BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

CMC Dicas Culturais – maio de 2022

38ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes

Com o tema “Diálogos e caminhos literários para os objetivos do desenvolvimento sustentável”, essa importante festa literária destacará, por meio das diversas atividades programadas, a produção literária relacionada com as questões ambientais, além de outros temas da atualidade, como o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o ativismo de minorias e o debate acerca da importância da produção científica de conhecimento

A programação completa pode ser consultada no site dedicado ao evento www.cmc.com.br/feiradolivro2022

Nesse espaço também é possível acompanhar os preparativos e trabalhos realizados pelo alunos e professores na aba “destacados”.


Astrominas 2022 – Curso de Astronomia da USP para meninas 

O Astrominas foi idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e outros institutos da área de exatas com o objetivo de facilitar o acesso de jovens de 14 a 17 anos a tais áreas, estreitando o contato dessas meninas com mulheres cientistas. Se você se interessa pelo universo da Astronomia, não perca essa oportunidade. Para mais informações e inscrições, até o dia 29/5, acesse o seguinte site:

 https://sites.usp.br/astrominas/.


Bate-papo sobre o Universo Tolkien

O universo de Tolkien é um clássico na literatura, mas pelo fato de ser clássico ele é imutável? O anúncio da nova série Os anéis do poder trouxe à tona essa e outras questões. Nessa conversa em comemoração ao Dia do Orgulho Geek, três especialistas e criadoras de conteúdo sobre o universo fantástico discutem o que esperar da série, as percepções sobre o universo dos livros e como isso se conecta com elas como leitoras, escritoras e fãs. Atividade indicada para pessoas a partir de 14 anos. Quarta-feira, 25 de maio, das 16h30 às 18h. Saiba mais no link abaixo:

https://bvl.org.br/evento/bate-papo-sobre-o-universo-tolkien_5092.


Clube de Leitura com Kiusam de Oliveira – SESC Santo André

Todo bom escritor é, antes de tudo, um grande leitor. Partindo dessa premissa, jovens escritores são convidados para mediarem esse clube de leitura, sugerindo obras que influenciem sua própria escrita. Dias 21/5, 11/6 e 25/6, às 14h30 – Local: Biblioteca. Evento gratuito.


Curso – Personagens de HQ em 360°

Por onde se começa uma boa história? Há quem acredite que é pelo final, pela construção do universo, pelos plots. Nessa oficina, o foco é construir, desde o conceito até o design, personagens complexos, que poderiam facilmente ser alguém que você conhece, ouviu falar, acredita, gosta ou desgosta — e é ele quem dá o rumo da história!

Inscrições em: https://www.sympla.com.br/evento-online/personagens-de-hq-em-360-com-ilustralu/1561804.


Exposição: A nova geração de ilustradores italianos

A exposição reúne trabalhos de 20 jovens artistas voltados ao universo infantil e que se destacam pela qualidade, originalidade e capacidade de fazer com que textos e imagens interajam de forma única e singular.

De 12 de maio a 8 de julho, no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Av. Higienópolis, 436.


Exposição: Mapa da estrada – Pinacoteca de São Paulo

A mostra marca os 10 anos do programa Patronos da Arte Contemporânea, trazendo 22 obras – grande parte criada por artistas mulheres. Destaque para duas obras da série Dinkas Orixás, da artista baiana Nadia Taquary, em que as cores e formas se relacionam com os orixás Nanã e Obaluaê (Omulu), seu culto ancestral e arquétipo. Em cartaz entre 14/5 e 12/9, de quarta a segunda, das 10h às 18h.


Exposição Darwin, o original – SESC Interlagos

Trazida diretamente da França, a mostra, inédita no Brasil e integralmente acessível, empreende uma fascinante viagem pelas ideias revolucionárias de Charles Darwin (1809-1882) e as reviravoltas científicas que ele ajudou a criar ao elaborar sua teoria da evolução das espécies. Em cartaz até 11 de dezembro, com visitação gratuita de quarta a domingo, das 10h às 16h30.

Saiba mais no seguinte link: https://www.sescsp.org.br/projetos/darwin-o-original.


Mundo Pixar

O Mundo Pixar é uma experiência imersiva na qual você poderá passear pelas incríveis histórias da Pixar Animation Studios e da The Walt Disney Company Brasil. O evento acontece de julho a outubro, no Shopping Eldorado, em São Paulo.


Oficina: O Teatro e os modernistas – 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Por que não houve apresentação teatral na Semana de Arte Moderna de 1922? Qual a relação entre os modernistas e o Teatro? Esta oficina pretende apresentar o universo do Teatro no começo do século XX, em São Paulo, mostrando como a geração modernista participou das transformações teatrais de seu tempo. Indicado para pessoas a partir de 16 anos.     

Inscrições a partir das 10h do dia 25 de fevereiro pelo seguinte link:

http://189.1.175.163:8090/workshop/inscrito/novo.


Os 200 Anos da Independência e Nós, Trabalhadores

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil e em homenagem a diversos trabalhadores, como empregados domésticos, enfermeiros, garçons e cobradores de ônibus, o muralista Eduardo Kobra expõe 30 painéis com suas obras na Avenida Paulista, em São Paulo. Os painéis estão instalados na ciclofaixa da Paulista. Embaixo de cada obra, há informações sobre a inspiração de Kobra para cada pintura. Ficará disponível até o dia 31 de maio.