19/03/2014 – A EDUCAÇÃO 3.0 – Reflexão a partir da prática

A EDUCAÇÃO 3.0 – Reflexão a partir da prática
Encontro inaugural de 2014 aborda conhecimento compartilhado e uso de tecnologia em sala de aula

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de março de 2014.

Atualmente, a infinidade de possibilidades no uso de recursos tecnológicos em sala de aula e a velocidade com que novos aplicativos, softwares e equipamentos surgem no contexto escolar permitem e exigem que o professor atualize sua prática e encontre retorno positivo e inédito em sala de aula.

Foi com o objetivo de compartilhar experiências pedagógicas inovadoras realizadas com suporte tecnológico que a Equipe de Tecnologia Educacional (TE) convidou cinco professores, de diferentes ciclos, para compartilharem com seus colegas a aplicação e os resultados do uso de recursos tecnológicos em atividades variadas.

Para o coordenador de TE, prof. Antonio Abello Rovai, os encontros e debates entre os professores favorecem a construção conjunta e colaborativa do conhecimento: “a escola tem que dar conta de muitas frentes, temos que trabalhar a inclusão, manter a qualidade de ensino, educar, abordar vários temas e contextualizar a escola na contemporaneidade. Toda essa demanda exige do professor dedicação e constante atualização. A ideia desses encontros é a troca de experiências, pois temos muito a aprender e compartilhar”.

Em consonância com o tema e abrindo as palestras do dia, foi apresentado aos professores a implementação do módulo de compartilhamento de sites, desenvolvido por Paula Fernanda Ferreira de Sousa, professora de Física do Ensino Médio e membro da equipe de TE, em parceria com o coordenador de comunicação do colégio, Fabio Corrêa Altafim.

O módulo é uma ideia que segue uma tendência muito atual na web: a curadoria de conteúdos. Consiste em um sistema de busca de sites de conteúdo didático e pedagógico cadastrados e compartilhados pelos professores. A principal vantagem desse sistema em relação aos mecanismos de busca existentes, é que todos os sites disponíveis já foram utilizados e analisados por professores, e, portanto avaliados como um recurso didático digital confiável.

Em seguida, as professoras palestrantes apresentaram o processo, a execução e os resultados de atividades realizadas em sala de aula com suporte tecnológico. A professora de Língua Portuguesa, Anna Karolina Miranda, do 7º ano do EF, contou sobre sua experiência no uso da plataforma Moodle em avaliações. Para ela, uma das grandes vantagens foi a precisão dos resultados para a análise do levantamento das dificuldades dos alunos.

Na palestra sobre “Aprendizagem significativa: o uso de Mapas Conceituais*”, com as professoras do Ensino Médio, Célia Amaral de Almeida, da disciplina de História e Daniela Miele de Lima, de Matemática, o resultado dos alunos na confecção dos mapas foi um significativo termômetro para o diagnóstico de novos conhecimentos adquiridos.

O projeto de elaboração de um portal sobre a Hispanidad de 2013**, proposta para o Ensino Fundamental II, foi o tema da palestra “Produção textual com sentido comunicativo e autoral na Hispanidad 2013”, ministrada pelas professoras do 8º EF, Cláudia Galvan, de Língua Espanhola, e Fernanda Baruel, de Língua Portuguesa. A atividade consistiu na elaboração pelos alunos de um site para a cobertura jornalística dos eventos da Hispanidad. Os alunos tiveram de alimentar o Twitter com informações pertinentes ao evento e fizeram a cobertura completa, em tempo real, no dia da festa. O resultado pedagógico e o envolvimento dos alunos motivaram as professoras a repetir o trabalho na Feira do Livro este ano.

Para a profª. Karin Arriagada, do 3º ano EF, membro da equipe de TE, propiciar um momento para a troca de ideias facilita a implementação da tecnologia pelo professor e motiva a busca de novos recursos: “esses encontros possibilitam a interação, a comunicação, a aprendizagem e a colaboração dos participantes do ato educativo. Com isso, o professor não precisa começar suas ações do zero, conseguindo redescobrir, inovar, adaptar e explorar ao máximo os recursos tecnológicos, oferecendo dinamismo às práticas de ensino e aprendizagem”.

* https://www.cmc.com.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=8955
**https://www.cmc.com.br/hispanidad2013/


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva