ENSINO FUNDAMENTAL II

Encontro com os alunos do Instituto Valle-Inclán, de Pontevedra
Atividade promoveu intercâmbio cultural e linguístico

São Paulo, Abril de 2021.

No dia 8 de abril, os alunos do 9º ano do Colégio Miguel de Cervantes tiveram a oportunidade de participar de um encontro virtual com os alunos do Instituto Valle-Inclán, de Pontevedra, província do norte da Espanha. A atividade foi organizada pelas professoras Juliana Dios Barreiro e Claudia Bruno Galván.

O objetivo desse encontro foi realizar diferentes atividades de intercâmbio cultural e linguístico, bem como estreitar os laços com a língua e a cultura espanholas. Além disso, a atividade também possibilitou que os alunos observassem, em primeira mão, como outros jovens estudantes estão vivenciando a pandemia de Covid-19 e quais estratégias estão sendo implementadas em outros países para minimizar seu impacto na educação.

Em meio a tais atividades, destaca-se a investigação que os alunos têm realizado sobre a relação entre o escritor Francesco Tonucci, autor de La ciudad de los niños, e a cidade galega, da qual se declara admirador e entusiasta, além de considerá-la um modelo de “cidade aberta à infância”. Da mesma forma, os alunos puderam conhecer e falar sobre as peculiaridades de uma cidade histórica como Pontevedra, reconhecid

a por diferentes instituições, como a Organização Nações Unidas (com a atribuição do prêmio ONU Habitat, em 2014) e a Comissão Europeia (primeiro prêmio de Segurança Viária Urbana, em 2020). Além disso, não podemos esquecer outros prêmios, como o reconhecimento do Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência, que premiou Pontevedra pela sua contribuição para a eliminação de barreiras arquitetônicas no espaço público.

Em conclusão, tal encontro permitiu aos nossos alunos aprender mais sobre algumas peculiaridades urbanas das cidades espanholas e, ao mesmo tempo, partilhar as suas experiências e preocupações com outros jovens na mesma situação.