BIBLIOTECA
Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.
Dicas culturais CMC
Novembro
6ª Mostra de Cinema Chinês – Plataforma Cultura em Casa
A 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, depois de um hiato de quase dois anos pela pandemia, está de volta! E a plataforma Cultura em Casa tem o prazer de transmiti-la em grande estilo. Organizada pelo Instituto Confúcio, na Unesp, com curadoria de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim, a mostra abarca a exibição de 10 filmes, em grande parte, inéditos no Brasil. O evento acontece de 1º a 20 de novembro, de forma on-line e gratuita, no link da plataforma Cultura em Casa:
https://culturaemcasa.com.br/hotpage/6a-mostra-de-cinema-chines-de-sp/
11ª Mostra de Cinema Coreano – No Petra Belas Artes
Exibições ocorrerão, de forma gratuita, no Petra Belas Artes. O público de São Paulo poderá conferir a 11ª Mostra de Cinema Coreano, promovida pelo Centro Cultural Coreano do Brasil (CCCB), com sessões gratuitas. O evento traz 17 filmes para todos os gostos, desde selecionados para o Festival de Cannes até produções de grande sucesso de público. Em São Paulo, o Petra Belas Artes traz programação da mostra entre os dias 3 e 9 de novembro. No total, serão exibidos oito títulos. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria. Mais informações em: https://www.cinebelasartes.com.br/programacao/11a-mostra-de-cinema-sul-coreano/
20ª Edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty
A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip celebrará seus 20 anos retomando as ruas e praças de Paraty. A edição acontece de 23 a 27 de novembro de 2022, trazendo para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade. Confira a programação completa no site:
https://www.flip.org.br/noticia/flip-anuncia-celebra-sua-20a-edicao-veja-a-programacao-principal/
A arte do Ramen Domburi na Japan House
A exposição traz detalhes sobre um dos mais famosos pratos da culinária japonesa, o lámen, e também sobre as tigelas em que ele é consumido. Conheça a enorme diversidade de variações do prato em cada região do Japão e aprecie 30 tigelas transformadas em obras de arte por diversos criadores. Mais informações em: https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/a-arte-do-ramen-donburi/
Cumbia Calavera: “Celebração dos Mortos”, no Sesc Pinheiros
A Cumbia Calavera, fanfarra circense de cumbias, apresenta uma homenagem ao dia dos mortos por meio de um altar dos mortos tradicional mexicano, poesias de Nezahualcóyotl e bonecos gigantes da tradição mexicana. Uma experiência que nos conecta com outras culturas – maia, asteca, tibetana, entre outras. De 5/11 a 6/11. Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/cumbia-calavera-celebracao-dos-mortos/
Festa do Livro da USP
Em 2022, a Festa deixa de ser virtual e volta à sua concepção inicial: um encontro exclusivamente presencial com os livros e os amigos! Acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro, de quarta a sexta, das 9h às 21h, e no sábado, das 9h às 19h.
Mais informações em: https://festadolivro.edusp.com.br/
Festival 10 anos Teatro Cego
O Festival 10 Anos de Teatro Cego apresenta todas as suas quatro produções produzidas nessa década. O evento ocorrerá no Teatro Arthur Azevedo, durante o mês de novembro, com entrada gratuita e ingressos retirados 1 hora antes de cada sessão. Veja a programação completa no site:
https://teatrocego.com.br/festival-10-anos/
Hora do conto na Biblioteca Parque Villa-lobos
Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Atividade presencial. Não é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, domingos e feriados, das 16h às 16h45.
Programação:
5 de novembro – Nyangara-Chena: A Cobra Curandeira, de Rogério Andrade Barbosa, com a Cia. Ginga e Prosa.
12 de novembro – Carne de Língua, reconto de Ilan Brenman, com Patrícia Torres.
13 de novembro – Por que o céu é tão longe e outros contos africanos, reconto de Dawn Casey, com a Cia. Pé do Ouvido.
15 de novembro – O violino do Diabo, de Perez Escrich, com Danilo Minharro.
