BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

CMC Dicas Culturais – 1ª Quinzena de abril de 2022

Centenário José Saramago 3: O Evangelho segundo Jesus Cristo

Para comemorar o centenário de nascimento de um dos maiores autores de Língua Portuguesa, Priscila Fernandes Balsini e Tania Lopes conduzirão, de fevereiro a novembro, a leitura das principais obras de José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura em 1998.

A cada mês, um livro será lido e comentado por uma das especialistas – e a cada ciclo será necessário fazer uma nova inscrição.

Confira a programação mensal em: https://www.lugardeler.com/product-page/centen%C3%A1rio-jos%C3%A9-saramago-3-o-evangelho-segundo-jesus-cristo


Exposição com releituras de Portinari – Estação Sé do Metrô

Painéis com onze releituras das obras de Candido Portinari serão expostos na estação da Sé do Metrô. Os trabalhos assinados por grafiteiros da capital paulista permanecerão em exibição até 24/4, no mezanino da estação Sé, logo após as catracas. Horário 4h40 às 0h29 – Gratuito.


Exposição “Espuma Delirante” – Farol Santander

Rafael Silveira é um artista múltiplo: na mesma pessoa convivem o antigo e o futurista, o artesanal e o digital, o tradicional e o transgressivo. A exposição “Espuma Delirante” é um choque entre esses extremos, gerando uma energia criativa que instiga pensamentos e estimula sensibilidades. Mais informações: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_1920


Exposição “Modernos” – MAB FAAP

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o MAB FAAP apresenta a exposição “Modernos”. A mostra está dividida em dois grandes núcleos: Antes de 1922, que fica em cartaz até 29/5, e Depois de 1922,  que segue até 27/11. Todos os dias, exceto 3ª, das 10h às 18h. R. Alagoas, 903. Entrada Gratuita.


Exposição “A Tensão”, de Leandro Erlich – CCBB

A partir de 13 de abril, um conjunto de 16 obras vai transformar os espaços do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso, sem medo de se afogar, fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea: o argentino Leandro Erlich.

Maiores informações: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/a-tensao-leandro-erlich/


FIC – Festival Internacional de Circo

O FIC é um festival conhecido por ser pensado e realizado por artistas e representantes da Arte Circense. Programação gratuita, em São Paulo, entre os dias 23 de março e 17 de abril. Nessa edição, pela primeira vez, o evento passa por todas as regiões da cidade.

Confira a programação completa no link: www.festivalinternacionaldecircosp.com


Oficina on-line: Como saber que a news é fake?

Com João Varella, terça feira, 12 de abril, das 10h às 11h30. A oficina propõe uma discussão sobre fake news, como abordar o assunto com amigos e familiares, além de atividades práticas. Seu objetivo é estimular um ambiente mais saudável de circulação de informações.

Mais informações sobre a inscrição em: https://bvl.org.br/evento/oficina-como-saber-se-e-uma-fake-news-_4946


Produção de uma HQ independente

Uma oficina para os fãs de quadrinhos que querem aprender a dar os primeiros passos no desenvolvimento de sua HQ. Durante os encontros, os participantes irão aprender sobre o processo de fazer e pensar a produção de HQs, as ferramentas iniciais e os meios de publicação e divulgação. Indicada para pessoas a partir de 16 anos. Quarta-feira, 13 de abril, das 14h às 17h.

Atividade on-line, ao vivo. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição. 

Mais informações em: https://bvl.org.br/evento/oficina-producao-de-uma-hq-independente_4944


Roteiro para Adventure Games

Venha aprender a fazer roteiros para jogos como Day of the Tentacle, Full Throttle e Life is Strange. Em jogos do gênero adventure, as mecânicas de jogo são a própria história a ser contada. Portanto, escrever uma história para adventures significa projetar seus quebra-cabeças – mais do que escrever um roteiro. Serão apresentadas técnicas usadas por mestres do gênero, como Ron Gilbert, Tim Schafer, Noah Falstein e Dave Gilbert.

Indicado para pessoas a partir de 12 anos. Quarta-feira, 27 de abril, das 14h às 17h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

Mais informações em:  https://bsp.org.br/evento/oficina-roteiro-para-adventure-games_4930


São Paulo Terra Indígena – SESC São Paulo

O Abril Indígena é uma ação do Sesc São Paulo que valoriza e difunde a diversidade dos povos indígenas no Brasil, reunindo bate-papos, oficinas, atividades artísticas, séries, documentários e apresentações presenciais e on-line. Destacamos o encontro do dia 13/4, com o ativista Ailton Krenak, autor do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, às 19h pela plataforma Zoom. Grátis. Conheça a programação completa do projeto no seguinte link: https://www.sescsp.org.br/projetos/abril-indigena/


Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras – SESC Carmo

2022 marca os 200 anos do nascimento de Maria Firmina dos Reis, uma das figuras inaugurais da história literária brasileira do século XIX. Maria Firmina dos Reis foi uma autodidata que se tornou professora, poetisa, prosadora, romancista, jornalista e musicista. Em 1859, ela publicou um livro que acabou de completar 160 anos e é um marco literário: Úrsula – o primeiro romance escrito por uma autora negra brasileira; o primeiro romance em que personagens negras expõem suas visões de mundo em primeira pessoa; e o primeiro romance antiescravista da língua portuguesa escrito por uma mulher. O Sesc Carmo propõe atividades como mesas de debate, teatro, música cursos presenciais e on-line.

Conheça a programação completa do projeto no seguinte link: https://www.sescsp.org.br/sobre-marias-e-firminas-escritas-de-mulheres-negras/#programacao