ENSINO FUNDAMENTAL II

Uma viagem por nossas emoções 

Por: Juliana Dios Barreiro | 22 de marzo de 2021.

Considerando que este momento de pandemia em que vivemos supõe uma infinidade de emoções, as professoras de língua espanhola Juliana Dios e Claudia Bruno convidaram, no dia 19 de março, a autora espanhola Cristina Núñez Pereira para uma viagem pelas nossas emoções com os alunos do 9º ano.

Cristina Núñez Pereira é licenciada em filosofia e jornalismo e autora de diversos livros que abordam as emoções, como Emocionario: el diccionario de las emociones. Suas publicações também incluem um farto material didático para trabalhar em sala de aula a fim de aumentar a autoestima e melhorar o bem-estar das crianças, tais como: 20 pinturas para trabajar las emociones y sentimientos con los niños e a obra Diario de gratitud: una puerta abierta para la felicidad. Suas obras foram traduzidas para vários idiomas, como inglês, português, italiano, alemão, francês, coreano, catalão, basco, galego, entre outros.

O encontro faz parte da iniciativa das professoras de elaborar um material didático próprio para trabalhar a língua espanhola, gramática, oralidade, escrita e audição por intermédio de algo tão fundamental como são as nossas emoções.

Na atividade, Cristina Núñez focou a necessidade e a busca por estratégias para saber expressar o que nos acontece com as palavras certas, além da importância de falar sobre emoções e selecionar as pessoas adequadas para contar o que nos acontece por dentro. Os alunos mostraram interesse especial por falar sobre o isolamento, a pandemia, a ansiedade, o controle das emoções, a importância das relações familiares e do senso de humor para lidar melhor com as derrotas.