A Magia do Manuscrito: documentos históricos originais na exposição do Sesc Paulista
Pela primeira vez, os brasileiros vão poder ter acesso a manuscritos originais de personagens que fizeram história na política, literatura, ciência, música e artes plásticas de todo o mundo. São cartas, desenhos, fotografias assinadas, partituras, bilhetes. Tudo com a caligrafia original dos autores. Essa é a segunda vez que os documentos da coleção são expostos ao público. A primeira vez foi em 2018, em uma mostra na Morgan Library, em Nova York. Visitações no Sesc da Avenida Paulista – Até 15/1/2023.
Museu das Culturas Indígenas
Inaugurado recentemente, esse espaço de resistência indígena conta com quatro andares expositivos em que indígenas de São Paulo e de todo o Brasil assumem o protagonismo para apresentar sua história, sua cultura e sua arte. Local: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca.
Oficina sobre Fake News – Armadilhas e Desinformação
A oficina dialoga com a juventude acerca das armadilhas de interpretação e traz os conceitos da psicologia que nos fazem crer em notícias falsas, os principais fatores que influenciam na forma com que nos informamos e, posteriormente, os tipos de notícias falsas e como identificá-las. Atividade indicada para pessoas a partir de 12 anos. Terça-feira, 8 de novembro, das 13h30 às 14h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações em: https://bsp.org.br/evento/oficina-fake-news–armadilhas-e-desinformacao_5919
Oficina de Artes Plásticas – “Na ponta do Lápis”
A oficina de artes plásticas do projeto “Na ponta do Lápis”, visa a proporcionar experiências culturais para pessoas com e sem deficiência, trabalhando questões como autonomia, autopercepção e difundindo INCLUSÃO. As aulas se iniciam no dia 8 de novembro, quando a equipe realizadora do projeto apresentará aos responsáveis as atividades a serem desenvolvidas. Ao final do projeto, que deverá acontecer em maio de 2023, está prevista uma exposição dos trabalhos artísticos desenvolvidos nas atividades. Para participar, realize a inscrição por e-mail (bmannefrank@gmail.com), telefone (11 3078 6352) ou WhatsApp (11 95920 0376).
Programando, Animando e Dublando Monstros
Os participantes imaginam e criam personagens e animações de modo fácil e lúdico. São apresentados conceitos básicos sobre animação, dublagem, programação e o funcionamento da plataforma colaborativa de programação Scratch. Local: Sesc Belenzinho. De 6/11 a 20/11.
Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/programando-animando-e-dublando-monstros-2/
Sábados na Hans: primeiras Leituras
O projeto tem como proposta incentivar o interesse pelos livros entre crianças e suas famílias. Por meio de rodas de leitura, os livros são apresentados em um espaço de troca, para que as crianças compartilhem suas impressões, escutem os colegas e possam apreciar a leitura como um momento de encontro, prazer e diversão. Dia 12 de novembro, às 11h30, na Biblioteca Hans Christian Andersen.
Saramago: do choro ao riso
Saramago transita com imensa qualidade e fluidez por várias linguagens literárias, e com isso faz da literatura um caminho rico e vivo para as emoções mais significativas. A palestra abordará algumas das principais obras do autor, como Ensaio sobre a cegueira e A viagem do elefante, além de passagens de seus diários e discursos. Em seguida, abrirá espaço para uma conversa franca sobre o autor, sua grandeza, sua humanidade. Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Com Julián Fuks. Quarta-feira, 16 de novembro, das 15h às 16h30. Vagas limitadas. Mais informações em: https://bvl.org.br/evento/saramago-do-choro-ao-riso_5888
Teatro Música à manivela – SESC Consolação
Com Cia. Prana. Concebida para praças e espaços públicos, em que dois atores e músicos criam pequenas cenas com objetos, bonecos, autômatos e frases poéticas, cantam e tocam canções no “Orgue de Barbarie”, com acompanhamento de violino, acordeão e caixinhas de música. Celebrando a simplicidade da vida cotidiana, com suas alegrias e tristezas, a encenação leva ao público o espírito atemporal dos artistas de rua e a as canções sugerem uma nostalgia de algo tão vivido, mas que mora em cada um de nós. De 5/11 a 15/11. Sábado: das 12h às 14h; Terça: das 12h às 14h. Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/musica-a-manivela-3/