Dia da comunidade cervantina promove equilíbrio entre corpo e mente
“Bicicleta, um exemplo de equilíbrio” foi o tema do evento, que integrou atividades culturais e esportivas como representação para uma vida equilibrada

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de março de 2014.


Fotos:Comunicação

Dando as boas-vindas a toda a comunidade cervantina, o evento começou com as atuações de Dança Espanhola do Grupo Sueños e alunas do Projeto Social Cervantes Solidário*. Também se apresentaram 120 crianças atendidas pelo Projeto Social nos CCAs (Centro da Criança e do Adolescente) Lar Jesus Maria José e São Mateus em emocionantes números de música e dança.

Para as irmãs, do Lar Jesus Maria José, a preparação para o evento faz com que as crianças desenvolvam um espírito colaborativo. Elas acreditam que as crianças comprovam o resultado dos seus esforços, nos aplausos das pessoas que as prestigiaram.

Em uma apresentação integrada, a percussão do Cervantes Solidário e o Departamento de música do Colégio, interpretaram a música Vou de Bike**, com a participação especial dos alunos Caio S. Nogueira no baixo, Julia Abou S.M. Dias na bateria, Maria Clara K. Bordignon, Giovanna R. Premero, e Maria Laura K. Bordignon no cajón e vozes de Gabriela Bertelli de Moraes, Maria Luíza M. Ludovico e Paola Grandinetti Soares.

Entre uma apresentação e outra, os alunos Jonathan Rodrigues da Silva, Mateus Genari Caleteiro, Pablo Caíque Paixão dos Santos, Tales Barbosa Badu, Washington Souza Costa e Wesley da Silva Lima do Projeto Social foram homenageados e receberam, do Diretor Gerente do Colégio, Jaime Pedrol, uma medalha pela participação de destaque em competições esportivas nacionais.

Dentre as diversas atividades, o evento promoveu a 2ª Pedalada Cervantina. Devido ao sucesso de sua primeira edição, o Colégio convidou novamente pais e alunos a experimentarem a convivência em duas rodas. A pista de atletismo foi adaptada para se tornar um espaço para o desfrute de momentos de integração e diversão.

“No ano passado, eu vim com o meu filho mais velho; esse é o primeiro ano da minha filha no colégio e eu sugeri que ela viesse aprender a andar de bicicleta aqui. Ela está muito empolgada e feliz. Eu acho esse evento muito bom, além de eles se divertirem, a gente acaba se apresentando para os pais dos amigos dos nossos filhos e é muito legal ter a oportunidade para conhecer as famílias e criar novos vínculos”, comentou Andrea mãe da Luisa, do INF IB, e do Théo Sanchez Navarro Pegoraro, do 1º ano C.

Na quadra 1, a oficina “Para Aprender a Pedalar” ficou por conta da ONG Bike Anjos***. A voluntária da ONG, Silvia Ballán, há dois anos, abriu mão do uso do automóvel em favor da bicicleta. Ela acredita que eventos como esse são muito importantes na conscientização das pessoas, para o uso de um transporte que colabora para uma cidade com menos poluição e barulho. Para ela, o maior desafio em ensinar os pequenos é a concentração: “eles estão alegres e empolgados em mostrar aos amigos e pais os seus progressos. Muitos já sabem se equilibrar, nós apenas os estimulamos a tirar as rodinhas. É evidente que não esquecerão essa experiência e é bonito saber que o Colégio fez parte desse momento.”

Mariana, mãe do Guilherme Thomé Monteiro da Gama, aluno do 1º ano A, achou a oficina uma iniciativa muito interessante: “meu filho acabou de me entregar as rodinhas de apoio; ele aprendeu a andar de bicicleta na oficina. É a minha primeira festa no Colégio e gostei muito. Os organizadores estão de parabéns”.

Compartilhar esses momentos com os filhos é um dos objetivos do evento. “Ele estava super animado em vir para a escola, deu para perceber que era importante que nós participássemos e a bicicleta foi um grande incentivo para ele querer vir. Ele andou bastante de bicicleta com o pai e depois pediu para ir até a oficina de capoeira”, comentou Camila, mãe do Gabriel Koji Garcez Ikeda, do Infantil IIC.

E porque uma vida equilibrada requer cuidado com o corpo e mente, os participantes puderam revezar pedaladas com diversas atividades esportivas e culturais como: oficinas de Malabares, Flauta, Cajón, Capoeira, Pilates, Brincadeiras Infantis, Robótica, Artes e Scrapbook. O resultado foi uma manhã de momentos de integração e diversão que enalteceram a convivência harmônica e reforçaram a crença na conveniência da parceria entre famílias e escola, princípio que o Colégio Miguel de Cervantes preconiza e almeja durante todo o ano para nossa comunidade.

Para finalizar a festa, os alunos do Ensino Médio e professores participaram do passeio na ciclovia da av. Eliseu de Almeida, acompanhados dos voluntários da Bike Anjos e dos alunos do Projeto de Mobilidade Urbana, do 1º ano do Ensino Médio, desenvolvido pelo prof. Marco Antonio Augusto. O grupo saiu do Colégio para vivenciar a experiência de compartilhar ruas e avenidas com automóveis e pedestres, em uma demonstração de que essa convivência é possível, basta se equilibrar e pedalar.

Saiba mais:
*Projeto Social Cervantes Solidário: https://www.cmc.com.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=5854
** Vou de Bike: Música – Real Coletivo DUB. http://vimeo.com/23170206
***ONG Bike Anjos: http://bikeanjo.com.br