ENSINO FUNDAMENTAL II

Hispanidad 2020: Patrimonio Mundial en España

Encontro com presidente da Paradores

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 8 de outubro de 2020.

Os alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram de um encontro virtual com o Óscar López, presidente da rede de hotéis Paradores, empresa pública de serviço de turismo que promove e protege o patrimônio histórico e cultural da Espanha. Fundada em 1928, a empresa gerencia 94 hotéis, frequentemente ocupando edifícios históricos recuperados, sendo 11 deles em cidades consideradas Patrimônio da Humanidade.

A atividade, organizada pelos professores Juliana Dios Barreiro , André Cabral e Cláudia Galván, faz parte da programação da Hispanidad deste ano, que tem como tema Patrimônio Mundial na Espanha. Durante as últimas semanas, os alunos se aprofundaram sobre as atividades da Unesco e sobre a definição de patrimônio mundial, identificando e reconhecendo os patrimônios da América do Sul e da Espanha.

Óscar López falou sobre o trabalho de conservação do patrimônio cultural da Espanha, da importância do turismo para a manutenção do patrimônio e os impactos da pandemia nessa atividade. López destacou a singularidade da rede, que é um exemplo de gestão de turismo, de conservação da memória e de compromisso socioambiental.

O encontro também contou com a ilustre presença do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, além dos diretores do Colégio, Lourdes Ballesteros e Moisés Domingues.

Ao final, os alunos puderam esclarecer muitas dúvidas sobre patrimônio, turismo, meio ambiente e economia.
O presidente da Paradores presenteou os alunos com uma visita guiada ao Parador de Ávila na viagem à Espanha de 2021.

Óscar López Agueda é atualmente o presidente da Paradores Nacionales de España. É licenciado em Ciências Políticas, com dupla especialidade em Estudos Internacionais e Administração Pública pela Universidade Complutense de Madrid. Além disso, é formado em Direito e pós-graduado em Economia Internacional pela Universidade de Newcastle Upon Tyne. Foi deputado no Parlamento, senador, secretário-geral do PSOE. É autor do livro Dos 15M ao Procés: a grande transformação da política espanhola (2018).