estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ilustração no Instituto Superior Húngaro de Artes Industriais e cinema no Pannónia Film Studio, em Budapeste. Recebeu quatro vezes o prêmio Jabuti de ilustração e, por Cartas Lunares, o prêmio de literatura infantojuvenil da Academia Brasileira de Letras.


OBRA:


Entre sonhos e tempestades


Fechar

Samuca

Atua há mais de 15 anos como professor de musicalização e musicoterapeuta para crianças em diversos colégios de São Paulo e é contador de histórias nas mais conceituadas escolas e livrarias de São Paulo, em parceria com diversas, como editoras: Moderna, Melhoramentos, FTD, SM, Editora do Brasil entre outras. Fundador da empresa Conta Mais Uma, voltada a atividades pedagógicas, como oficinas que usam materiais recicláveis, brincadeiras de roda, jogos cooperativos e contação de histórias.


 


Fechar

Susana Ventura

É escritora, professora, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Como professora e pesquisadora das literaturas de língua portuguesa, tem trabalhado em diferentes universidades brasileiras, portuguesas e francesas. Trabalhou junto ao Sesc como curadora, palestrante e professora. Recebeu o Selo de Altamente recomendável da FNLIJ.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A Kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia; Apetece-lhe Pessoa?; De onde vem o Português?; Eu, Fernando Pessoa em quadrinhos; Convite à navegação: uma conversa sobre literatura portuguesa; O tambor africano e outros contos dos países africanos de língua Portuguesa; Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné: contos de fadas para pensar ética; Contos mouriscos. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti em 2017, na categoria Juvenil pela obra “O Caderno da Avó Clara”.


Fechar

Viviane Camerlingo

Formada há mais de 20 anos em Psicologia pela PUC São Paulo, especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e cursos de formação de coaching, mentoria e orientação de carreira. Atuando como gestora em Recursos Humanos e em Psicologia Clinica, orientando jovens e executivos a encontrar um propósito em suas vidas e carreiras.


 


Fechar

Zenaide Denardi

Zenaide Denardi, a que, parafraseando Manoel de Barros, “quando crescer quer ser criança”!, é atriz e contadora de histórias. Formada em Letras pela PUC-SP e em Artes Cênicas pela escola de atores INDAC, foi livreira (na Livraria Cultura) por 10 anos e essa combinação de experiências, somada a cursos de narração e contação de histórias (Senac, Instituto Brincante etc.), a transformaram, há mais de 8 anos, em Zenaide, a contadora de histórias!


Atua, em parceria com editoras (Brinque Book, Callis, Companhia das Letras, Moderna, Salamandra, SM, Ediouro,  Editora Pensamento etc.), livrarias (Livraria Cultura, Livraria da Vila, Livraria Panapaná e Livraria Leitura), abrigos, festas infantis, escolas e lives (além das editoras supracitadas, apostaram nessa diversão o Shopping Pátio Higienópolis, Veio na Mala e Dona Benta).


2021